Rainbow - Down to Earth (1979)


Por Gustavo Guideroli
Colecionador
Collector´s Room

No fim dos anos 70 Ritchie Blackmore não estava mais satisfeito com os rumos do Rainbow. Sua meta era deixar o som do grupomais comercial. Para isso, fez uma “limpeza” na banda trocando vários músicos, com exceção de Cozy Powel, que continuava na bateria, e, óbvio, ele, Blackmore na guitarra.

Nos teclados, David Stone deu lugar para Don Airey; no lugar de Bob Daisley quem assume o baixo é nada mais que Roger Glover, ex- companheiro de Ritchie no Deep Purple; e nos vocais, a lenda Ronnie James Dio foi substituído por Graham Bonnet, um grande cantor, mas até então um desconhecido para a maioria dos fãs do Rainbow.

Com esse time foi lançado em 1979 “Down to Earth”, um álbum que dividiu opiniões. De um lado fãs que não aceitavam a banda sem Dio, e do outro aqueles que aceitaram a mudança e fizeram do álbum um sucesso comercial, como era o sonho de Ritchie Blackmore.

O disco teve participação importantíssima de Roger Glover, que além de ser co-autor de sete das oito faixas (uma era cover), também foi o produtor .

Ao invés de músicas épicas como nos primeiros discos , agora as faixas eram mais diretas e com uma veia mais rock and roll. Isso pode ser conferido em composições como “All Night Long” e “Lost in Hollywood”. Para os fãs mais tradicionais, “Eyes of the World” lembra os velhos tempos com Dio. Porém, o maior sucesso do álbum está no cover de “Since You Been Gone”, de autoria do
hitmaker Russ Ballard. Uma faixa acessível e de grande sucesso, que garantiu a entrada do Rainbow nas rádios.

O que chamava muito a atenção para Graham Bonnet era sua presença sempre com óculos escuros, cabelos curtos e paletó. Bem diferente do que os fãs dos anos 70 estavam acostumados a ver em outros grupos. E se sua aparência era de um cara comportado, no palco o bicho pegava, com Bonnet detonando em uma performance totalmente rocker!

Com a grande repercussão de “Down to Earth”, o Rainbow foi convidado para ser
headliner da primeira edição do festival Castle Donnington Monsters of Rock, em 1980.

A banda mostrou a que veio, com um grande show e demonstrando fazer jus ao posto de atração máxima do festival. Pouco tempo depois foi lançado um disco comemorativo do festival, com músicas dos grupos participantes. O Rainbow entrou com "Stargazer" e "All Night Long",  as duas faixas ao vivo.

É uma pena que essa formação tenha durado tão pouco, porque poderia ter feito outros álbuns tão bons quanto este.

Quem sabe Blackmore não sente saudades da guitarra e volta com a banda, afinal, dependendo do seu humor, tudo pode acontecer!

Tracks:
1. All Night Long - 3:53
2. Eyes of the World - 6:43
3. No Time to Lose - 3:45
4. Makin' Love - 4:38
5. Since You Been Gone - 3:20
6. Love's No Friend - 4:55
7. Danger Zone - 4:32
8. Lost in Hollywood - 4:51

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.