A música da série True Blood

True Blood é uma série produzida e transmitida pela HBO. O primeiro episódio foi ao ar em 7 de setembro de 2008, e atualmente o seriado está em sua quinta temporada. As quatro primeiras podem ser adquiridas em boxes de DVDs, à venda em grandes redes de todo o Brasil.

Resumindo a história para quem nunca assistiu, True Blood tem um ponto de partida muito interessante: cientistas conseguem sintetizar o sangue humano, produzindo-o em escala industrial. O produto é lançado no mercado com o nome de True Blood, fazendo com que os vampiros saiam das sombras onde estavam durante séculos e convivam com os humanos. Além dos nossos amigos com caninos avantajados, a série é povoada por diversas outras criaturas fantásticas como lobisomes, transmorfos e fadas.

Todo esse universo vem embalado em uma estética e uma fotografia que remetem ao lado mais caipira dos Estados Unidos - o ponto central da série é a minúscula e fictícia cidade de Bon Temps, no interior da Louisiana - e a uma alta carga de sensualidade. Cenas de nudez e com forte apelo sexual são onipresentes nos episódios, tornando tudo ainda mais interessante.

E essa trama toda vem acompanhada por uma ótima trilha sonora, que é o assunto sobre o qual vamos falar neste artigo. A música é um fator fundamental em True Blood, responsável por deixar tudo ainda mais perturbador, sensual e autêntico. Gary Calamar, um dos responsáveis pela trilha, afirma que queria dar ao seriado um “blues pantanoso e assustador”. E ele conseguiu. Variando entre clássicos do blues e do country e sons mais atuais - mas com essa característica -, os produtores de True Blood criaram uma trilha sonora espetacular, que está entre as melhores das últimas décadas.

Pode-se dizer que há uma certa influência de Quentin Tarantino na maneira como a música é inserida em True Blood. Indo um pouco mais além, é possível afirmar que, de modo geral, Tarantino criou um padrão, uma escola, muito eficiente, que serve como uma espécie de guia de como criar uma trilha de grande apelo pop tanto para filmes quanto para seriados de TV. Investindo primordialmente em nomes de pouca expressão e deixando os medalhões de lado, os discos com a trilha de True Blood servem como vitrine, apresentando diversos novos artistas para o grande público.



Já foram lançados três CDs reunindo músicas da trilha da série. Dois dos três discos contam com a faixa presente na abertura, a ótima “Bad Things”, de Jace Everett - assista acima a abertura. Além disso, há um disco exclusivo com a trilha original, composta por Nathan Barr. A qualidade do trabalho foi reconhecida não apenas pelo público - que consumiu vorazmente os discos - mas também pela crítica, que deu à música de True Blood diversos prêmios, além de duas indicações ao Grammy.

Outro ponto interessante é que cada episódio de todas as cinco temporadas da série é batizado com o nome de uma composição. Geralmente, a canção que dá nome ao capítulo toca durante os créditos finais. O primeiro episódio, por exemplo, tem o título de “Strange Love”, e, ao longo dos anos, os espectadores assistiram tramas batizadas com denominações como “Timebomb”, “Beautifully Broken”, “It Hurts Me Too”, “Me and the Devil”, “Spellbound”, “Burning Down the House”, “Turn! Turn! Turn!”, “Somebody That I Used to Know” e “Everybody Wants to Rule the World”, todos títulos de canções conhecidas.

Abaixo você confere o tracklist dos três volumes com a trilha sonora de True Blood:
True Blood (2009)

1 Jace Everett - Bad Things  
2 C.C. Adcock - Bleed 2 Feed
3 Lucinda Williams - Lake Charles
4 Lee Dorsey - Give It Up
5 Th' Legendary Shack Shakers - Swampblood
6 Cobra Verde - Play With Fire
7 The Watson Twins - Just Like Heaven
8 The Flying Burrito Bros - Christine's Tune (aka Devil in Disguise)
9 Ryan Adams - Two
10 Slim Harpo - Strange Love  
11 Allen Toussaint - From a Whisper to a Scream
12 Dr. John - I Don't Wanna Know
13 John Doe & Kathleen Edwards - The Golden State
14 Little Big Town - Bones


True Blood Volume 2 (2010)

1 M. Ward - Howlin' for My Baby
2 Jace Everett & C.C. Adcock - Evil (Is Going On)
3 Beck - Bad Blood
4 Robbie Robertson - How to Become Clairvoyant
5 Jr. Walker & the All Stars - Shake and Fingerpop
6 Screamin' Jay Hawkins - Frenzy
7 Elvis Costello with Lucinda Williams - Kiss Like Your Kiss
8 Buddy & Julie Miller - Gasoline and Matches
9 Chuck Prophet - You Did (Bomp Shooby Dooby Bomp)
10 The 13th Floor Elevators - You're Gonna Miss Me
11 Eels - Fresh Blood
12 Thievery Corporation - The Forgotten People (Bon Temps Remix)
13 King Britt & Sister Gertrude Morgan - New World in My View
14 Bob Dylan - Beyond Here Lies Nothin'


True Blood Volume 3 (2011)

1 Karen Elson Feat. Donovan - Season of the Witch
2 Gil Scott-Heron - Me and the Devil
3 Slim Harpo - Te Ni Nee Ni Nu
4 Neko Case and Nick Cave - She's Not There   
5 PJ Harvey and Gordon Gano - Hitting the Ground
6 Siouxsie and the Banshees - Spellbound
7 Damien Rice - 9 Crimes [Demo]
8 Nick Lowe - Cold Grey Light of Dawn
9 Cary Ann Hearst - Hell's Bells
10 Jakob Dylan and Gary Louris - Gonna Be a Darkness
11 Blakroc - What You Do to Me
12 Massive Attack - Paradise Circus
13 The Heavy - And When I Die
14 Jace Everett - Bad Things


E abaixo você pode ouvir algumas das melhores canções presentes na trilha:



Resumindo: se você quer assistir uma boa série, que prende a atenção e acompanha por uma trilha sonora de primeira, True Blood é uma ótima opção!


(Matéria publicada originalmente em 20 de agosto de 2012)

Comentários

  1. 2 coisas; primeiro: Se vc procurar nos torrents da vida tem trilhas de True Blood de todas as temporadas mais completas do que os discos oficiais, com muito, mas muito mais músicas e segundo, um seriado que tem uma ótima trilha sonora é sem dúvida Sons of Anarchy

    ResponderExcluir
  2. Não só a música de True Blood é bom, o show é incrível, você sabe que a sétima temporada vontade ser o último?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.