Em novo álbum, Variantes mostram evolução em disco mais maduro da carreira


Temos medo da mudança. Assusta abrir mão da nossa zona de conforto. Dá um frio na barriga experimentar novos caminhos. Mas, quando a gente percebe, vê que tudo não passava de exagero e que, na verdade, respirar novos ares sempre faz bem. Como dizia o saudoso Chico Science: “um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar”.

Há uma mudança em Pra Variar, quarto disco d’Os Variantes. Pra começar, a banda natural de Chapecó agora é um quinteto com a adição do tecladista Jakson Kreuz. Sua chegada abriu novas possibilidades, ampliando o universo sonoro do grupo. Texturas foram acrescentadas, preenchendo e dando um clima especial em toda duração de Pra Variar. E isso já fica claro logo na faixa de abertura, com o piano que marca o ritmo e transforma “Mentiras de Estimação” em um rock dos bons e que encheria de orgulho o saudoso Ian Stewart, pianista que era considerado o sexto integrante dos Stones.

Pra Variar apresenta novos pontos de vista e novas abordagens que fazem o som do Variantes evoluir e soar mais maduro. A influência do rock gaúcho e das icônicas bandas inglesas como Beatles, The Who e Rolling Stones agora ganha a companhia de um belo acento sulista e até mesmo do country rock, com a banda assumindo o seu lado southern de maneira definitiva.


Gravado, mixado e masterizado no Estúdio Mubemol, em Porto Alegre, e produzido por Gilberto Ribeiro Jr. ao lado da própria banda, Pra Variar traz 11 músicas que revelam a experiência de uma banda com mais de dez anos de estrada e que vive o seu ápice criativo. Os riffs de William seguem presentes e certeiros - ouça “Malícia" e comprove. E quando sola, sua guitarra vem cheia de melodias que colocam as músicas sempre em um nível superior. Faccio canta com aquele jeito tão característico do sul, imprimindo sua personalidade em letras que exploram histórias do cotidiano e interpretações cheias da malícia que só tem quem viveu na pele o que está contando. André explora uma variedade maior de possibilidades, inserindo batidas e ritmos que fazem o pé do ouvinte teimar em ficar parado enquanto o corpo pede para sair dançando sem hora pra parar. Lucas é um baixista seguro, que no novo álbum encontrou um timbre gordo para o seu instrumento sempre pulsante, colocando-o em primeiro plano em diversos momentos. E Jakson é o ingrediente que faltava e a banda nem sabia: seus teclados são ao mesmo tempo discretos e onipresentes, acrescentando muito ao som do quinteto.

Musicalmente, Os Variantes passeiam por canções mais rápidas como “Medo ou Coragem” e “Como Num Sonho Bom”, e outros onde soam mais contemplativos, como na linda experiência psicodélica apresentada em “Consciência”. E no caminho somos brindados com pérolas como o forte tempero de Jovem Guarda em “Temos Culpa” e o acento agridoce da influência country em “Sorte Grande” e “Presença Plena”.

Em Pra Variar, Os Variantes não estão mais no mesmo lugar. A banda deu um passo à frente em uma evolução corajosa que mostra o grande talento que quem acompanha a banda já conhecia, e que quem ainda não conhece vai adorar.

Ouça abaixo, com exclusividade, a grudenta "Malícia", segundo single de Pra Variar:


Ficha técnica:
Pra Variar, quarto álbum d’Os Variantes
Lançamento Selo 180 em vinil e CD
Disponível nos apps de streaming sexta-feira, dia 25 de maio
Gravado, mixado e masterizado no Estúdio Mubemol, em Porto Alegre
Produção de Gilberto Ribeiro Jr. e Variantes
Capa e design gráfico: Eduardo Pavani Franceschi
Foto: Holga Fotografia

Faixas:
1 Mentiras de Estimação
2 Presença Plena
3 Malícia
4 Consciência
5 Medo ou Coragem
6 Sorte Grande
7 Venha Comigo Embora
8 Como Num Sonho Bom
9 Algo a Dizer
10 Tempos Difíceis
11 Temos Culpa

Os Variantes:
Gustavo Faccio - Vocal e guitarra
William Luersen do Nascimento - Guitarra e violão
André L. Morandini Nicaretta - Bateria
Jakson Kreuz - Teclados
Lucas da Rocha - Baixo

Acompanhe a banda nas redes sociais:

FACEBOOK - https://www.facebook.com/variantesvariantes/
INSTAGRAM - https://www.instagram.com/osvariantes/

Comentários