Iron Maiden, Metallica, Queen, Ramones e muita coisa boa na coleção de Helio Pedroso!



Por Ricardo Seelig


Helio, em primeiro lugar, apresente-se aos nossos leitores: quem você é e o que você faz?


Olá! Tenho 37 anos, sou Engenheiro Mecânico por formação, mas há cinco anos atuo como Administrador de Empresas. Sou também colunista do site meteleco.com, responsável pela cobertura dos shows de rock e sessão Bolachão.


Qual foi o seu primeiro disco? Como você o conseguiu, e que idade você tinha? Você ainda tem esse álbum na sua coleção?


Tive várias fitas K7s gravadas por amigos, porém o primeiro disco que tive exclusivamente meu (isso porque não era um disco da família toda) foi o Live After Death do Iron Maiden. Lembro que consegui comprá-lo após fazer um bico no período de férias escolares como empacotador de supermercado e auxiliar de caixa numa padaria perto de onde eu morava. Tinha nessa época quinze anos. Felizmente ainda tenho sim, e em bom estado.


Você lembra o que sentiu ao adquirir o seu primeiro LP?


Foi uma sensação única de ter conseguido comprar algo que queria, como resultado do meu esforço. Ficava admirando por horas os detalhes das capas enquanto ouvia os 100 minutos de música sem parar.


Porque você começou a colecionar discos, e com que idade você iniciou a sua coleção? Teve algum momento, algum fato na sua vida, que marcou essa mudança de ouvinte normal de música para um colecionador?


De início não tinha a pretensão de colecionar discos. Comecei juntando dinheiro e comprando aos poucos os que eu tinha até então em fitas K7 gravadas. Às vezes comprava as fitas originais também, e com o passar do tempo levava meu material para os “bailinhos” que aconteciam semanalmente na casa dos amigos e amigas. Posso dizer que, em função destas festas, comecei a adquirir mais LPs, porém mesmo assim ainda não me considerava um colecionador. O momento em que me tornei um foi quando resolvi completar a discografia de algumas bandas. Isso foi acontecer cerca de cinco anos após ter comprado o meu primeiro disco.














Alguém da sua família, ou um amigo, o influenciou para que você se transformasse em um colecionador?


Na verdade, não. A única coleção que tínhamos na época era de figurinhas e tampinhas de refrigerante. Diria que me tornei um colecionador exclusivamente por gostar de música.


Inicialmente, qual era o seu interesse pela música? De que gêneros você curtia? O que o atraía na música?


O meu interesse musical pouco mudou nestes 22 anos em que compro e coleciono discos. Sempre ouvi e comprei discos de rock. Posso dizer que com o passar do tempo comecei a aceitar e compras discos de bandas que a princípio não me agradavam muito. Acho que isso fez parte do meu processo de amadurecimento musical, tornando meu gosto muito amplo, dentro das variações do rock and roll.


Quantos discos você tem?


Atualmente tenho 4.455 discos e 780 CDs.


Qual gênero musical domina a sua coleção? E, atualmente, que estilo é o seu preferido? Essa preferência variou ao longo dos anos, ou sempre permaneceu a mesma?


Diria que o hard rock e o heavy metal são os principais gêneros da minha coleção, até porque foi dentro destes estilos que comecei e nunca parei de comprar. As bandas nas quais tenho foco são Metallica, Iron Maiden, Kiss e Ramones, possuindo a discografia original completa e uma série de bootlegs. Ao longo dos anos comecei a ouvir e adquirir também discos de rock progressivo e alternativo.











Vinil ou CD? Quais os pontos fortes de cada formato, para você?


Gosto de ambos. O CD é prático para ouvir no carro, e o vinil para ouvir quando estou em meu escritório. Os detalhes e as dimensões dos LPs são para serem apreciados sem pressa, por isso é o formato que prefiro. Posso dizer que a qualidade dos CDs melhorou muito desde os primeiros tempos.


Existe algum instrumento musical específico que o atrai quando você ouve música?


Gosto do instrumento que todos possuímos: a voz. E, nesse quesito, na minha opinião não teremos ninguém tão bom quanto foi Freedie Mercury. Assim sendo, também tenho a discografia completa do Queen.


Qual foi o lugar mais estranho onde você comprou discos?


Foi na garagem de um conhecido meu que havia comprado um lote de discos de uma loja que estava fechando. Apesar de encontra pouca coisa que me interessasse, o lugar era bizarro.


Qual foi a melhor loja de discos que você já conheceu?


Antigamente tínhamos o Museu do Disco, Hi-Fi, as lojas de departamento como Mappin, e a Galeria do Rock (que hoje está muito diferente do que já foi). Hoje felizmente temos o eBay, onde costumo comprar discos, e sempre dou uma olhada também nas lojas da Nova Barão.





Conte-me uma história triste na sua vida de colecionador.


