36 curiosidades sobre "Smells Like Teen Spirit", o maior clássico do Nirvana


A canção "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, completa nesse dia 10 de setembro 26 anos de seu lançamento como single. Tirada do segundo álbum da banda norte-americana, Nevermind tornou-se um hino da geração anos 1990 e um dos principais sons dessa época. Para celebrar esta data, segueuma lista de 36 curiosidades sobre esta canção.

- Foi a faixa de abertura e primeiro single do segundo álbum do Nirvana, Nevermind, lançado em 1991.

- A música usa o formato verso-refrão, e o riff principal é usado durante a introdução e refrão para criar uma dinâmica de variação entre as passagens de maior e menor violência sonora.

- Foi o primeiro e maior hit do Nirvana, chegando ao sexto lugar no Hot 100 da Billboard, tendo entrado no topo da parada de vários países entre os anos de 1991 e 1992.

- O single alcançou o primeiro lugar na parada Alternative Songs da Billboard, no dia 23 de novembro de 1991.

- "Smells Like Teen Spirit" também atingiu o primeiro lugar na Bélgica, Espanha, França e Nova Zelândia.

- Chegou ao sétimo lugar nas paradas do Reino Unido, onde permaneceu por 184 semanas.

- Ganhou dois MTV Video Music Awards em 1992, nas categorias Melhor Artista Novo  e Melhor Vídeo Alternativo.

- Numa entrevista à Rolling Stone em janeiro de 1994, Kurt Cobain disse que "Smells Like Teen Spirit" foi a tentativa de escrever uma canção ao estilo dos Pixies, banda que ele admirava bastante e que foi uma das influências para o som do Nirvana.

- Todos os integrantes são creditados como seus compositores: Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic. 

- O compacto "Candy / Molly Lips" (1992) antecedeu "Smells" como single, enquanto "Come As You Are" (1991) o sucedeu.

- Nos Estados Unidos, o single teve lançamento em disco de vinil de 7”, em fita-cassete e em maxi-single.


- Na versão em single, "Smells" conta com 30 segundos a menos que na versão original do álbum.

- No lado B do single aparece a música “Even in His Youth”, considerada até então inédita.

- Na versão em CD single há também a canção "Aneurysm", outra inédita, que viria numa outra versão diferente da que posteriormente apareceria na coletânea Incesticide, lançada em 1992.

- A ideia da canção surgiu após Kathleen Hanna, amiga e vocalista da banda Bikini Kill, ter pichado com spray “Kurt Smells Like Teen Spirit” em uma parede. 

- No final, Hanna quis dizer que Cobain cheirava a um desodorante chamado Teen Spirit, que sua namorava Tobi Vail costumava usar. Anos mais tarde, Kurt afirmou que não fazia ideia de que se tratava de uma marca de desodorante, até descobrir meses depois do single ter sido lançado.

- "Smells Like Teen Spirit" e "Come as You Are" eram uma das poucas novas canções que estavam compostas desde as primeiras sessões de gravação com o produtor Butch Vig, em 1990.

- O Nirvana gravou a canção no estúdio Sound City em Van Nuys, Califórnia, com Vig , em maio de 1991.

- A música foi escrita na tonalidade F menor, com o riff da guitarra principal construído a partir de quatro power chords (F5-Bb5-Ab5-Db5) tocadas em ritmo de semicolcheia em síncope por Kurt.

- Smells utiliza uma “estrutura formal de certo modo convencional”, que consiste em seções de quatro, oito e doze compassos.


- Foi lançada em 10 de setembro de 1991 como primeiro single de Nevermind, primeiro álbum do Nirvana a sair por uma gravadora maior expressão, a Geffen Records (DGC).

-  A canção ficou em primeiro lugar nas votações do final do ano de 1991 da Village Voice, da Pazz & Job , da Melody Maker e ficou em segundo lugar na lista da Rolling Stone para melhores singles do ano.

- Foi certificado de platina pela RIAA, referente à venda de mais um milhão de cópias.

- Concorreu a dois Grammys nas categorias Best Hard Rock Vocal Performance e Best Rock Song, perdendo para "Give It Away" dos Red Hot Chilli Peppers e "Layla" de Eric Clapton, respectivamente.

- Em 2000, a MTV e a Rolling Stone colocaram a canção no terceiro lugar da lista das 100 melhores canções pop de todos os tempos, atrás somente de "Yesterday" ( The Beatles) e de "(I Can’t Get No) Satisfaction" (The Rolling Stones).

- A NME considerou a canção como a segunda na sua lista dos 100 melhores singles de sempre, em 2002.

- Em 2003, a VH1 colocou no topo da lista das 100 melhores canções dos últimos 25 anos.

- Foi classificada em nono lugar pela revista Rolling Stone em sua lista de 2004 das 500 melhores canções de sempre.


- A MTV chegou a preparar uma versão do clipe que incluía as letras a passarem no fundo do vídeo, já que a letra era considerada de difícil compreensão, por conta da forma de como Kurt Cobain a cantava.

- Seu vídeo foi o primeiro a ser produzido por Samuel Bayer, que viria a realizar vídeos para bandas como Green Day, Metallica e The Smashing Pumpkins.

- Seu clipe foi inspirado no filme de Jonathan Kaplan de 1979, chamado Over the Edge, assim como no filme dos Ramones, Rock and Roll High School.

- O vídeo é baseado na ideia de um concerto numa escola, onde acaba terminando em anarquia e tumulto.

- As cenas do clipe foram filmadas num palco em Culver City, o qual inclui a banda a tocar num ginásio de uma escola secundária para um grupo de estudantes apáticos sentados na arquibancada, com cheerleaders usando vestidos negros com o símbolo anarquista. O vídeo termina com os alunos determinados a destruir todo o cenário e o material da banda.

- Foi tocada ao vivo pela primeira vez em 17 de abril de 1991, no OK Hotel, em Seattle, Washington.

- Sua performance ao vivo também aparece no famoso documentário intitulado 1991: The Year Punk Broke, filmado no verão europeu de 1991, com o Sonic Youth.

- A canção já teve covers gravados por Tori Amos, Cássia Eller, Patti Smith e tributos lançados pelas bandas The Melvins e Xorcist.

Por Renan Esteves

Comentários