Ainda que alguns defendam que qualidade e sucesso comercial não podem andar juntos, isso não passa de uma opinião repleta de preconceito e desinformação, já que ícones como Beatles, Stones, Black Sabbath e inúmeros outros cansaram de provar o contrário.
Abaixo, uma lista com oito bandas que, apesar de terem mudado o mundo da música e influenciado profundamente o rock, jamais tiverem um single na primeira posição nas paradas.
Led Zeppelin
O Led Zeppelin gravou oito discos. Sete deles alcançaram a primeira posição nos charts. De Led Zeppelin II (1969) a In Through the Out Door (1979), todos os LPs da banda foram número 1. Porém, jamais um single do grupo alcançou o topo. Tudo bem, o Led não era uma banda de singles, mas essa é uma curiosidade surpreendente, já que o sucesso alcançado por Jimmy Page e companhia rivalizou com os Beatles em termos de popularidade. E, levando-se em conta que “Stairway to Heaven” foi considerada a música mais tocada nas rádios norte-americanas durante toda a década de 1970, deixa a gente mais surpreso ainda.
The Who
Outro gigante que alcançou enorme sucesso com seus discos, mas não repetiu essa performance nos singles. Tommy, álbum de 1969, é um dos LPs mais famosos de todos os tempos, porém “Pinball Wizard”, uma de suas canções mais emblemáticas, chegou apenas à quarta posição no Reino Unido. Os dois singles com melhor performance da história do Who foram “My Generation” (1965) e “I’m a Boy” (1966), ambos alcançando a segunda posição na parada britânica.
Bob Dylan
Um dos maiores compositores e letristas da história, Bob Dylan nunca teve um hit single. O mais próximo que chegou disso foi com a clássica “Like a Rolling Stone”, que chegou no segundo lugar no Billboard Hot 100 e na quarta posição na Inglaterra. Entretanto, se fossemos medir a sua influência e o impacto cultural da obra de Mr. Zimmerman, certamente Bob estaria lá no topo.
Grateful Dead
Com uma das maiores legiões de fãs e fiéis da história do rock and roll, o Grateful Dead é outro exemplo de banda clássica sem um single número 1. A força do Dead vinha de seus hipnóticos shows, experiências sensoriais quase divinas. O Grateful Dead era uma banda de palco, habitat onde se transformava e alçava vôos infinitos.
The Jam
Liderado pelo genial Paul Weller, o The Jam jamais teve uma canção sua no top 10. Mesmo assim, é considerada uma das bandas mais influentes surgidas na Inglaterra durante a década de 1970, e com justiça.
Van Morrison
Outro compositor emblemático, Morrison gravou álbuns históricos como Astral Weeks (1968) e Moondance (1970), porém suas composições jamais lideraram os charts. Suas melhores performances foram com “Domino” (1970), que alcançou a nona posição, e “Brown Eyed Girl”, que estacionou na décima.
Depeche Mode
Um dos grandes nomes do pop oitentista, os ingleses do Depeche Mode emplacaram diversos singles no top 10, porém nenhum deles alcançou a primeira posição. Entre seus singles de maior sucesso estão “Just Can’t Get Enough” (1981, 8º lugar), “See You” (1981, 6º), “Everything Counts” (1983, 6º) e “People Are People” (1984, 4º lugar).
The Cure
O grupo de Robert Smith foi um dos responsáveis por moldar a sonoridade do pop oitentista. Suas canções frequentaram com assiduidade o top 10, porém nenhuma chegou ao número 1. As melhores posições alcançadas pelo Cure foram com “The Love Cats” (1983, 7º lugar), “Lullaby” (1989, 5º), “High” (1992, 8º) e “Friday I’m in Love” (1992, 6º).
Por Ricardo Seelig
o problema dos Led Zeppelin e de Stairway to Heaven, é que esta nunca foi lançado como single.
ResponderExcluirOs Ramones pelo que sei também nunca conseguiram chegar ao topo, a posição mais alta conquistada foi com "Pet Sematary" em 4°.
ResponderExcluirNa verdade os Ramones nunca chegaram ao topo de vendas de nada. Nunca venderam muito álbuns, mas mesmo assim foram uma das bandas mais influentes do mundo. Eu acho que 99 % dos motoboys rockeiros tem uma camisa dos caras haha
ResponderExcluirA Atlantic Records por conta própria lançou Stairway to Heaven como single promocional, de sete polegadas, em 1972, nos EUA.
ResponderExcluirPost bem inusitado.
ResponderExcluirGostei da abordagem.