Discos Fundamentais: Grateful Dead - American Beauty (1970)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Gravado nos meses de agosto e setembro de 1970,
American Beauty é o quinto álbum do cultuado grupo norte-americano Grateful Dead. Nele, a banda liderada pelo vocalista e guitarrista Jerry Garcia mergulha na rica herança musical ianque e sai de lá com um disco que reapresenta os variados gêneros musicais de seu país aos jovens da virada dos anos sessenta para os setenta.

O trabalho abre com a clássica "Box of Rain", onde o Grateful Dead coloca as cartas na mesa. "Friend of the Devil", uma das músicas mais conhecidas do grupo, inclusive aqui no Brasil, onde o Dead nunca teve muita repercussão, vem a seguir. "Super Magnolia" é mais uma das emblemáticas composições da banda presente em
American Beauty. Como deu para perceber, o disco é um desfile de clássicos em sequência.

É muito fácil ouvir o álbum. "Operator", por exemplo, é um country estradeiro que cativa já nos primeiros acordes. "Till the Morning Comes" une a sonoridade típica do interior dos Estados Unidos à então recente influência da invasão britânica, de nomes como Beatles, Rolling Stones, Who e Kinks. O disco fecha com outra canção-assinatura do Dead, "Truckin´".

American Beauty não é apenas um dos grandes álbuns da década de setenta, mas também um dos grandes discos da história do rock norte-americano. Um clássico que continua atemporal, mantendo sua força e influência.

Faixas:
A1. Box of Rain - 5:16
A2. Friend of the Devil - 3:20
A3. Sugar Magnolia - 3:15
A4. Operator - 2:21
A5. Candyman - 6:12

B1. Ripple - 4:10
B2. Brokedown Palace - 4:18
B3. Till the Morning Comes - 3:13
B4. Attics of My Life - 5:09
B5. Truckin' - 5:09


Comentários