Rock feliz e rock brabo


Crianças possuem uma qualidade que a gente, à medida em que vai crescendo, vai também perdendo: a simplicidade. Elas são diretas ao ponto. Com elas, não tem enrolação. Se gostaram de algo, sorriem e fazem questão de contar pra todo mundo. Se não curtiram alguma coisa, fecham a cara e não sabem disfarçar.

Sempre ouvi música. Escuto música diariamente. E, logicamente, meu filho veio junto nisso tudo. Hoje, o Matias tem 7 anos, quase 8 - é quase um pré-adolescente, segundo suas próprias palavras. E nessas conversas sobre bandas, discos e tal, ele mesmo chegou às suas próprias definições. Uma das que mais gosto é a que separa as bandas em duas categorias: rock feliz e rock brabo.

Rock feliz é aquela música alegre, com bastante melodia e não muito agressiva, onde a gente pode colocar os Beatles, o U2 e mais um monte de gente. Aquele tipo de rock que a gente ouve e sai assobiando e cantando junto.

Já o rock brabo é o som mais pesado, mais agressivo, mais violento, mais agitado. Onde podemos colocar bandas como Iron Maiden, Kiss, Black Sabbath, Metallica. O bom e velho rock paulêra de cada dia. 

As bandas preferidas do Matias estão no segundo grupo, ainda que ele não dispense ouvir um rockzinho feliz de vez em quando. Mas é a música do Maidem, do Sabbath, do Kiss, que ele realmente curte, pra ouvir e/ou assistir comigo. Deve ser a energia. O peso. Ou a empatia com o pai, que, afinal de contas, é um fã de som pesado.

Não importa. O que importa é que, além de curtir música desde cedo, meu filho constrói as suas próprias conclusões sobre o que chega aos seus ouvidos. Certa vez, estava escutando Coldplay e ele pediu pra tirar “porque não era rock”. Em outra, resumiu a música do Anthrax como “um rock brabo com vocal feliz” - Joey Belladonna adoraria essa. Outro dia, parou para escutar atentamente  “Stairway to Heaven” e ficou impressionando em como “essa música evolui e progride”. 

Que a música esteja sempre ao seu lado durante toda a sua vida, filho. Do mesmo jeito que esteve, está e sempre estará junto comigo. 

Comentários