Best of 2010: os melhores discos do ano na opinião de Ricardo Seelig, editor da Collector´s Room!
Ricardo Seelig
sexta-feira, dezembro 10, 2010

Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room
Como toda lista, essa também não foi fácil de ser feita! Discos entraram, outros saíram, e quando achava que ela estava pronta me lembrava de algum álbum que havia ficado de fora. Mas, enfim, depois de semanas escutando novamente cada um dos discos que pré-selecionei cheguei nos dez abaixo, que na minha opinião são o que melhor aconteceu na música - principalmente no heavy metal - em 2010.
Então leia, concorde, discorde, coloque a boca no trombone e vamos falar sobre esses álbuns nos comentários!

Rotting Christ – Aealo
Um disco magnífico! Os gregos do Rotting Christ gravaram o melhor álbum do ano, uma verdadeira obra-prima do heavy metal! Avalanches de melodia, peso em cada segundo, influências da música tradicional de seu país em composições inspiradas e repletas de personalidade. Se você ainda não ouviu, está aí a trilha sonora dos últimos dias de 2010!

Accept – Blood of the Nations
O retorno do ano! Accept sem Udo Dirkschneider, e o baixinho não faz a menor falta! Mark Tornillo assume a voz, enquanto a dupla Wolf Hoffmann e Peter Baltes dá as cartas em composições excelentes, dignas da rica história do grupo alemão. O anúncio do álbum veiculado nas revistas especializadas brasileiras diz que não é uma coletânea, mas sim o novo disco do Accept. Realmente não é uma coletânea, mas o tracklist afiadíssimo e a altíssima qualidade das faixas transmite a sensação de que estamos ouvindo uma compilação de hits e não um álbum de inéditas. Obrigatório!

Triptykon – Eparistera Daimones
A nova banda de Tom Warrior, ex-Celtic Frost, pariu um álbum complexo, inovador, único e atordoante! Heavy metal pesadíssimo, repleto de riffs que beiram o doom e faixas que trilham caminhos sempre surpreendentes. Espetacular é pouco!

Soilwork – The Panic Broadcast
O guitarrista e produtor Peter Wichers retornou ao grupo, e o Soilwork reencontrou o seu caminho! Um álbum coeso, que une inovação e heavy metal na medida certa. Um desfile de faixas grudentas que impressiona, e desde já um dos melhores trabalhos da carreira dos suecos, ao lado do clássico Natural Born Chaos, de 2002. Compre!

Avenged Sevenfold – Nightmare
Hard rock dos bons, com excelentes refrãos e melodias pra lá de inspiradas. Pra completar, Mike Portnoy na bateria, respirando fora do Dream Theater e gostando tanto da experiência que resolveu sair da banda que criou! Nightmare é um discaço, bom do início ao fim, mas que, infelizmente, vai passar batido pela maioria dos fãs de heavy metal por puro preconceito. Abra a sua cabeça, aperte o play e ouça no talo um dos melhores CDs de 2010!

Sandália de Prata – Samba Pesado
Quando recebi esse disco, não imaginava o que iria ouvir. Depois de escutá-lo pela primeira vez, tive certeza de que ele me acompanharia por um bom tempo! Samba Pesado é um excelente trabalho que lança novos ares sobre o samba, mostrando que ele pode soar atual sem perder as suas características clássicas. Malandragem, balanço e sensualidade na medida certa!

Witchery – Witchkrieg
O disco mais viciante de 2010! Metal inspirado, grudento, que puxa você para dentro de um universo paralelo repleto de peso e agressividade. Eric Legion, ex-Marduk, assumiu o comando dos vocais da banda e deu outra dimensão ao som. De quebra, participações especiais de nomes como Kerry King, Gary Holt e Hank Shermann dão a dimensão do estrago. Se você ainda não tem, tá na hora de comprar!

Orphaned Land – The Never Ending Way of ORwarriOR
Uma banda única, vivendo o ápice de sua criatividade! Esse é o Orphaned Land de The Never Ending Way of ORwarriOR. Heavy metal, elementos folclóricos, características de progressivo, jazz e folk em um disco estupendo! Ouça, impressione-se e fique de queixo caído!

Nevermore – The Obsidian Conspiracy
O Nevermore tornou a sua música mais direta e menos complexa em The Obsidian Conspiracy, sucessor do sensacional This Godless Endeavor, de 2005. O resultado é um álbum que mantém a categoria dos norte-americanos, carregado de um heavy metal potente, cristalino e reluzente. Pra ouvir no talo até os vizinhos reclamarem!

Immolation – Majesty and Decay
Um dos ícones do death metal norte-americano retorna depois de três anos de silêncio com um de seus melhores trabalhos! Majesty and Decay traz um death épico e hipnótico, traduzido em uma experiência sonora atordoante. Ouça e comprove!
Destaques positivos:

Além desses discos, tenho que mencionar também os excelentes novos trabalhos do Crazy Lixx (New Religion), David Rock Feinstein (Bitten by the Beast, incluindo a última música gravada por Ronnie James Dio, “Metal Will Never Die”), Iron Maiden (The Final Frontier), Ozzy Osbourne (com o surpreendente e moderno Scream), Skyforger (Kurbads), Slash, Blind Guardian (At the Edge of Time), Zeca Baleiro (a dupla Concerto e Trilhas) e Korzus (Discipline of Hate), além do espetacular DVD Beyond the Lighted Stage, que conta a história do Rush.
O ano foi bom, a música está viva, é só deixar ela chegar até você!
O ano foi bom, a música está viva, é só deixar ela chegar até você!
REDES SOCIAIS