Discos Fundamentais: ZZ Top - Eliminator (1983)


Por Bruno MacDonald
Crítico Musical
Record Collector

No princípio havia Donna Summer. Ela disse que a música disco, as baterias e as guitarras de rock deveriam viver em harmonia e que isso era bom (ou melhor, era seu Bad Girls). Mais tarde, Eddie Van Halen consumou a união com sua guitarra em "Beat It", de Michael Jackson, e no seu próprio "Jump".

Em confronto com tais ídolos, os membros do ZZ Top corriam o risco de parecer aqueles tios de quem todos têm vergonha. Mas souberam conjurar uma obra-prima de electro-boogie que igualou Eddie tanto em diversão quanto em vendas - 10 milhões de cópias e ainda subindo.

O trio texano brincou com os novos aparelhos de fazer ruídos em El Loco (1981). Depois, em Eliminator, dedicaram-se à tarefa com tal confiança que alguns suspeitaram de que o baterista Frank Beard tivesse sido substituído por baterias eletrônicas nas músicas. A verdade era que suas batidas limpas e a marcação do baixo de Dusty Hill eram simples suportes para a estrela, o guitarrista Billy Gibbons - sempre envolbendo as letras com os seus licks furiosos, sem nunca se tornar auto-indulgente, como outros solistas.

Este não é um disco de hard rock. Temos a triste "I Need You Tonight" e a tour de force de baixo slap em "Thug". "Gimme All Your Lovin´", "Sharp Dressed Man" e "Legs" foram as músicas que levaram Eliminator ao auge.

Uma das chaves para esse sucesso foram os vídeos de Tim Newman que sempre tocavam na MTV e que converteram o ZZ Top em um anacronismo divertido entre carros e mulheres (note-se a ilustração chamativa de Tom Hunnicutt na capa, mostrando um hot rod que ganha vida). "Decidimos que as mulheres eram muito mais bonitas que nós" - explicava Beard - "e que o carro era ainda mais bonito".

E foi assim que uma pequena banda do Texas alcançou o estrelato. Eliminator tornou-se um clássico, e vimos que era bom.


Faixas:
A1 Gimme All Your Lovin 4:04
A2 Got Me Under Pressure 4:02
A3 Sharp Dressed Man 4:18
A4 I Need You Tonight 6:17
A5 I Got the Six 2:55
B1 Legs 4:34
B2 Thug 4:18
B3 TV Dinners 3:53
B4 Dirty Dog 4:01
B5 If I Could Only Flag Her Down 3:41
B6 Bad Girl 3:13

Comentários