Review: The Exploited - Let’s Start a War … (Said Maggie One Day) (1983)


Terceiro álbum da banda inglesa The Exploited, Let’s Start a War … (Said Maggie One Day) está sendo relançado no Brasil pela Hellion Records. O disco saiu em 1983 e seu título é uma crítica à decisão da então Primeira Ministra britânica, Margaret Thatcher, de declarar guerra à Argentina pela disputa das Ilhas Malvinas - as Falklands, para os ingleses -, em 1982. O disco traz um forte discurso anti-Thatcher, posicionamento bastante presente nos anos iniciais do The Exploited e que permaneceu agressivo até Thatcher deixar o poder, em 1990.

Let’s Start a War marcou também a estreia da nova formação do quarteto, que foi totalmente reformulado na época. Apenas o vocalista Wattie Buchan permaneceu no grupo, cuja formação foi completada por Billy (guitarra), Wayne Tyas (baixo) e Willie Buchan (bateria). O álbum é considerado o trabalho mais político do Exploited, refletindo o período conturbado vivido pela Inglaterra, com a classe trabalhadora, de onde vinham os músicos do grupo, sendo um dos principais focos da política econômica de Margaret Thatcher.

O que temos em Let’s Start a War são doze faixas de um punk rock simples e agressivo, tosco em alguns momentos, mas sempre bastante sanguíneo e energético, como o Exploited foi durante toda a sua carreira. O apuro instrumental e técnico nunca esteve entre as prioridades da banda, e o disco é um exemplo desse desapego. O uso de backing vocals imprime mais profundidade a algumas canções, enquanto em certas faixas os riffs de guitarra aproximam-se, mesmo que timidamente, da cena mais extrema do metal da época, como Motörhead e Venom. O álbum conta com diversas introduções na abertura das músicas trazendo falas reais de Margaret Thatcher e manchetes televisivas, recurso esse que funciona como uma espécie de pilar documental do que a banda sentia e vivia no período.

Entre as músicas, destaque para “Rival Leaders”, “Psycho" e “Kidology”, um trio de canções rápidas e que mostra a veia hardcore do The Exploited. E vale mencionar que a arte da capa é uma das mais icônicas do gênero, com a caveira com moicano que se tornou a marca registrada do Exploited.

Se você é fã de punk rock e gosta do estilo, Let’s Start a War … (Said Maggie One Day) é um disco bem legal para ter na sua coleção. A nova edição brasileira é uma ótima oportunidade para adquirir um dos álbuns mais marcantes do punk dos anos 1980.

Comentários