Explorando, sugando e lucrando com a paixão dos fãs

O Iron Maiden anunciou o relançamento de sua discografia em discos de vinil de 180 gramas. Os discos clássicos, até o Seventh Son (1988), mais os singles do período. Deve ser a décima vez que isso ocorre. A centésima, ou talvez até mesmo a milésima. Em CD, em LP, no caralho a quatro.

E sempre nesses oito primeiros álbuns - os sete de estúdio e mais o Live After Death. É a banda atestando que o resto da sua carreira não importa. Nada, nem pra eles. Apesar de discos muito bons como Brave New World e The Final Frontier.

E os fãs, cegos, idiotas e todos os demais adjetivos possíveis, vão comprar de novo. E mais uma vez. E quantas vezes a banda decidir relançar.

Ninguém mais compra discos. Não há mais razão para ter discos. O formato físico morreu, e já faz tanto tempo que nem cheirar mal ainda cheira.

Mas o Maiden segue investindo nesse formato. Bem, não necessariamente nesse formato. O Maiden segue investindo na exploração da paixão cega de seus fãs, fiéis desde sempre. Lança cerveja, camiseta, poster, o que der na telha, todos os anos. E novas versões de seus discos de tempos em tempos. 

Já deu. Invistam em outra coisa, Steve e Bruce. Já ficou chato bater na mesma tecla, sempre e cada vez mais. Parem. Todo mundo já tem esses discos. E no mínimo em umas três ou quatro versões diferentes. Olhem para frente. Desapeguem do passado. 

Mas aí vai ser preciso desapegar da grana. E essa, vamos admitir, vai ser difícil.

Postura lamentável de uma banda que parece mais preocupada em ficar sentada vendo os números de suas receitas aumentarem do que em produzir algo novo. 


Vou ali tomar uma Coca-Cola. Ouvindo Ali Farka Touré, bluesman africano falecido em 2006 e que atualmente tem muito mais a me dizer do que Harris, Dickinson e companhia.

Comentários

  1. Nossa cara q bosta de comentário,nem é o Maiden q tá lançando isso...é uma gravadora...até porque eles já relançaram esses discos recentemente...e Maiden nunca é demais.

    ResponderExcluir
  2. Post perfeito!

    Sinto a mesma coisa quando vejo anúncio de relançamento destes dinossauros.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com o texto. Tornei-me fãn da banda recentemente e estou comprando TODOS os discos deles em vinil e de preferência picture disc e nem por isso sou idiota e nem cego. E para fechar, assim como eu, muitas pessoas e principalmente colecionadores de discos de vinil AINDA compram e continuarão a comprar discos.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com o post.

    Primeiro que dizer que ninguém mais consome música em formato físico não é verdade.Muito pelo contrário.Tanto que muitos artistas fazem lançamentos em CD e em Vinil.Além do mais é meio autoritário dizer em que formato os artistas devem disponibilizar seus trabalhos.Eu é que quero decidir se ouço meus artistas preferidos em MP3,CD ou Vinil.

    Segundo que se um cara quer comprar todas as versões de um disco é um problema pessoal,afinal de contas as pessoas são livres para decidirem o que fazer com o próprio dinheiro.Até porque o Steve Harris não obriga ninguém a comprar nada do Maiden.Eu sou um grande fã do Maiden,mas não vou comprar esses relançamentos porque comprei recentemente as versões em Picture Disc desses álbuns,mas se eu decidisse comprá-los ninguém teria nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o texto. Acho esses fãs que compram dezenas de versões dos mesmos discos, colecionam bonequinhos, chaveiros, vibradores, brindes e até cueca dos seus artistas preferidos uns débeis mentais. Como eu sempre digo fã é um eterno idiota. A música é que vale, não objetos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.