Quadrinhos: Deslocamento – Um Diário de Viagem, de Lucy Knisley (2019, Nemo)


Quarto trabalho da quadrinista norte-americana Lucy Knisley, Deslocamento também é o único título da autora disponível no Brasil. Publicado pela Nemo no início de 2017, Deslocamento- Um Diário de Viagem está sendo relançado pela editora e merece uma conferida.

Aqui, Knisley conta uma história autobiográfica – essa abordagem é recorrente em sua obra – e relata uma viagem que fez ao lado de seus avós, Allen (93 anos) e Phyllis (91). O cruzeiro ao lado dos dois fez Lucy se aproximar como nunca do casal, além de confrontar, mesmo sem querer, as debilidades e os problemas que a idade avançada de ambos proporciona ao cotidiano.

Deslocamento é, por esse motivo, uma história sobre o tempo e como a sua passagem influencia a nossa vida e a de quem amamos. Quem já conviveu com uma pessoa idosa que possui algum problema neurológico devido à idade (demência, Alzheimer ou outras questões) ou limitações físicas (dificuldade de locomoção, surdez, raciocínio mais lento) sabe que as atividades básicas do dia a dia acabam se tornando grandes aventuras em certos momentos. E a HQ trata sobre isso. O casal de avós marcou uma viagem em um cruzeiro sem avisar os filhos, mesmo com Phyllis apresentando sintomas avançados de demência e Allen enfrentando questões físicas, ainda que com o raciocínio mais ativo que o de sua esposa. Lucy, a neta, se oferece então para acompanhá-los e cuidá-los durante a viagem, e acaba confrontando a imagem que tinha dos avós com a realidade prática que se coloca à sua frente. Esse contraste gera pensamentos bastante filosóficos da autora durante toda a leitura, fazendo de Deslocamento um quadrinho que fala sobre a vida e como nossa própria história acaba se tornando frágil à medida que os anos avançam.




A arte de Knisley possui uma identidade bastante definida e conversa com o universo visual dos quadrinhos alternativos e independentes, é muito representativa e faz uso de backgrounds claros que intensificam os traços. O uso pontual de fotografias reais no decorrer da história coloca ainda mais autenticidade e emoção no roteiro. Já a narrativa gráfica é muito fluída e proporciona um bom ritmo de leitura.

A edição da Nemo vem no formato 16,4 x 23,8 centímetros, conta com 144 páginas, orelhas informativas e capa brochura com lombada quadrada.

Deslocamento é mais uma ótima HQ publicada pela editora Nemo, indo muito além do universo comumente associado aos quadrinhos. O assunto de suas páginas é tocante e possui potencial para atrair leitores que raramente - ou nunca - lêem HQs. Já quem é um leitor voraz de quadrinhos vai amar o trabalho de Lucy Knisley e já aguardar que novos títulos da autora sejam publicados no Brasil.

Compre com desconto abaixo:

Comentários