Discos Fundamentais: Ramones - It´s Alive (1979)


Por Alessandro Cubas
Colecionador

Já se passaram trinta anos desde que o Ramones lançou o seu primeiro álbum ao vivo. Após lançar os obrigatórios 
Ramones (1976), Leave Home (1977), Rocket to Russia (1977) e Road to Ruin (1978), todos eles recheados de clássicos do punk rock, o quarteto nos presenteou com este excelente registro ao vivo, na época lançada em LP duplo, gravado no dia 31 de dezembro de 1977, no Rainbow Theatre em Londres.

Como hoje já estamos acostumados, não preciso ressaltar o quanto de energia transborda de um show de punk rock, porém aqui a banda não acelerou tanto as músicas, como viria a fazer nos futuros
Loco Live (1991), que nos traz muitas músicas desta época porém bem mais aceleradas. Essa velocidade foi sempre aumentando, até chegar no We’re Outta Here! de 1997, que além de trazer várias participações especiais contém uma banda que realmente toca muito rápido. Apesar da maioria dos fãs curtirem essas faixas executadas da forma mais rápida possível, eu elejo o pouco conhecido It’s Alive como o melhor disco ao vivo dos Ramones, pois as músicas são mais fiéis às originais.

A formação, ainda original, aqui contava com o vocalista Joey Ramone, o guitarrista Johnny Ramone, o baixista e um dos principais cérebros da banda, Dee Dee Ramone, e o até então batera Tommy Ramone, que no próximo disco,
End of the Century (1980), seria substituído por Marky Ramone, que veio da banda de hard rock Dust.

O track list é impecável!  Quem nunca agitou ao som de músicas como “Rockaway Beach”, “Blitzrieg Bop”, “Commando”, “I Don’t Care”, “Sheena is a Punk Rocker”, “Havana Affair”, “Pinhead”, “Today Your Love, Tomorrow the World”, “Suzy is a Headbanger”, “Now I Wanna Sniff Some Grue” entre muitas outras que esse quarteto criou?

Apesar de serem norte-americanos, o grupo influenciou totalmente a cena punk inglesa, que estava ainda dando seus primeiros passos quando os Ramones surgiu e gravou seu debut repleto de faixas curtas, com poucos acordes mas carregadas de energia. Hoje em dia a banda continua sendo muito aclamada não apenas na cena punk, mas também por muitos apreciadores de rock e até headbangers, sendo um dos poucos grupos que conseguiram agradar a gregos e troianos. 

Uma pena quase a banda inteira já ter falecido, pois mais shows destes monstros dos palcos seriam muito bem vindos.

Bom, por fim são por estes e outros motivos que os Ramones são considerados por muitos um dos maiores nomes do rock em todos os tempos.


Faixas:
A1. Rockaway Beach - 2:24
A2. Teenage Lobotomy - 1:55
A3. Blitzkrieg Bop - 2:05
A4. I Wanna Be Well - 2:23
A5. Glad to See You Go -1:51
A6. Gimme Gimme Shock Treatment - 1:37
A7. You're Gonna Kill That Girl - 2:28

B1. I Don't Care - 1:41
B2. Sheena Is a Punk Rocker - 2:16
B3. Havana Affair - 1:35
B4. Commando - 1:40
B5. Here Today, Gone Tomorrow - 2:55
B6. Surfin' Bird - 2:20
B7. Cretin Hop - 1:46

C1. Listen to My Heart - 1:36
C2. California Sun - 1:45
C3. I Don't Wanna Walk Around with You - 1:25
C4. Pinhead - 2:46
C5. Do You Wanna Dance? - 1:39
C6. Chainsaw - 1:29
C7. Today Your Love, Tomorrow the World - 1:55

D1. Now I Wanna Be a Good Boy - 2:03
D2. Judy Is a Punk - 1:14
D3. Suzy Is a Headbanger - 1:53
D4. Let's Dance - 2:03
D5. Oh Oh I Love Her So - 1:40
D6. Now I Wanna Sniff Some Glue - 1:18
D7. We're a Happy Family - 2:07

Leia também: Ramones - Rocket to Russia (1977)

Comentários

  1. Semana passada ouvi meu LP do It's Alive e tive sérios problemas com a vizinhança e com a mulher por ficar gritando desafinado as letras de todas as faixas desse belo álbum

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.