Patti Smith: crítica de Banga (2012)

Banga, décimo primeiro álbum da esparsa trajetória musical de Patti Smith, começa exatamente como Horses, o primeiro: com a cantora declamando suas tradicionais spoken words sobre uma nota de piano. Em seguida, com a guitarra de Lenny Kaye, seu comparsa desde o início dos anos 70, entrando e dando o tom.

Em 1975, Patti debutou dizendo que "Jesus morreu pelos pecados de outras pessoas, não pelos meus / Meus pecados são só meus, eles pertencem a mim". Agora, a cantora garante que "Estamos indo ver o mundo / Um lugar onde colocamos pias batismais e inúmeros foram batizados".

Na alegoria, um mundo em forma de disco, que vem para nos apresentar uma infinidade de referências. Homenagens e/ou citações que transitam entre experiências de vida da própria Patricia Lee Smith. Como cantora, escritora, poetisa, ativista ou "sacerdotisa punk". Quando tudo se junta, pouco importa.

Passados 37 anos, o primordial é que, apesar de a temática e os versos serem distintos, a poesia em forma de canção desenvolvida por Patti segue a mesma. Quiçá, até melhor, o que mostra que as semelhanças com o passado se dão por pura continuidade, e não por necessidade programada.

Voltando ao início do disco, se Horses tinha em "Gloria" sua primeira canção - com Patti acendendo uma vela para Van Morrison -, Banga começa com "Amerigo", que logo de cara destila a primeira referência: Américo Vespúcio, navegador italiano que dá nome não apenas à faixa que abre o álbum, mas também ao Novo Mundo para os europeus, mencionado no verso supracitado.

Amerigo já revela também um fator importante: apesar da categoria de Lenny Kaye, o grande destaque em termos de composição é o baixista/tecladista Tony Shanahan. Além da primeira, Tony é responsável pelas três melhores canções de Banga: "April Fool" (primeiro single), "This is the Girl" e "Maria".

Lenny contribui com "Fuji-san", "Seneca" e "Constatine's Dream". Já o batera Jay Dee Daugherty, que também acompanha Patti Smith desde os 70's, assina a exótica "Mosaic". Como uma autêntica singer-songwriter, Patti fica com os créditos de "Banga", "Tarkovsky (The Second Stop is Jupiter)" e "Nine".

 

As letras, evidentemente, são todas da poetisa, que as escreveu entre 2008 e 2011 em diversas partes do globo. E aqui é preciso ressaltar a importância de como cada aspecto cultural, por mais singelo ou costumeiro que aparente ser, ganha outra proporção lírica nos versos de Patti.

Cada palavra empregada ao longo das onze músicas tem seu propósito. A começar justamente por Banga, nome do cão de Pilatos no romance O Mestre e Margarida, do russo Mikhail Bulgákov, e que reflete o conceito de lealdade, que a cantora gosta de exemplificar citando seus companheiros de banda.

As referências não param por aí e se estendem a Nicolai Gogol (em "April Fool"), Amy Winehouse (em "This is the Girl"), Johnny Depp (em "Nine") e ao sismo/tsunami de Tohoku, em março de 2011, no Japão (em "Fuji-san"). O ápice, no entanto, fica por conta da homenagem à atriz francesa Maria Schneider, com "Maria", canção mais bonita do disco e na qual Patti dá uma aula de interpretação.

Não bastasse a qualidade inerente ao material, gravação e mixagem ficaram a cargo de Stewart Lerman no renomado Electric Lady, em Nova York. O processo demorou um pouco devido aos compromissos de Patti com a divulgação do livro Só Garotos. Nada que pudesse arranhar um trabalho primoroso, singular e que perpassa rock, folk e proto-punk com supremo conhecimento de causa.

Completando o giro de 360 graus, Banga se reencontra com Horses na medida em que tem em "Constantine's Dream" e seus dez minutos de duração o espelho perfeito para a suntuosa "Land", do disco de estreia, e também se encerra com um cover: "After the Gold Rush", do velho Neil, com a participação de várias crianças. Nas palavras da própria Patti: "All our children, the hope of the world, embarking on adventures of their own". Que assim seja.

Nota 9,5

Faixas:

1 Amerigo 4:36
2 April Fool 3:46
3 Fuji-san 4:13
4 This Is The Girl 3:49
5 Banga 2:50
6 Maria 5:05
7 Mosaic 4:12
8 Tarkovsky (The Second Stop Is Jupiter) 4:50
9 Nine 5:02
10 Seneca 5:39
11 Constantine's Dream 10:19
12 After The Gold Rush (Neil Young) 4:13

(por Guilherme Gonçalves)

Comentários