Rudy Sarzo fala sobre Metal Health, maior clássico do Quiet Riot


Rudy Sarzo, baixista da formação clássica do Quiet Riot, relembrou os tempos com a banda e o estouro do quarteto em meados dos anos 1980. Questionado sobre seus sentimentos sobre Metal Health, o disco que mudou a carreira do Quiet Riot, Sarzo comentou: "Eu estava desde o início com Kevin Dubrow e Frankie Banali, quando fazíamos parte do Quiet Riot com Randy Rhoads. Isso foi antes de eu me juntar à banda de Ozzy. Depois que Randy faleceu, eu não fui maduro o suficiente para saber como lidar com a sua perda e precisei fugir de tudo aquilo. Foi quando recebi uma ligação de Kevin me convidando para tocar em uma música, "Thunderbird". Era uma música que Kevin escreveu quando Randy deixou o Quiet Riot para juntar-se a Ozzy, mas depois que Randy morreu, ele assumiu um significado totalmente diferente. Fui ao estúdio para tocar naquela música e, quando deixei a sessão, tinha gravado quase metade do álbum. Voltei para meus compromissos com Ozzy e retornei algumas semanas depois, quando terminei as músicas. Toquei em todas, exceto em 'Metal Health' e 'Don't Wanna Let You Go', que foram gravadas por Chuck Wright. Eu encontrei refúgio emocional tocando e me divertindo com meus amigos novamente, e redescobri a alegria de tocar. Isso é o que esse disco significa para mim. Era um lugar onde eu me sentia confortável."

Perguntado se os membros do Quiet Riot tinham alguma ideia de quão especial seria esse álbum, Rudy disse: "Nós realmente sentimos que poderia ser algo grande. Eu lembro que na época ninguém queria administrar a banda. Nós tivemos que implorar ao manager original da época de Randy Rhoads para sair da aposentadoria, e mesmo ele estava cético. Eu estava ciente da nova onda de metal e da possibilidade de que a nossa banda poderia ser aceita fora de Los Angeles, porque eu estava em turnê com Ozzy por alguns anos e nós tivemos Motörhead, Def Leppard, UFO e Starfighters abrindo pra gente. Pensei que nós poderíamos vender uns 50 mil discos, que era a marca chave para uma banda jovem conseguir gravar um novo álbum. Então a MTV aconteceu e eles começaram a tocar 'Cum On Feel The Noize' a cada meia hora. Isso fez uma diferença incrível".

Lançado em 11 de março de 1983, Metal Health é o terceiro disco do Quiet Riot e foi o primeiro álbum de heavy metal a chegar ao primeiro lugar da Billboard, superando Synchronicity, do The Police, em novembro daquele ano. Metal Health vendeu mais de 6 milhões de cópias somente nos Estados Unidos e é um dos maiores clássicos do metal norte-americano. Na época, a banda era formada por Kevin Dubrow (vocal), Carlos Cavazo (guitarra), Rudy Sarzo (baixo) e Frankie Banali (bateria).

Comentários