Amaran´s Plight - Voice in the Light (2007)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***1/2

O Amaran´s Plight é um projeto que reúne alguns dos nomes mais cultuados do rock progressivo e do prog rock contemporâneos. Batem ponto na banda o vocalista DC Cooper (ex-Royal Hunt), o guitarrista Gary Wehrkamp (Shadow Gallery), o baixista Kurt Barabas (Under the Sun) e o baterista Nick D´Virgilio (Spock´s Beard). Enfim, um line-up repleto de pedigree.

As raízes do grupo datam de 1999, ano em que DC Cooper participou como vocalista convidado do álbum
Tyranny, do Shadow Gallery. A experiência aproximou Cooper e Wehrkamp, e o desejo de voltar a trabalhar juntos revelou-se contante e recíproca. Depois de muitas idas e vindas, o Amaran´s Plight tomou forma em 2006 com a entrada de Barabas e D´Virgilio, e lançou em 2007 seu primeiro – e até agora único – disco, Voice in the Light.

O som do quarteto é um prog metal coeso, sólido e maduro. A bela voz de DC Cooper soa sem exageros. As guitarras de Gary Wehrkamp despejam ricas passagens, enquanto Nick D´Virgilio mostra-se um instrumentista muito criativo e extremamente técnico – atributos que os fãs do Spock´s Beard já conheciam há tempos. Kurt Barabas, o menos badalado dos quatro, mostra ter sido a escolha certa para a banda, pois constrói intrigantes linhas de baixo que enriquecem, e muito, as composições.

Entre as músicas, merecem destaque as suítes “Incident at Haldeman´s Lake”, “Shattered Dreams” e “Revelation”, além de faixas como “Truth and Tragedy”, “Betrayed by Love”, “Turning Point” e “Viper”. É possível identificar no grupo, como era esperado, toques que lembram o Shadow Gallery, além de uma forte influência do Pink Floyd em alguns trechos.

Voice in the Light não é nenhuma obra-prima – está longe disso -, mas revela-se um disco muito agradável de se ouvir. Resumindo: indicado para os fãs dos músicos e suas bandas, e, principalmente, para quem gosta de boa música.

Faixas:
1.Room 316 – 1:33
2.Friends Forever – 2:56
3.Coming of Age – 4:48
4.Incident at Haldeman´s Lake – 11:34
5.Reflections Pt. I – 3:21
6.I Promise You – 2:57
7.Consummation Opus – 4:24
8.Truth and Tragedy – 2:57
9.Shattered Dreams – 13:29
10.Viper – 5:36
11.Betrayed by Love – 7:16
12.Turning Point – 4:48
13.Revelation – 13:06

Comentários