Por Ricardo Seelig
Gravado no dia 25 de setembro de 1964 durante o festival Berliner Jazztage, Miles in Berlin é um dos melhores registros ao vivo de Miles Davis, incluindo aí todas as fases de sua carreira.
Uma das primeiras gravações do chamado Segundo Grande Quinteto de Miles, o disco traz o trompetista acompanhado por Wayne Shorter, Herbie Hancock, Ron Carter e Tony Williams, e suas seis faixas (o álbum original continha apenas cinco, mas a reedição de 2005 incluiu "Stella by Starlight") apresentam alguns dos momentos mais sublimes da carreira de Miles Davis.
Outro fator importantísimo é que o disco foi gravado no palco usado historicamente pela Orquestra Filarmônica de Berlin por cinco negros norte-americanos que viraram o jazz de cabeça para baixo.
Miles exerce seu papel de band leader com o brilhantismo habitual, solando maravilhosamente e chamando os outros instrumentistas com seu trompete, fazendo com que cada um tenha o seu momento próprio.
Entre as faixas, só clássicos do repertório de Miles. O disco abre com a swingada "Milestones", cheia de quebras de andamento e malabarismos instrumentais, e segue com aquela que muitos dos estudiosos da obra de Miles classificam como a melhor versão ao vivo de "Autumn Leaves", de arrepiar realmente.
Uma das primeiras gravações do chamado Segundo Grande Quinteto de Miles, o disco traz o trompetista acompanhado por Wayne Shorter, Herbie Hancock, Ron Carter e Tony Williams, e suas seis faixas (o álbum original continha apenas cinco, mas a reedição de 2005 incluiu "Stella by Starlight") apresentam alguns dos momentos mais sublimes da carreira de Miles Davis.
Outro fator importantísimo é que o disco foi gravado no palco usado historicamente pela Orquestra Filarmônica de Berlin por cinco negros norte-americanos que viraram o jazz de cabeça para baixo.
Miles exerce seu papel de band leader com o brilhantismo habitual, solando maravilhosamente e chamando os outros instrumentistas com seu trompete, fazendo com que cada um tenha o seu momento próprio.
Entre as faixas, só clássicos do repertório de Miles. O disco abre com a swingada "Milestones", cheia de quebras de andamento e malabarismos instrumentais, e segue com aquela que muitos dos estudiosos da obra de Miles classificam como a melhor versão ao vivo de "Autumn Leaves", de arrepiar realmente.
O mítico álbum Kind of Blue de 1959 é revisitado com a sua faixa de abertura, "So What", devidamente desconstruída pelo quinteto. "Stella by Starlight" traz Miles olhando para o seu início de carreira, e "Walkin´" é um exercício policromático repleto de paisagens que se constróem a cada novo movimento.
Enfim, Miles in Berlin é uma obra-prima da música, um registro antológico de um músico pra lá de genial.
We want Miles!!!
Faixas:
1 Milestones 9:01
2 Autumn Leaves 12:53
3 So What 10:43
Enfim, Miles in Berlin é uma obra-prima da música, um registro antológico de um músico pra lá de genial.
We want Miles!!!
Faixas:
1 Milestones 9:01
2 Autumn Leaves 12:53
3 So What 10:43
4 Stelle by Starlight 12:54
5 Walkin' 10:41
6 Theme 1:47
5 Walkin' 10:41
6 Theme 1:47
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