Review: Iron Maiden – Nights of the Dead, Legacy of the Beast: Live in Mexico City (2020)


O Iron Maiden entendeu a realidade atual da música como poucas bandas foram capazes de compreender. Com a diminuição do consumo de mídia física em todo o mundo – com o Brasil na vanguarda do atraso, como sempre -, a banda inglesa passou a focar no lançamento de itens direcionados exclusivamente para a sua enorme e fanática legião de convertidos. Nights of the Dead, Legacy of the Beast: Live in Mexico City, décimo-terceiro álbum ao vivo do sexteto, é mais um exemplo disso: um souvenir feito sob medida para os fãs guardarem na coleção um registro da excelente turnê Legacy of the Beast. Quem não coleciona itens da banda achará o CD duplo totalmente desnecessário – e, para esse público, este review acaba exatamente aqui.

Nights of the Beast foi gravado nos dias 27, 29 e 30 de setembro de 2019 na Cidade do México, e traz o mesmo show que passou pelo Brasil no Rock in Rio e hipnotizou o público da Cidade do Rock em 4 de outubro do ano passado.

Os pontos fortes da Legacy of the Beast foram dois. O primeiro foi o resgate de clássicos há anos ausentes dos setlists do Maiden como “Where Eagles Dare”, “Revelations” e “Flight of Icarus”, além do retorno de hits recentes como “For the Greater Good of God” e “The Wicker Man”. As duas melhores músicas da era Blaze Bayley também estão entre os pontos altos, com performances arrepiantes de “Sign f the Cross” e “The Clansman”. O outro diferencial da tour foi a sua produção, o que transformou Legacy of the Beast no maior espetáculo visual da carreira do Iron Maiden, inclusive com a presença de um enorme avião no palco logo na abertura do show. Tudo isso foi deixado de lado com a decisão da banda de lançar o material apenas nos formatos de áudio (CD duplo digipack, CD duplo deluxe e LP triplo) e não dando aos fãs um registro profissional com todo o apelo visual do show, o que é uma pena. Resta torcer para que esse show seja disponibilizado pelo grupo no futuro em seu canal no YouTube ou em DVD e Blu-ray.

Há pontos discutíveis no setlist, com canções que já estão com o seu prazo de validade há muito tempo vencido, como é o caso de “2 Minutes to Midnight”, “Run to the Hills” e até mesmo “The Trooper”. Em compensação, clássicos eternos como “Aces High”, “The Number of the Beast” e “Hallowed Be Thy Name” seguem impressionantes.

Individualmente não há destaques, com todos os músicos apresentando a classe e a competência habituais. A solidez do Iron Maiden atual é elogiável, com uma performance irretocável. A produção, assinada por Tony Newton, é pesada e com um sutil toque de sujeira e aspereza, mas sem mergulhar nessas características como o ao vivo anterior do Maiden, The Book of Souls: Live Chapter (2017), também produzido por Newton. Não temos a produção cristalina de Maiden England (2013) e muito menos a crueza de A Real Dead One (1993), mas sim um resultado final que agrada bastante.

Nights of the Dead é mais um ótimo disco ao vivo da trajetória do Iron Maiden, e isso já era esperado. A se lamentar apenas a ausência de um lançamento em vídeo dessa turnê, que foi espetacular tanto musical quanto visualmente.

Comentários

  1. Não aguento mais esses sets absolutamente iguais há 20 anos.

    ResponderExcluir

  2. Lançar tantos ao vivo com quase o mesmo repertorio é desperdício, diante do rico acervo da banda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.