Obituary: crítica do DVD 'Live Xecution Party San 2008' (2009)


Nota: 8,5

Lançado originalmente em outubro de 2009 lá fora, este DVD do Obituary ganhou edição nacional finalmente em 2011, em mais um grande lançamento da Shinigami Records.

Segundo vídeo ao vivo lançado pela lendária banda norte-americana, uma das mais influentes e importantes da história do death metal – o anterior foi Frozen Alive (2006) -, Live Xecution Party San foi gravado na edição de 2008 do festival alemão mencionado no título, e traz a banda promovendo o álbum Xecutioner's Return, de 2007. Mas não espere um setlist baseado apenas em canções novas. Apresentando-se em um festival, a banda inseriu clássicos como “Chopped in Half”, “Turned Inside Out” e “Slowly We Rot” no set, levantando a plateia nos momentos certos. É claro que um número maior de faixas mais antigas agradaria os fãs, mas uma banda não vive do passado, correto?

Esbanjando energia, o grupo mostra um show agressivo e violento, características que ficam ainda mais evidentes não só pela experiência dos músicos, mas também pela técnica de cada um. O guitarrista Ralph Santolla (ex-Deicide e Iced Earth), por exemplo, é um monstro nas seis cordas, e usa como poucos o domínio que possui no instrumento para levar a música a limites ainda mais extremos.

O DVD conta com alguns extras, como takes alternativos de faixas que já estão no vídeo principal. No geral, nada que agregue muito. Isso, normalmente, deporia contra o resultado final, mas o show principal é tão bom que não senti necessidade de material adicional.

Tendo como figuras centrais os irmãos John e Donald Tardy – vocalista e baterista, respectivamente -, o Obituary escreveu o seu nome na história com álbuns clássicos como Slowly We Rot (1989), Cause of Death (1990) e The End Complete (1992). Ao lado de bandas como o Death, Deicide e Morbid Angel, o grupo é um dos maiores ícones do death metal. Por essa razão, é extremamente positivo assistir a um show recente do grupo e perceber que a banda ainda mantém o fogo nos olhos e a atitude que a levou a fama.

Longa vida ao Obituary! A música pesada agradece!


Faixas:
  1. Find the Arise
  2. On the Floor
  3. Chopped in Half
  4. Turned Inside Out
  5. Forced Realign
  6. Insane
  7. Face Your God
  8. Dethroned Emperor
  9. Evil Ways
  10. Drop Dead
  11. Contrast the Dead
  12. Second Chance
  13. Stand Alone
  14. Slow Death
  15. Slowly We Rot

Comentários