Sleeveface: quando as capas de discos ganham vida!


Por Ricardo Seelig

O sleeveface surgiu como quem não quer nada, e aos poucos foi crescendo e conquistando os colecionadores ao redor do mundo. Ele consiste em colocar uma capa de disco sobre a face, montando um novo cenário para a fotografia que está na arte original, como se todo o cenário ganhasse vida.

A origem do sleeveface é indeterminada. Uma corrente afirma que a brincadeira começou quando o site Waxidermy.com publicou uma seleção de imagens no início de 2006. Já outros defendem a tese de que a ideia já havia aparecido anteriormente em uma capa da lendária revista Mad, onde uma ilustração mostrava a dupla de comediantes ingleses Adam e Joe ao lado de Gary Numan segurando uma capa de disco sobre seus rostos.


O álbum Picture This, lançado por Huey Lewis and The News em 1982, trazia uma sleeveface pioneira em sua contracapa. Mas o título de pioneiro na jogada vai, provavalmente, para o cantor e compositor norte-americano John Hiatt e seu álbum Slug Line, lançado em 1979.


O termo 'sleeveface' surgiu em 2007 e foi cunhado por Carl Morris, quando fotos suas e de seus amigos brincando com capas de discos foram expostas em um bar de Cardiff, capital do País de Gales. A mania tomou o mundo quando um amigo de Morris, John Roston, postou as fotos no então nascente Facebook. Carl Morris e John Roston lançaram em 2008 o livro Sleeveface: Be the Vinyl, onde compilaram sleevefaces de todo o mundo.

Reuni abaixo pouco mais de 100 imagens de sleevefaces, que mostram como uma capa de disco pode ganhar outra dimensão quando a criatividade entra no jogo.

Divirta-se e curta!

Comentários

  1. DEMAIS!

    A guria que posou pra foto do disco do James Taylor tava empolgada!

    hehehe

    ResponderExcluir
  2. Sensacional compilação de fotos, Cadão! Parabéns!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Ronaldo! A ideia original não era ter tantas fotos, mas fui encontrando tanta imagem legal que não tinha como cortar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. A grande sacada do sleeface não está apenas na simples junção da imagem da capa do disco com o corpo de quem a segura, mas também pelo, digamos, "cenário". Serve de exemplo o Paul McCartney apontando com o polegar para um certo casal. Ri muito.

    ResponderExcluir
  5. Uma das minhas preferidas é a capa do Kraftwerk, com o casal "digitando". Genial!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.