Discos Fundamentais: Lou Donaldson - Everything I Play Is Funky (1970)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Lou Donaldson é, talvez, o músico que mais se adaptou às mudanças ocorridas no jazz no final dos anos sessenta, quando o estilo Blue Note se transformou do pós-bop para o jazz funk, passando pelo fusion, incorporando elementos do pop, do soul e das sonoridades easy listening.

Donaldson, efetivamente meia geração mais velho que a maioria dos avantgardistas que estavam no meio daquele furacão sonoro que estava transformando o estilo em algo novo e inédito todos os dias, era originalmente um bebopper influenciado fortemente por Charlie Parker, o que torna a facilidade com que ele faz a transição para o funk, e a maneira como toca o gênero nesse álbum, algo ainda mais surpreendente.

Everything I Play is Funky pode ser colocado, fácil fácil, entre os seus melhores trabalhos, ao lado de Blues Walk (1958) e Alligator Bogallo (1967).

Contando com Lonnie Smith no órgão, Melvin Sparks na guitarra - acertando a mão em dezenas de licks certeiros, Donaldson passeia com absoluta autoridade, doçura e malícia pelo funk. "Hamp´s Hump" hipnotiza com seu andamento sexy, enquanto "West Indian Daddy" e "Donkey Walk" descem redondo e, acima de tudo, divertem o ouvinte com um som contagiante e muito alto astral.

A versão da clássica "Over the Rainbow", que a princípio parece perdida, revela-se um dos momentos altos do disco, com Lonnie Smith tendo uma performance primorosa no órgão, chegando a lembrar, devido ao timbre de seu instrumento, o não menos genial Booker T. Jones, do Booker T. & The MG´s.

Um disco muito em feito, e que garante horas e horas de ótima audição.


Faixas:
A1. Everything I Do Gonna Be Funky (From Now on) - 5:31
A2. Hamp's Hump - 6:40
A3. Over The Rainbow - 7:11

B1. Donkey Walk - 6:44
B2. West Indian Daddy - 6:30
B3. Minor Bash - 6:14

Comentários

  1. Cadão, belo post. Confira o álbum The Natural Soul (1962), também de Lou Donaldson. Menos funk e mais soul do que Everything I Play Is Funky mas altamente recomendável.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, obrigado por mais essa dica. Vou atrás, com certeza.

    Abração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.