Avatar: crítica de 'Black Waltz' (2012)


Nota: 8

Quarto trabalho da banda sueca Avatar, Black Waltz é um disco ousado. Nele, o grupo abandona de vez o death metal melódico e mergulha fundo em uma sonoridade totalmente nova, que mescla o heavy metal com elementos industriais, góticos e até mesmo dançantes. O resultado é um disco que assustará os mais ortodoxos, mas reservará ótimas surpresas para quem tem a cabeça mais aberta.

Com um visual carregado e uma performance extremamente teatral, o quinteto formado por Johannes Eckerström (vocal), Jonas Jarlsby (guitarra), Simon Andersson (guitarra), Henrik Sandelin (baixo) e John Alfredsson (bateria) demonstra ter ouvido muito Marilyn Manson, Deathstars e, principalmente, Rammstein, durante os três anos que separam Black Waltz de seu antecessor, batizado com o nome da banda e lançado em 2009. O som que sai das caixas ainda mantém alguns elementos dos discos anteriores, principalmente no trampo das guitarras, mas o restante soa totalmente diferente. Baixo e bateria constróem grooves incessantes, enquanto as batidas são retas e pesadas. E o vocal de Eckerström vai do mais extremo gutural a passagens limpas, onde emula o timbre de Marilyn Manson – ouça “Let it Burn” e comprove. Não à toa, a primeira faixa do disco se chama “Let Us Die”, como que avisando os fãs de que a banda que eles conheciam anteriormente não existe mais.

Doentio, pertubador e com um ar meio circense, Black Waltz é um álbum muito interessante, pois experimenta novas possibilidades para o heavy metal. Além disso, vai um pouco além das influências citadas por sempre manter, em cada composição, algo mais próximo do metal mais convencional, seja nos solos, nas melodias ou nos refrões, um dos pontos fortes do grupo. A longa "Use Your Tongue", última faixa do disco, é o melhor exemplo dessa alquimia, até com uns toques de blues.

Uma grande surpresa, afinal poucas bandas teriam coragem de se reinventar completamente após 10 anos de carreira. Se você não tem medo de experimentar novos sons, irá curtir.


Faixas:
  1. Let Us Die
  2. Torn Apart
  3. Ready for the Ride
  4. In Napalm
  5. Black Waltz
  6. Blod
  7. Let it Burn
  8. One Touch
  9. Paint Me Red
  10. Smells Like a Freakshow
  11. Use Your Tongue

Comentários