Triste é quando você quebra ou perde algum exemplar. No meu caso, o problema que tive foi comprar um LP com conteúdo diferente do selo e descrição do vinil. Como era um disco relativamente comum, foi pro lixo.


Como você organiza a sua coleção? Dê uma dica útil de como guardar a coleção para os nossos leitores.


Todos os discos que compro são limpos com uma flanela especial branca, acondicionados em plásticos internos (caso não o tenham), protegidos com plásticos externos e mantidos em pé. Estão em estantes de madeira em ordem alfabética. Eles são catalogados em uma planilha de Excel com 4 abas: Artistas Internacionais, Artistas Nacionais, Repetidos e Trocados. Classifico por ordem alfabética de intérprete – álbum – selo – ano – origem – tipo (simples, duplo, etc).








Além da música, que outros fatores o atraem em um disco?


A produção gráfica. Gosto de ver os detalhes da capa, que dificilmente podem ser vistos nos CDs.


Quais são os itens mais raros da sua coleção?


Essa é uma pergunta difícil, mas vou tentar responder os mais raros por banda e, no final, os gerais:


- Iron Maiden: CDs singles de “Wasting Love” e “Soudhouse Tapes”, box First 10 Years autografado, bootlegs Live in Concert e Time Conquerors, LP single “Virus” autografado;


- Metallica: bootlegs Assassin, Demoniac Invocation e outros, picture snake japonês, EP Record Store Day 2010 com “Frantic” e Black Sabbath no outro lado.


- Kiss: LP promo Psycho Circus alemão (2 exemplares), LP colour Sonic Boom nas 5 cores lançadas


- Ramones: LP Adios Amigos em 3 nacionalidades (Brasil, Estados Unidos e Reino Unido), vários bootlegs


- Gerais internacionais: reunião do Led Zeppelin em LP triplo, Arid Abdabs, Rolling Stones bootleg raro, os primeiros do AC/DC australianos


- Gerais nacionais: Sessão das 10 em três prensagens diferentes (sendo uma delas a primeira), Secos e Molhados


- Capas pornô: John Lennon, Jimi Hendrix e Blinder







Você tem ciúmes da sua coleção?


Ciúmes não, tenho cuidado. Evito ouvir e manusear os discos quando tem crianças visitando a minha casa.


Quando você está em uma loja procurando discos, tem algum método específico de pesquisa, alguma mania, na hora de comprar novos itens para a sua coleção?


Atualmente procuro pela internet e busco os itens mais ofertados do gênero rock. Quando vou a uma loja física, vou nas bancas de rock e procuro pelos importados.


O que significa ser um colecionador de discos?


Este é um hobby que gosto muito e tenho grande carinho, pois já são 22 anos cuidando das minhas bolachas. É muito legal os amigos saberem que você coleciona, pois sempre em que vão viajar perguntam se estou procurando por algum item.


Você possui vários itens de memorabília em sua coleção. Pode detalhar os principais pra gente?


Os meus discos ficam em meu escritório, onde que fiz uma personalização com adesivo das paredes e uma decoração com itens de memorabilia como bonecos, quadros e boxes. Tenho também palhetas e baquetas que consegui em shows que fui. As fotos ilustram melhor tudo isso.






O que você acha desse papo de que música boa só existiu nos anos 1960 e 1970, e de que hoje não se faz música de qualidade?


É tudo uma questão de opinião! Gosto desde Beatles, Rolling Stones e Deep Purple até Soundgarden, Linkin Park e Evanescence. Temos sempre que levar em consideração o momento vivido pela sociedade nas ultimas décadas e sua influência na música. Mas aí já é trabalho para um antropólogo e não para um engenheiro.


Qual é o melhor disco de 2011, até o momento?


Gostei do novo do Foo Fighters, Wasting Light, porém o melhor na minha opinião é o Forevermore, do Whitesnake.


Helio, muito obrigado pelo papo. Pra fechar, o que você está ouvindo e recomenda aos nossos leitores?


Estou ouvindo no momento e recomendo a todos a minha última aquisição: Chickenfoot em edição dupla, estreia da banda formada por Sammy Hagar, Michael Anthony, Joe Satriani e Chad Smith.

Comentários

  1. Bicho,fantástica a sua coleção,

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Concordo, belíssima coleção! Principalmente os bootlegs do Maiden e Metallica!

    ResponderExcluir
  3. Sem palarvras...Tô babando até agora, Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela coleção. Excelente texto.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. muito legal sua coleção, parabéns, lhe pergunto vc cola sues bootlegs na parede??

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos elogios.
    Com relaçao a pergunta, eu geralmente colo os pictures na parede qdo ja tenho os originais em mão com qlde superior.

    ResponderExcluir
  7. Black Sabbath você gosta?vc não citou ele em momento algum.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.