Banda do Sol - Tempo (2010)


Por Ricardo Seelig

Cotação: ***1/2

O Brasil tem uma grande tradição no rock progressivo. O estilo, muito popular no país durante os anos 1970, semeou na juventude daquela época o amor pelas elaboradas composições características do gênero. Enquanto de um lado nomes já estabelecidos como Os Mutantes, por exemplo, mergulharam fundo no prog, no outro extremo várias bandas começaram a surgir e a gravar álbuns que hoje são considerados clássicos do estilo, como é o caso d'O Som Nosso de Cada Dia e O Terço.

A Banda do Sol faz parte dessa cena. Surgida no início da década de 1980, gravou um único disco, o cult Banda do Sol, lançado em 1982, e depois se separou. Os integrantes trilharam caminhos diversos e a banda encerrou as suas atividades, até que, no final da década de 2000, foi aos poucos reativada.

O line-up se estabilizou com Moa Jr (vocal, guitarra e violão), Fran Simi (guitarra), Allex Bessa (teclados, piano), Cesinha Rodrigues (baixo) e Fábio Fernandes (bateria), e o próximo e natural passo foi a gravação do segundo trabalho, intitulado Tempo.

O álbum reúne composições de diversas fases da banda. Gravado em três estúdios paulistas e mixado pelo conceituado Billy Sherwood – ex-guitarrista do Yes e produtor com experiência em discos de bandas como Motörhead, Paul Rodgers e Ratt -, Tempo é um trabalho atual que ostenta uma onipresente aura setentista.

A pop “Som do Sol” abre o play com um clima meio Guilherme Arantes meio Flávio Venturini. Destaque imediato par a guitarra, tanto pelas intervenções marcantes quanto pelo bonito solo. “Voar” tem um início que traz “Run Like Hell”, do Pink Floyd, à mente, e o baixo em primeiríssimo plano. Uma ótima faixa, com longas passagens instrumentais bem ao gosto dos fãs de progressivo.

Já “Quem Eu Sou?” é dona de uma breguice equivocada, e chega a lembrar o Roupa Nova – isso não é um elogio, ok? A disparidade em relação à “Voar” é tanta que nem parece que é a mesma banda tocando.

O trem volta aos trilhos em “Yes Blues”, boa faixa com o piano de Allex Bessa dando as cartas. Em “Praça da Paz” novamente o piano se destaca, com um ótimo início que é puro suingue latino. O único problema de “Praça da Paz” é que a faixa é muito curta, passando a sensação que acabou prematuramente. Se a banda a tivesse estendido por mais alguns minutos, com um solo de Bessa por exemplo, tenho certeza de que ficaria bem mais interessante.

A música que dá nome ao álbum é outra que mostra toda a capacidade criativa da Banda do Sol. “Tempo” tem um ótimo solo de guitarra, repleto de feeling, e é a faixa mais prog do disco.

O jazz fusion bate ponto em “Fabito”, excelente composição instrumental e, na minha opinião, a melhor música do álbum. O disco segue para o seu final com a fraca “Maya”, com a atmosférica “Sinal de Liberdade” e com a dobradinha “Prana” e “Mahavishnu”, gravadas ao vivo.

O som da Banda do Sol requer um certo estado de espírito e de consciência propícios para que a música seja o principal elemento e, dessa maneira, possa ser curtida em sua totalidade. O que o quinteto faz é um tipo de música que pouquíssimas bandas, atualmente, executam no Brasil em alto nível. Os integrantes do grupo soam muitas vezes como artesãos esculpindo atmosferas sonoras repletas de detalhes, o que faz o álbum ser uma experiência reconfortante para os ouvidos.

Ao contrário do que muitos sites publicaram, saudando esse retorno da Banda do Sol como a chegada do Messias à Terra, Tempo não é uma obra-prima incontestável e um clássico instantâneo. O disco está longe disso, mas é dono de uma qualidade inegável e de uma identidade artística bastante forte, que agradará o ouvinte.

Se você é fã de rock progressivo, compre de olhos fechados e ouvidos abertos!


Faixas:
1.Som do Sol
2.Voar
3.Quem Eu Sou?
4.Yes Blues
5.Praça da Paz
6.Tempo
7.Fabito
8.Maya
9.Sinal de Liberdade
10.Janavatar
11.Prana (ao vivo)
12.Mahavishnu (ao vivo)

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.