Ancient VVisdom: crítica de 'A Godlike Inferno' (2011)


Nota: 9

Fundado em 2009, o quarteto texano Ancient VVisdom (com dois V's mesmo, e não com W) lançou em 2011 o seu primeiro disco, A Godlike Inferno. E o que temos nas oito faixas do álbum é um som diferente, rico em melodias e pra lá de cativante.

Pra começo de conversa, o som do Ancient VVisdom é um tanto difícil de classificar. As faixas são predominantemente acústicas, com um ou outro instrumento elétrico ou de percussão. O senso de harmonia dos caras é gigantesco, resultando em um trabalho cativante.

As letras, porém, vão por outro caminho. Os temas levam o ouvinte de volta ao final dos anos 60 e início da década de 70, quando uma legião de bandas compunha inspirada nos escritos de Anton LaVey, autor da Bíblia Satânica e da Igreja de Satã. Isso faz com que A Godlike Inferno soe soturno, arcano e maligno. A estrutura de suas músicas remete a um culto ao demônio. O refrão da belíssima “The Opposition”, por exemplo, faz com que todos cantemos juntos “Hail to thee, Lord Lucifer / I sing praises to thee / and I suffer no longer”.

O trabalho de composição é primoroso. Todas as faixas possuem uma estética atraente. O aspecto ritualístico das canções faz com que, ao dar play, o ouvinte sinta o clima mudar, com o breu invadindo pouco a pouco o ambiente.

Ainda que não estilisticamente, mas sim no conceito, o Ancient VVisdom alinha-se com bandas como Ghost e Devil's Blood (não à toa, a banda rodou os EUA ao lado do Ghost e do Blood Ceremony durante todo o mês de janeiro), que também despejam suas letras com teor satânico embaladas em sonoridades atraentes, repletas de melodia e, aparentemente, inofensivas. Porém, acontece com A Godlike Inferno o mesmo que ocorre ao colocar discos como Opus Eponymous e The Time of No Time Evermore para rodar: é impossível parar de ouvir, com as notas que saem das caixas de som exercendo um poder enfeitiçador.

Além de “The Opposition”, merecem destaque também “Alter Reality”, “Necessary Evil”, “Lost Civilization” e “World of Flesh”, todas grudentas e atraentes à primeira audição.

A Godlike Inferno é um disco excelente, e que, mesmo não podendo ser enquadrado no termo heavy metal pela sua sonoridade, é, sem dúvida, mais sombrio, sinistro e fúnebre que muito álbum lançado por grupos de metal extremo.

Recomendo, e assino embaixo!


Faixas:
  1. Alter Reality
  2. The Opposition
  3. Necessary Evil
  4. Forever Tonight
  5. Lost Civilization
  6. Devil Brain
  7. World of Flesh
  8. Children of the Wasteland

Comentários