Coleções interessantes para quem gosta de música


Por Eduardo (aka sallamanka)
Rate Your Music

Olá amigos!  Esta é a primeira vez que escrevo para este blog e me sinto lisonjeado por figurar entre alguns colegas que admiro muito. Todos eles, diga-se de passagem, provenientes do ótimo site Rate Your Music, um lugar propício aos colecionadores de música em geral.

Falando em coleções, gostaria de focar o lançamento de alguns títulos interessantes que vêm sendo publicados no mercado brasileiro. Sim, apesar da derrocada da indústria fonográfica mundial e, conseqüentemente, da brasileira também, algumas editoras passaram a lançar coleções musicais diversas, que miram o consumidor que quer não apenas ouvir, mas aprender e colecionar itens que satisfaçam a todos os nossos sentidos.

O diário paulista Folha de São Paulo talvez seja a mais emblemática dessas organizações ao disponibilizar em um espaço de tempo menor do que um ano, duas importantes séries: "Coleção Folha Clássicos do Jazz" (2007/08) e "Coleção Folha 50 Anos de Bossa Nova" (2008). Ambas remontam às origens dos gêneros e às histórias dos artistas apresentados em cada uma das edições - que consistem em um CD, mais um livreto de 60 páginas, lançadas semanalmente. Nada melhor do que ouvir com conhecimento de causa um artista que de certa forma ajudou a construir o gênero musical em questão. Aliás, jazz e bossa nova, irmanados através desses nomes homenageados pela Folha, podem ser entendidos mutuamente através da audição consecutiva de Chet Baker e Carlos Lyra, por que não?  Sinto que o direcionamento através dos tópicos deixados no ar pelos textos dos livretos é bastante útil para otimizar as audições e organizar nossas coleções.

Já a coleção "Tesouros da Ópera", da editora Altea, foi originalmente lançada na Espanha em 2006. Desde então, com o sucesso de vendas, passou a ser distribuída em outros países da Europa, na América do Sul e agora, felizmente, no Brasil. Assim como é de praxe nas coleções da Folha de São Paulo, cada número da Altea também traz um livreto que "explica" o conteúdo dos CDs. Sim, no plural, já que cada edição é acompanhada por 2, 3, ou até 4 discos com as mais famosas óperas de todos os tempos. Em um país em que a música erudita é vista (ou ouvida) como um bicho de sete cabeças, vejo a iniciativa da Altea como um ato verdadeiramente heróico (não sou cético o bastante para desdenhar a iniciativa capitalista da empresa, desculpem).

Para finalizar, gostaria de lembrar que o preço de cada um desses títulos é bastante justo, muitas vezes mais baixo que o pedido por álbuns regulares que não apresentam sequer um encarte com os nomes dos músicos que participaram das sessões de gravação.

Quer mais informações sobre as coleções?  Visite suas respectivas páginas oficiais:




Ou, ainda melhor, visite as minhas listas no RYM em que procuro resenhar cada um dos títulos já publicados:

Jazz
Bossa
Ópera

Um grande abraço!


Comentários

  1. Grandes coleções promovidas pela Folha.Obviamente que não são perfeitas.Na Bossa Nova, por exemplo, cometeram o pecado de não colocar João Gilberto, fosse qual fosse o motivo isso é inaceitável.Falta ainda uma coleção dos grandes instrumentistas nacionais com Gismonti, Guinga, Hermeto e outros...

    ResponderExcluir
  2. Fábio, parece que e o João Gilberto não liberou os direitos de suas músicas para essa coleção, uma coisa nessa linha. Mas os discos são realmente fantásticos, com embalagens maravilhosos. Valem muito a pena.

    ResponderExcluir
  3. A informação do Cadão está correta. O próprio João Gilberto tratou de barrar a edição com suas músicas.

    Agora, Fábio, uma coleção com Gismonti, Guinga, Hermeto Pascoal, Tom Zé, etc., etc., seria demais! Quem sabe não seria este, o próximo passo da Folha?

    ResponderExcluir
  4. Olha, se eles fizerem isso seria realmente fantástico.

    Mas o que me aborrece profundamente é que a coleção da Bossa Nova não chegou aqui no sul, acreditam?

    ResponderExcluir
  5. A Folha mantém uma página de vendas na internet, inclusive com preços inferiores aos praticados nas bancas. Comprei a coleção da Bossa Nova através dela e, além de obter um bom desconto, ganhei um DVD do Vinicius de Moraes.

    A coleção da Altea também é vendida apenas em São Paulo e no Rio, se eu não me engano. Nosso país ainda apresenta esses gargalos de dstribuição que são imperdoáveis.

    ResponderExcluir
  6. Vou dar uma conferida, Eduardo, até porque, da coleção de jazz, tenho apenas 6 itens, e me faltam, 14 ...

    ResponderExcluir
  7. Aliás Fábio, pra você que está sempre em busca de informações sobre música, o RYM é um site recomendadíssimo. Crie logo o seu perfil lá, que eu e o Sallamanka te damos algumas dicas.

    Aliás, isso vale para todos aqui do blog. Aproveitem, porque o site é bom demais!

    ResponderExcluir
  8. Ok, o RYM é bem interessante mesmo.Só achei um pouco complicado de manuseá-lo, mas é claro que vale a pena...

    ResponderExcluir
  9. Para quem gosta de vinil, vale a pena dar uma fuçada nos sebos da vida atrás de alguns números da série "Gigantes do jazz", lançada nos anos 1970 e 1980, com diversos nomes, vendidas à época em bancas de revistas. É a versão brasileira, da Abril, de coleção originalmente lançada na Itália, se não me engano. A exemplo da da Folha, a velha coleção da Abril também conta com fotos e textos sensacionais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.