Os melhores discos ao vivo do rock brasileiro


Sempre tive fascínio por discos ao vivo. Mas o meu foco nunca foi, majoritariamente, a música brasileira. No entanto, estou em uma fase de redescoberta do rock nacional motivada por uma série de posts que tenho publicado no Instagram (acompanhe a Collectors Room lá também) sobre os melhores discos brasileiros de todos os tempos.

Pois bem. Isso me levou a gravar o vídeo abaixo, que está no canal da Collectors no YouTube. Aliás, se você não me segue lá, siga já. Assiste aí:


No vídeo, listei dez grandes álbuns ao vivo do rock nacional. Para isso, utilizei alguns parâmetros: os Acústicos MTV ficaram de fora (porque pra mim são outra categoria), falei apenas de álbuns que de alguma maneira se relacionam com o rock (então discos de MPB e afins não entraram), citei apenas um título por artista e por último, mas não menos importante, eu precisava ter o CD na minha coleção para ele entrar na lista, já que o canal tem como um dos seus objetivos a divulgação e valorização da mídia física. Outro ponto importante: discos de bandas de metal ficaram de fora, pois quis focar puramente no que se entende por “rock nacional”.

Trazendo esse tema aqui para o site, podemos ir um pouco além. A determinação de possuir ou não um CD não é mais limitadora, o que me possibilita expandir um pouco mais a pesquisa. O foco segue sendo o rock brasileiro produzido principalmente durante os anos 1980 e 1990, o chamado BRock.

No vídeo cito os dez discos que tenho na coleção, e abaixo cito quais seriam os dez melhores álbuns ao vivo do rock brasileiro sem me limitar aos itens que possuo no acervo.  A lista ficou assim:

10 Barão Vermelho – Ao Vivo (1989)
9 A Cor do Som – Ao Vivo no Montreux International Jazz Festival (1978)
8 Camisa de Vênus – Viva (1986)
7 Paralamas do Sucesso – D (1987)
6 Engenheiros ao Hawaii – Alívio Imediato (1989)
5 Legião Urbana – Música para Acampamentos (1992)
4 Titãs – Go Back (1988)
3 Ira! – MTV ao Vivo (2000)
2 RPM – Rádio Pirata ao Vivo (1986)
1 Cazuza – O Tempo Não Para (1989)

Pra tudo ficar ainda mais completo, criei uma playlist com músicas destes discos e de outros que não entraram no top 10. Ela está organizada em ordem cronológica, começando em 1978 com o disco d'A Cor do Som e indo até 2008 com um registro bem legal do Celso Blues Boy. E também conta com apenas um álbum de cada banda, que é justamente aquele que considero o melhor momento de cada grupo ao vivo.

Ouça o volume máximo, e deixe nos comentários a sua lista de melhores álbuns ao vivo do rock brasileiro.

Comentários

  1. Capital Inicial MTV acústico (2002)
    pra mim é um dos melhores!

    ResponderExcluir
  2. Com exceção do CAMISA DE VÊNUS em seu mitológico VIVA, nenhuma outra banda do Rock Nacional conseguiu gravar um disco ao vivo descente! Mesmo Ira!, Legião Urbana e Engenheiros do Havaí, que no auge tinham catarses coletivas em seus shows, verdadeiras missas roqueiras onde imperavam emoção e lágrimas, e Barão Vermelho e Titãs, que faziam shows transbordantes de energia, infelizmente fracassaram em transmitir as peculiaridades de seus shows para o vinil...

    ResponderExcluir
  3. E uma lista com os "melhores ao vivo" de bandas de heavy metal nacional? Seria uma boa montar uma. O que acha?

    ResponderExcluir
  4. Amigo, o Kid Abelha ao vivo seria o terceiro lugar tranquilo e o do Titãs - Go Back é um muito ruim, quase se não houve os instrumentos, já assistir 8 shows do titãs da fase rock e com a formação clássica, mas este ao vivo deles é muito ruim.

    ResponderExcluir
  5. Sinceridade....destacaria ao vivos de bandas dos anos 70 apenas com destaque de Hermeto Pascoal em Montreux e a cor do som...claro. Milagre dos peixes ao vivo do Milton. Acho rock dos anos 80 bem chato pra falar bem a verdade.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do Capital inicial de 96 com o Murilo Lima no vocal. Disco esquecido mas é sensacional

    ResponderExcluir
  7. Muito bem feita as escolhas desta lista. Este disco do barão, na época eu tinha uma banda, "coração de acrílico" onde tocávamos o disco quase todo. Só faço questão de comentar sobre uma banda do sul que eu ouço desde os anos 80 até hoje: TNT . Sou fanzaço do som que eles fazem, lembram um pouco Beatles, e a irreverência dos Stones.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TNT é demais. O disco de estreia é a definição do rock gaúcho e seria ótimo se alguém relançasse.

      Excluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.