Quadrinhos: A Cozinha – Rainhas do Crime, de Ollie Masters e Ming Doyle (2019, Panini)


A Cozinha: Rainhas do Crime é uma HQ que está saindo agora aqui o Brasil pela Panini Comics e foi publicada pela Vertigo no mercado norte-americano entre janeiro e agosto de 2015. Como roteiro de Ollie Masters, arte de Ming Doyle e cores de Jordie Bellaire, o quadrinho conta a história de três esposas de criminosos que precisam mudar as suas vidas após a prisão de seus maridos. A HQ ganhou uma adaptação para o cinema dirigida por Andrea Berloff (que tem no currículo o ótimo documentário Straight Outta Compton, sobre o grupo de rap N.W.A.) e traz o trio Melissa McCarthy (A Chefa, A Espiã que Sabia de Menos, Mike & Molly), Tiffany Haddish (Loucuras em Família, Viagem das Garotas) e Elisabeth Moss (O Conto de Aia, Mad Men, Nós) nos papéis principais. O filme tem estréia marcada para 9 de agosto.

A história é ambientada na década de 1970, mais precisamente no bairro da Cozinha do Inferno, em Nova York, que sempre possuiu uma forte associação com o crime organizado. Não por acaso, Hell´s Kitchen é a base de operação de outros personagens de quadrinhos como o trio Demolidor, Jessica Jones e Luke Cage. Após a prisão dos maridos, as personagens precisam tocar a vida e assumem o comando dos negócios da família, a princípio de forma relutante mas logo percebendo que possuem tino para  a coisa.

A HQ é violenta, não economiza nos embates típicos entre organizações criminosas, e isso se traduz em tiroteios e quadros onde a agressividade gráfica é bastante intensa. A história bebe direto na tradição das grandes tramas policiais e é cheia de reviravoltas, com diálogos bem construídos, personagens que apresentam profundidade e arte expressiva e detalhista. O trabalho de cores de Bellaire é outro destaque, com uma paleta ao mesmo tempo viva mas que conversa com os tons da época em que a história se passa. Além disso, a construção estética é bastante fiel às tendências do período, seja na moda ou na arquitetura, dando um aspecto de veracidade que conquista o leitor.

O roteiro coloca o trio formado por Kath, Raven e Angie não apenas no centro da trama, mas as utiliza como exemplos da força feminina e como isso faz toda a diferença em qualquer área. Há, evidentemente, uma mensagem de empoderamento no roteiro, e ela é muito bem encaixada e bem-vinda.

Se você gosta de HQs investigativas e cheias de ação, A Cozinha: Rainhas do Crime é um prato cheio.

A edição da Panini Comics tem capa cartão, papel LWC e 312 páginas, e pode ser comprada com desconto abaixo:

Comentários