Entrevista exclusiva - Coco Montoya: "Albert Collins foi a minha maior influência, tanto na música como na vida"


Por Ugo Medeiros
Colecionador e Jornalista
Coluna Blues Rock

Em carreira solo desde 1993, o guitarrista norte-americano Coco Montoya é hoje um dos grandes representantes do blues. Após passagens pela banda de Albert Collins e pelos Bluesbreakers de John Mayall, Coco viaja pelo mundo com sua inseparável Stratocaster e impressiona o público com sua pegada blues-rock e feeling. Após a apresentação no 7º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, ele bateu um papo bem descontraído conosco sobre o começo da sua carreira.

Ugo Medeiros – Nos anos 70 você tocou bateria na banda do Albert Collins. A partir da relação com o bluesman você passou a tocar guitarra. Você o considera o seu grande mestre na guitarra?

Coco Montoya – Com certeza! Ele foi a maior influência na forma que eu toco e na minha vida, foi como um pai para mim. Apesar de eu ter escutado outros grandes guitarristas, como Eric Clapton e os “Kings” (B.B., Albert e Freddie), Albert Collins foi o músico que mais me marcou.

UM – Você decidiu ser músico após assistir o Albert King em 1969. O que você pode dizer sobre ele?

CM – Um ícone único. Ele é um daqueles guitarristas, assim como Albert Collins, que é impossível imitá-lo, pois ele tem um estilo próprio. Ao escutar uma nota da sua guitarra o ouvinte já reconhece. Esse é o sonho de todo músico, ser reconhecido de primeira pela música, mesmo que seja para dizer: “Ah não, esse tal de Coco Montoya é insuportável (risos)”.

UM - Depois, você integrou os Bluesbreakers por dez anos. O que você aprendeu com John Mayall?

CM – Ele me deu muita auto-confiança, pois eu era muito inseguro. Por Deus, eu estava na banda que Eric Clapton participou! Ele sempre falou para eu tocar o melhor que pudesse, independente do que os outros achassem.

UM – Durante a passagem pelos Bluesbreakers você tocou com Walter Trout. Como foi essa parceria?

CM – Posso dizer uma coisa sobre o Walter: ele vem daqui (apontando para o coração). Um guitarrista incrível e um cara sensacional, que faz tudo de coração. Às vezes nos vemos e tocamos em alguns festivais, como nos tempos dos Bluesbreakers. Somos muito amigos

UM – Você tem uma pegada típica de blues-rock. Além dos mestres do blues, quais as bandas de rock que mais te influenciaram?

CM – Eu sempre gostei dos guitarristas de blues-rock. Eric Clapton foi uma grande influência, pois eu gostava muito do Cream. Jimi Hendrix também, mas um pouco menos. Eu escutava outras bandas, casos de Wishbone Ash (grupo que contou com excelentes músicos), Mike Bloomfield e Jeff Healey (um grande amigo que tocava como ninguém). Nossa, tinha muita coisa para escutar ...

UM – O seu disco Can’t Look Back (2002) foi produzido por Jim Gaines. Como foi trabalhar com o cara que produziu músicos do calibre do Carlos Santana e Stevie Ray Vaughan?

CM – Ele é sensacional, um grande professional e, ainda sim, muito simples. Eu aprendi muito com ele, já que ele é das antigas. Todos que gravaram com ele tiveram grandes trabalhos. Eu, realmente, adoro aquele cara.

UM – Você começou a sua carreira solo em 1993. Você acha que o seu som mudou ao longo desses anos?

CM - Espero que sim, pois eu gosto sempre de tentar coisas novas. Tem certas sonoridades que eu gosto de manter, mas no geral gosto de inovar. Estou gravando um disco novo, espero que vocês gostem do que estou fazendo.

Comentários

  1. Mais uma grande entrevista do Ugo !! Parabéns, cara !! Grande informação com Coco Montoya...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.