Pra entender: o que são jam bands?


Jam band é o termo adotado pela imprensa musical norte-americana para classificar artistas que apresentam frequentemente longas jams em seus shows, deixando a improvisação musical ditar os rumos de sua música. Essa é uma tradição que teve início com o Grateful Dead e com a The Allman Brothers Band no final dos anos 1960 e foi intensificada durante a década de 1970. Muitas vezes, essas jams acabam extrapolando os limites entre os gêneros musicais, com uma banda de rock adentrando sem cerimônias o jazz, o blues, o funk e o que mais der na telha.

Outra característica comum entre esses artistas é que, por apresentarem sempre shows imprevisíveis e com setlists variados, eles acabam atraindo uma legião de fãs apaixonados e sedentos por assistir uma performance inédita e surpreendente a cada show. Os mais famosos desses devotos são os deadheads, denominação adotada para os aficionados fãs do Grateful Dead.

O termo jam band faz referência a uma rica paleta de sons e texturas, com os artistas compartilhando uma propensão coletiva para a improvisação, um compromisso com a música e um desejo de cruzar as fronteiras entre os gêneros musicais.

Um fenômeno quase que exclusivamente norte-americano, o gênero tem entre os seus principais expoentes nomes como os já citados Grateful Dead e Allman Brothers, além de Gov’t Mule, Phish, Dave Matthews Band, Blues Traveler, Widespread Panic, The Black Crowes e muitos outros.

Ainda que a verdadeira magia dessas bandas aconteça em cima do palco, abaixo está uma playlist com canções que apresentam esses grupos para a sua vida musical. Muitos deles você já conhece, outros irá ter o primeiro contato agora. Em ambos os casos, trata-se de música da mais alta qualidade e que irá agradar qualquer pessoa que ama os bons sons.

Divirta-se:

Comentários

  1. Ótima matéria! Dá pano pra manga pra muita coisa. Acho que nunca tinha visto esse tema sendo abordado em sites de música, ja merece uma parte dois!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.