+ R.I.P. Clive Burr (08/03/1957 - 12/03/2013) +

Faleceu hoje o baterista Clive Burr. O músico tinha 56 anos e ficou conhecido em todo o mundo devido a sua passagem pelo Iron Maiden, banda em que tocou entre 1979 e 1982. Com o grupo, Burr gravou os três primeiros e clássicos discos - Iron Maiden (1980), Killers (1981) e The Number of the Beast (1982) -, além dos ao vivos Maiden Japan (1981) e Beast Over Hammersmith (2002).

Após deixar o Maiden, Clive fez parte de diversas bandas, incluindo Trust, Gogmagog, Elixir, Desperado e Praying Mantis.

No início da década de 2000 foi diagnosticado com esclerose múltipla. O músico recebeu o apoio do Iron Maiden durante todo o seu tratamento, com a banda realizando diversos shows para arrecadar fundos para o baterista.

A notícia da morte de Clive Burr foi dada pelo próprio Iron Maiden, em comunicado oficial. Steve Harris, baixista e líder do grupo, fez a seguinte declaração: “É uma notícia terrivelmente triste. Ele era um velho amigo de todos nós. Uma pessoa maravilhosa e um incrível baterista, que contribuiu valorosamente com nossos primeiros anos. É um dia triste para todos na banda e aqueles ao seu redor. Enviamos condolências a sua parceira, Mimi, e família”. 


Bruce Dickinson também se pronunciou: “Conheci Clive quando ele estava saindo do Samson e se juntando ao Iron Maiden. Era um grande cara, que viveu sua vida ao extremo. Mesmo nos piores momentos de sua doença, nunca perdeu o senso de humor e irreverência. É um dia terrível, nossos pensamentos estão com Mimi e a família”.

Por Ricardo Seelig, com informações da Van do Halen

Comentários

  1. No titulo do post está 1057.
    Um abraço! Ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida ele foi o melhor baterista da história do Iron. Pena que, sei lá o porque, ele foi mandado embora pelo Steve e não pode continuar com a banda.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o cleibsom. A pegada dele era bem mais agressiva e combinava melhor com o heavy metal feito pelo Iron Maiden. Nada contra o Nicko de quem também gosto...mas o som do Clive era melhor

    ResponderExcluir
  4. Clive foi tirado da banda pelo mesmo motivo que Di'Anno: seu estilo de vida festeiro, na visão de Harris, comprometia a sua atuação no Iron Maiden.

    ResponderExcluir
  5. O Steve parece um cristão fundamentalista, ele quer apenas monges no Iron Maiden. Talvez eu esteja errado, mas olhando de fora o Di´anno e o Burr eram completamente diferentes. O vocalista tinha que ser mandado embora mesmo pelo bem da banda, agora quanto ao baterista eu tenho minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Clive tem mais pegada que Nicko, que é mais técnico que Clive. Ambos são ótimos bateristas.

    Ninguém no Iron Maiden é santo. Isso fica claro em entrevistas antigas de Bruce e do próprio Steve. Mas, pelo que se sabe, Paul e Clive passaram do ponto em um momento em que era exigido comprometimento total com a banda, em um momento em que ela estava se transformando em mega banda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.