Me engana que eu gosto, Tony




Por Ricardo Seelig

Todo mundo ficou excitado e animadíssimo com a notícia do retorno da formação original do Black Sabbath, que está ensaiando e compondo material em um estúdio escondido em algum lugar do planeta. Mas daí, ontem, Tony Iommi, o guitarrista da banda, soltou uma declaração dizendo que tudo é mentira e que as suas palavras foram manipuladas por um jornalista do Birmingham Mail. Tem boi nessa linha …

Em primeiro lugar, a notícia de que Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward decidiram voltar a tocar juntos e estão ensaiando composições antigas e inéditas não veio do tal jornalista do Birmingham Mail. Essa informação já era sussurrada nos bastidores há alguns meses, e veio à tona no final da segunda-feira, dia 15/08, através do site Metal Talk.

Um dia depois – portanto na terça, 16 -, o cara do jornal de Birmingham soltou a nota com a confirmação de Tony, com Iommi dizendo que o disco novo já havia sido composto por ele e por Ozzy, que o lançamento seria em 2012 e que as músicas inéditas soam como o material dos primeiros álbuns.

Daí, no final do dia, Iommi divulgou uma nota oficial em seu site com a seguinte declaração:

“I'm saddened that a Birmingham journalist whom I trusted has chosen this point in time to take a conversation we had back in June and make it sound like we spoke yesterday about a Black Sabbath reunion.

At the time I was supporting the Home of Metal exhibition and was merely speculating, shooting the breeze, on somethinh all of us get asked constantly, “Are you getting back together?”

Thanks to the internet it's gone round the world as some sort of 'official' statement on my part, absolute nonsense. I hope he's enjoyed his moment of glory, he won't have another at my expense.

To my old pals Ozzy, Geezer and Bill, sorry about this, I should have known better.”

Os mais apressados, incluindo a grande maioria da imprensa especializada nacional e internacional, saíram correndo e publicaram manchetes do tipo “Tony Iommi desmente reunião do Black Sabbath” e afins. Mas espera um pouco: você leu o que Iommi escreveu em sua declaração oficial? Mesmo? E entendeu o que ele está dizendo?

Vamos por partes. Pra começo de conversa, em nenhum momento de seu pronunciamento Tony desmente o retorno do Black Sabbath. Em segundo lugar, se ele deu essa declaração para o jornalista inglês em junho, o tal jornalista deveria ter divulgado isso já naquela época. Em terceiro lugar, Iommi disse com todas as letras que ele e Ozzy compuseram um álbum completo juntos e que esse disco sairá em 2012. E, por último, na boa Tony, mas com mais de quarenta anos nas costas você ainda não aprendeu que um jornalista não pode ser, nunca, o seu confessor? Contar algo para uma pessoa que trabalha com comunicação e pedir segredo é de uma inocência pueril, algo que os quatro integrantes do Black Sabbath estão longe de ser.

Portanto, você aí, headbanger que quase teve um ataque cardíaco com a notícia, contou pra todo mundo e tomou um banho de água fria com a declaração de Iommi, use os seus nerônios e pense um pouco: quantas vezes você já viu essa história? Quantas vezes um jornalista deu um furo, o objeto da notícia negou tudo, e depois de um tempo ela se confirmou? Isso é um clichê da comunicação. É assim que as coisas funcionam. Se o que foi noticiado não importasse, Tony Iommi não viria a público negar tudo. Pense de novo: quantas vezes uma possível reunião da formação clássica do Black Sabbath já foi noticiada? Inúmeras, várias, milhares. E quantas vezes um integrante desse line-up soltou uma declaração oficial negando tudo? Apenas uma: agora.

É por isso que eu digo, com todas as letras e sem medo de errar: a reunião do Black Sabbath está acontecendo, os caras estão ensaiando e compondo juntos, e teremos um novo álbum no ano que vem. Essa a verdade, rock people!

Comentários

  1. Ah, Ricardo, eu realmente quero acreditar neste retorno, neste novo álbum... Mas, não sei. Bom, ok, mesmo com essa confusão toda, é a melhor possibilidade, até agora. Continuo torcendo. Espero que você esteja certo!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, onde você leu Iommi afirmar com todas as letras que ele gravou/gravará um album com Ozzy a ser lançado em 2012?

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, a nota divulgada pelo tal jornalista de Birmingham diz isso, entre outras coisas. Foi por isso que o Iommi ficou puto, porque a coisa está rolando mas não era para ser divulgada. Vai por mim.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, é bom ter o teu pensamento positivo, mas eu não vejo NADA concreto que indique uma reunião. O tal jornalista pode ter inventado essa história toda.

    E sim! Eu já li diversos anúncios de reunião do Black Sabbath ao longo do tempo e todas sempre desmentidas pelos integrantes, exatamente como desta vez.

    Mas quem é que pode adivinhar o futuro? Vou torcer para que lancem o tal disco novo.

    Se rolar, gostaria que fosse algo na linha do Sabbath Bloody Sabbath ou Sabotage. Mas acho que eles não tem essa coragem de fazer algo experimental de novo, o que era o legal desta fase, sempre inovando.

    Pelo contrário, aposto que vão fazer algo bem tradicional na linha do "The Devil you know" do H&H.

    ResponderExcluir
  5. Tem um monte de coisas rolando por baixo dos panos e que não pode ser divulgada - por enquanto. Por isso eu digo para vocês, como todas as letras, que a reunião JÁ ESTÁ ACONTECENDO.

    ResponderExcluir
  6. Eu fico com a opinião do Ricardo! E esta frase final tem muito conteúdo embutido: "To my old pals Ozzy, Geezer and Bill, sorry about this, I should have known better."

    ResponderExcluir
  7. O Ricardo tem um informante dentro do lance!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Os caras não querem entregar mas : http://www.birminghammail.net/news/top-stories/2011/08/17/black-sabbath-we-re-not-saying-there-s-no-reunion-says-iommi-s-manager-97319-29253818/#ixzz1VIngAVvl

    ResponderExcluir
  9. Concordo contigo,a reunião já deve estar acontecendo, mas ainda pode dar merda e desandar. Taí o Van Halen que não desenrolou essa volta até hoje. Ainda mais se você considerar que se o Ozzy está envolvido, então a Sharon também está e pode melar tudo a qualquer momento. Só nos resta ter fé.

    ResponderExcluir
  10. A história do Van Halen não é bem assim. Como a reunião não rolou? A banda tem tocado direto pelos EUA. O que falta é o disco, mas não dá pra falar que não rolou ...

    ResponderExcluir
  11. Tá certo, me expressei mal. Não é que não rolou mas apenas uma série de shows dentro dos EUA para uma das maiores bandas da história do rock é muuuito pouco cara. Sem nenhum material novo ou mesmo referente à turnê. E isso vêm se arrastando há alguns anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.