Festival Psicodália 2009/2010


Por Ronaldo Rodrigues
Colecionador
Estação Rádio Espacial

Acontecerá entre os dias 30 de dezembro de 2009 a 03 de janeiro de 2010 o 13º festival organizado pelo
Movimento Psicodália. Tradicionalmente ocorrido no carnaval nas últimas edições, a mudança dessa vez se deve pela indisponibilidade do local anterior onde foram realizadas as três últimas edições (São Martinho, SC) na data do carnaval. A nova edição será realizada na cidade de Rio Negrinho, também em Santa Catarina, distante 120 km de Curitiba e 263 km de Florianópolis, na Fazenda Evaristo.

O local contará com boa estrutura de camping (como já é de praxe nos eventos do
Psicodália), banheiros, barracas para alimentação e bebidas, muito verde e um lago para diversão da moçada antes dos concertos. Também haverá muitas oficinas com temáticas relacionadas, peças de teatro, exposições e exibição de filmes.

Cada vez mais experientes e centrados no trabalho para uma boa estrutura, o pessoal da organização aprimora o lance não só pelo novo local (mais amplo, com maior estrutura e com capacidade para mais pessoas) como também pelas atrações do festival, distribuídas em 3 palcos (outra novidade será a inclusão de mais um palco, o palco dos guerreiros durante a madrugada, além do palco principal e do palco do sol).

Serão três atrações principais - Mutantes, Terreno Baldio e Blindagem, todas com carreiras construídas nos anos 60 e 70 - e mais outras 20 bandas, algumas que já participam há vários anos dos festivais do movimento e uma turma nova que terá a chance de mostrar seu som autoral para um público bastante receptivo a "novas-velhas" sonoridades.

O movimento cresce basicamente no boca-a-boca entre a moçada antenada e se destaca por toda a cultura que o envolve, remetendo claramente ao movimento hippie e a contracultura dos anos 60 e 70. Além de oferecer espaço exclusivo para bandas de material autoral, as preocupações com o meio ambiente e a integração de várias formas de arte na mesma temática, e o clima quase insuperável de companheirismo e coletivismo que acontece por lá são os pontos fortes que atraem uma nova geração, carente por esse tipo de evento, vinda não só dos arredores mas também de outros estados (toda a região sul, SP, MG e RJ principalmente). Excursões estão sendo organizadas de várias cidades, angariando toda a malucada disposta a embarcar nesta experiência.

O site do festival ainda não está completo com todas as informações, mas o segundo lote de ingressos está disponível ao preço de R$ 90,00 (ingresso + camping nos 5 dias) e pode ser adquirido em alguns pontos de venda ou então pela internet. As excursões são à parte e devem ser tratadas com seus respectivos organizadores (há uma lista deles no site também). Lá se encontram fotos de edições passadas, informação sobre as bandas e as oficinas. Em breve será divulgada a programação completa com os horários das bandas e demais atividades. O endereço é
www.psicodalia.mus.br

Musicalmente, o evento traz para os palcos bandas de rock ou relacionadas que tenham ligação com a sonoridade dos anos 60 e 70 em suas mais variadas vertentes. A veia psicodélica/progressiva está presente em grupos como O Conto (PR), Soul Barbecue (SP), Baratas Organolóides (SP), Sopro Difuso (PR), Trupe Sonora Casa de Orates (SC), Poucas Trancas (SP) e Plástico Lunar (SE). O rock peso-pesado vem com Massahara (SP), Zé Trindade (MG), Cadillac Dinossauros (PR), Cosmo Drah (SP), Mescalha (PR) e Trem Fantasma (PR). Trazendo na bagagem blues-rock e rock básico vem O Sebbo (PR), Eletric Trip (RS) e Mesa Girante (PR). Ainda tem o som acústico do simpático cantador Plá (PR), e o som circense e animado, com muitas influências regionais, de Sopa (PR), Gato Preto (PR), Maxixe Machine (PR) e Bandinha di-da-dó (RS). Até o momento estas são as bandas confirmadas, além do já afamado Pata de Elefante (RS), grupo de rock instrumental que já tem repercussão nacional, e das atrações principais. Na parte da manhã, o som estará garantido pela Rádio Kombi, estúdio de rádio montado na própria fazenda, onde rolará música de primeira qualidade, entrevistas e informação para a galera.

Pra quem quer curtir boa música em um ambiente muito agradável e de boa estrutura, o
Psicodália é o lugar!

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.