Dark Funeral: review do DVD Attera Orbis Terrarum – Part II (2008)!


Por Ricardo Seelig

Cotação: ***1/2

Attera Orbis Terrarum – Part II é o segundo DVD do grupo sueco de black metal Dark Funeral, um dos mais respeitados e influentes do metal extremo em todo o mundo. Ele sucede Attera Orbis Terrarum – Part I, lançado originalmente em 2007. Apesar de ter saído lá fora originalmente em 2008, essa segunda parte chega somente agora ao Brasil, via Shinigami Records.

O DVD é duplo e traz o registro da passagem da turnê do álbum Attera Totus Sanctus (2005) pelo Brasil e pela Argentina, em outubro de 2006. Além disso, o material extra conta com vídeos amadores de shows da banda pelos Estados Unidos, Chile, Guatemala e México – além de Porto Alegre e Campinas – durante a mesma tour.

Apesar de duplo, as apresentações contam com apenas uma alteração no setlist: enquanto o público argentino torceu o pescoço ao som de treze músicas, o show brasileiro contou com uma a mais - “Godhate”.

Musicalmente, o que temos em Attera Orbis Terrarum – Part II é um black metal fortemente fincado no lado mais tradicional do estilo, com abundância de melodias sinistras e blast beats furiosos. O vocalista Emperor Magus Caligula é a figura central, e exibe um domínio impressionante sobre a plateia. Toda a banda agita sem parar e interage com o público, e os cinco integrantes vestem, literalmente, a indumentária black metal, tocando com roupas de couro, armaduras e o inseparável corpse paint.

A captação de cenas de ambos os shows é impecável, com diversas câmeras e uma edição que carrega ainda mais o lado sombrio da música do Dark Funeral, seja pelo corte bem sacado do que foi gravado, seja pela inserção discreta de alguns elementos gráficos sobre as imagens.

Resumindo, o que temos aqui é um ataque sônico brutal, devidamente acompanhado por imagens que reforçam ainda mais a força do som do Dark Funeral. O material extra, que conta exclusivamente com cenas gravadas pelos fãs, serve apenas como um curioso atrativo, pois nem se compara com os dois shows principais presentes nos discos.

Black metal direto, cru e totalmente 'old school': se essa é a sua praia, mergulhe na escuridão!



Comentários