Cavalera Conspiracy - Inflikted (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ***1/2

Cavalera Conspiracy. O nome com o qual Max e Iggor Cavalera batizaram seu novo projeto não poderia ser mais adequado. É evidente que a notícia de que os dois estavam trabalhando em novas músicas colocou uma expectativa bastante alta em
Inflikted, afinal ele marca nada mais nada menos do que o reencontro entre as duas principais características que tornaram o Sepultura uma das principais e mais influentes bandas de heavy metal dos anos noventa: a bateria tribal e técnica de Iggor e a guitarra primal e os vocais raivosos de Max.

Ao lado de Marc Rizzo (Soulfly) e Joe Duplantier (Gojira), respectivamente na guitarra e baixo, Max e Iggor gravaram um álbum que não decepcionará quem acompanhou as suas carreiras nestes vinte e poucos anos de história. E sabe porque? Porque, ao contrário do que seria o mais óbvio de se esperar, as onze faixas de
Inflikted, ao invés de apostar em um heavy metal repleto de elementos mais modernos, como batidas eletrônicas e passagens com influências de outros estilos (sejam eles o rap ou a música brasileira – esta última, aliás, utilizada com rara maestria pela Sepultura nos últimos trabalhos gravados ao lado de Max, principalmente em Roots), trazem um metal extremo bem old school, com direito a riffs inspirados, palhetadas para todos os lados (na melhor escola do clássico thrash metal oitentista), composições agressivas e diretas. Parece que a reunião dos irmãos Cavalera os levou de volta aos porões da Belo Horizonte da década de oitenta, onde a dupla dava seus primeiros passos na música detonando versões de grupos como Celtic Frost e Venom.

As canções de
Inflikted soam muito pesadas (méritos para a excelente produção de Max ao lado de Logan Mader, ex-Machine Head) e não trazem muita enrolação não. O negócio aqui é pau, um arregaço atrás do outro. Para efeito de comparação, o clima lembra o dos primeiros discos do Sepultura (até Arise), só que mais direto e sem muita lenga lenga, como mudanças de andamento e introduções. Como curiosidade, vale o registro das participações especiais de Rex Brown, ex-baixista do Pantera, em “Ultra Violent”, e de Ritchie Cavalera, um dos vários enteados de Max, fazendo os vocais de “Dark Ark”.

Sem dúvida
Inflikted é um grande álbum de heavy metal, que traz de volta uma das parcerias mais marcantes da música pesada, em um resultado inspirado e cativante. 

Vale o investimento.


Faixas:
1. Inflikted - 4:31
2. Sanctuary - 3:23
3. Terrorize - 3:37
4. Black Ark - 4:54
5. Ultra-Violent - 3:47
6. Hex - 2:37
7. The Doom of All Fires - 2:12
8. Bloodbrawl - 5:41
9. Nevertrust - 2:33
10. Hearts of Darkness - 4:29
11. Must Kill - 4:50

Comentários