Ozzy Osbourne: crítica de Speak of the Devil (Live at the Irvine Meadows Amphitheatre 1982) (2012)

Existem dois Speak of the Devil. Um é o LP duplo ao vivo lançado por Ozzy em 1982 somente com músicas do Black Sabbath. O outro é este DVD, gravado no mesmo ano, mas com um setlist completamente diferente.

Lançado no Brasil pela ST2, Speak of the Devil (Live at the Irvine Meadows Amphitheatre 1982) captura uma das fases mais conturbadas da carreira de Ozzy Osbourne. O guitarrista Randy Rhoads havia falecido recentemente, em 19 de março de 1982, mas Ozzy seguiu na estrada promovendo o seu segundo disco solo, Diary of a Madman, colocando Brad Gillis, do Night Ranger, no lugar de Randy. Mais tarde, Jake E. Lee assumiria o posto. 

O que temos aqui é o registro de um período de transição. Ozzy estava construindo a sua reputação junto ao público norte-americano, no início de um processo que faria a sua carreira solo alcançar um sucesso comercial muito maior do o próprio Black Sabbath nos Estados Unidos.

Além de Gillis, estavam ao lado de Ozzy na época o baixista Rudy Sarzo (Quiet Riot) e o baterista Tommy Aldridge (Black Oak Arkansas). Evidentemente sem o mesmo brilhantismo que Randy Rhoads, Gillis segura bem as pontas e não compromete. Entretanto, as músicas presentes neste DVD, saídas diretamente dos dois primeiros discos de Ozzy, soam mais cruas e, em certo ponto, mais pesadas com a guitarra de Brad Gillis e sem o virtuosismo de Rhoads.

A qualidade de imagem não é muito boa, passando a sensação de que estamos assistindo a uma fita VHS antiga e não um DVD. O áudio também não é magnífico, mas dá para o gasto. Resumindo: mais do que apuro técnico, o que temos aqui é o documento de um período pouco falado da carreira de Ozzy Osbourne, porém de extrema importância. A transição entre a trágica perda de Randy e o auge que alcançaria alguns anos mais tarde foi fundamental para Ozzy. O luto em praça pública, tocando para milhares de pessoas todas as noites, foi a maneira que Ozzy encontrou para ele mesmo sobreviver à morte do amigo e guitarrista. 

Speak of the Devil (Live at the Irvine Meadows Amphitheatre 1982) é indicado somente para os fãs de Ozzy Osbourne. Se for o seu caso, mergulhe fundo. Se não for, há outros DVDs com performances muito melhores do Madman disponíveis.

Nota: 7

Faixas:
  1. Introduction
  2. Over the Mountain
  3. Mr. Crowley
  4. Crazy Train
  5. Revelation (Mother Earth)
  6. Steal Away
  7. Suicide Solution
  8. Goodbye to Romance
  9. I Don’t Know
  10. Believer
  11. Flying High Again
  12. Iron Man
  13. Children of the Grave
  14. Paranoid

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.