Corpse Grinder - 20 Years Grinding Corpses (2009)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***1/2

Uma das primeiras e mais importantes bandas de death metal do Brasil, o Corpse Grinder está na ativa há 23 anos. Durante essas mais de duas décadas, a banda liderada pelo vocalista e guitarrista Júnior escreveu a sua história no metal e no underground, influenciando dezenas de grupos e se consolidando com um dos mais influentes nomes do death brasileiro.

A discografia do Corpse Grinder é bastante fragmentada, com participações em dezenas de compilações nacionais e internacionais, além de contar com as demos Necropsy (1990), Peace? (1991), Sick Entrails of Humanity (1992), Corpse Grinder (1994), Necrorealism (1998) e Live Tape 99 (ao vivo, 1999). Apesar dessa longa história, o grupo só conseguiu gravar seu primeiro álbum em 2001. Apropriadamente intitulado Persistence, o disco deu início a uma produtiva parceria da banda com o selo Kill Again Records, que colocou o segundo e o terceiro disco dos caras no mercado (Celebration of Hate de 2003 e Hail to Death Metal Legion de 2007, respectivamente). O mais recente fruto dessa associação é o DVD/CD 20 Years Grinding Corpses, lançado em comemoração aos vinte anos do quarteto.

O DVD tem como prato principal o show da banda no Hammer God Bar, em Campinas, em 2007. Em um setlist de 23 músicas o Corpse Grinder repassa a limpo a sua carreira, mostrando o porque de ser cultuado não só no Brasil, mas também no exterior. O fato de o local ser pequeno, aliado ao número reduzido de pessoas presentes, torna o show uma espécie de ensaio gravado em vídeo, e evidencia outra grande virtude da banda: não importa a quantidade de público para o qual o grupo toque, o tesão e a energia com que executam as músicas e o respeito com os fãs é sempre o mesmo. Destaque para o vocal extremamente gutural de Júnior, o que dá um ar ainda mais extremo ao death metal da banda. Aliás, merece menção também a fidelidade do conjunto ao estilo, já que em mais de duas décadas de carreira o Corpse Grinder jamais se desviou do death metal old school, evoluindo o seu som dentro de diretrizes bem definidas.

Como bônus o DVD traz um show gravado em Cuiabá em abril de 2008, os videoclipes das músicas “Sinister Winged Minstrel” e “Imminent War”, registros de apresentações antigas, galeria de fotos e a discografia do conjunto.

Já o CD traz doze faixas, sendo dez regravações abrangendo toda a carreira da banda. Foram escolhidas uma faixa de cada demo e CD lançados pelo grupo, que foram regravadas e receberam uma melhor produção. Esse processo deixa clara toda a evolução do Corpse Grinder em sua carreira, partindo de um death mais básico para o som muito mais técnico executado atualmente. Além dessas dez faixas, o CD é completado por duas regravações (“Baptized in Blood” do Death e “Cryptic Realms” do Massacre, banda responsável pelo nome do Corpse Grinder, já que o grupo retirou a sua alcunha de uma música do Massacre).

Fechando com chave de ouro, 20 Years Grinding Corpses vem com um encarte de doze páginas incluindo a biografia da banda e dezenas de fotos, em um trabalho digno da importância do Corpse Grinder para o metal brasileiro.

Esse é um lançamento histórico, que passa a limpo a carreira de uma das mais influentes bandas de metal do Brasil. Se você é fã do grupo, curte um death metal executado com talento e paixão ou quer ter em sua coleção um documento sobre uma das bandas que fizeram – e ainda fazem – história no metal nacional, compre já 20 Years Grinding Corpses.

Para comprar esse e outros itens do Corpse Grinder, e também materiais de outras bandas, acesse o site da
Kill Again Records.


Tracklist:

DVD
Live in Campinas/SP 2007 (Hammer Rock Bar)

1. I Despise The Human Race
2. Sinister Winged Minstrel
3. Trilogy of The End
4. Necrofragments on The Ocean of Blood
5. Shadows Land
6. Only Death is Inexorable
7. Unholy Crusade
8. Lady of The Graves
9. Under of The Inquisition’s Horrors
10. Deceivers of The Faith
11. Condemned to Die
12. Hail to Death Metal Legion

Extras:
Live in Cuiabá 2008 (Cavernas Bar)
Acting in The Shadows (Live - 1994)
Doors of Perception (Live - 1998)
Sarcastic Symphony of The Universe (Live - 2001)
Celebration of Hate (Live - 2002)
Sinister Winged Minstrel (Clip)
Imminent war (Clip)
Discografia
Galeria de fotos

CD:
1. MalevolentVoice of Eternal Darkness
2. Necropsy
3. Rotten Human Carcass
4. Actual World
5. Burning in Holocaust
6. Raised From Remains
7. Shadows land
8. Condemned to Die
9. Trilogy of The End
10. Deceivers of The Faith
11. Baptized in Blood (Death)
12. Cryptic Realms (Massacre)


Comentários