Black Sabbath: review do DVD Paranoid Classic Albums!


Por Fabiano Negri

Cotação: *****

O clássico Paranoid, do Black Sabbath – que fez 40 anos em 2010 – ganhou um especial da série Classic Albums, que saiu em DVD no Brasil pela ST2. É um lançamento imperdível para qualquer fã do Sabbath que se preze. O álbum é dissecado através de entrevistas exclusivas – incluindo os quatro membros originais - e imagens de arquivo, com destaque para as demonstrações musicais que Tony, Geezer e Bill fazem durante o documentário.

Em posse das fitas originais, o engenheiro de som Tom Allom vai mostrando – em takes alternativos das canções – como a banda era eficiente na época, precisando de poucas sessões para que a música estivesse pronta. É muito bacana perceber o respeito mútuo que existe dentro do Sabbath original, e como todos eram muito importantes no processo de composição.

Muitas histórias são bem detalhadas, como a mudança do título do álbum de War Pigs para Paranoid – que foi inteiramente composta em apenas 20 minutos, e que os próprios integrantes da banda achavam que era uma faixa simples demais, só para preencher espaço no disco – e sobre a letra de “Faires Wear Boots”, que a banda credita a Ozzy, mas o mesmo – pra variar – não se lembra de ter feito e muito menos sobre o que ele quis dizer.


Além do programa original o DVD conta com 42 minutos de extras, tendo como destaque a demonstração do mestre Bill Ward que, mesmo com todos os excessos e loucuras, continua um baterista único e com muita lenha pra queimar.

Vendo esse DVD podemos entender melhor o que se passava na cabeça desses quatro senhores - moleques na época -, que haviam acabado de sair da classe operária para o estrelato mundial, mas que não perderam sua visão caótica do mundo e criaram esse álbum denso, pesado e realista!

Excelente para os já iniciados, e melhor ainda para quem está começando a conhecer e quer entender o impacto e a importância do Black Sabbath no mundo.


Comentários