Sulphur Aeon: crítica de Swallowed By The Ocean's Tide (2013)

Se 2013 tem gerado boas expectativas por conta da quantidade de nomes consagrados que prometem lançar novos e qualificados discos, é possível dizer também que o ano começou com gratas surpresas entre os novatos. Uma delas é o Sulphur Aeon, formado na Alemanha em 2010 e que em 11 de janeiro soltou Swallowed By The Ocean's Tide, seu álbum de estreia.

O power trio formado por T. (Torsten Horstmann, guitarra e baixo), M. (Martin Hellion, vocal) e D. (Daniel Dickmann, bateria) pratica um death metal ríspido, no entanto, com um dos pés totalmente fincado no black metal. A linha que separa os dois estilos no som da banda é mais do que tênue. Quase imperceptível.

Some-se a isso a obsessão temática por H.P. Lovecraft, pela entidade cósmica Cthulhu e pelo viés sorumbático da fossa oceânica - vide a acachapante arte gráfica da capa, a cargo do sueco Ola Larsson -, e o que se tem é um disco obscuro liricamente e que reflete isso em sua sonoridade. 

Os riffs têm cheiro de enxofre (sulphur). Há algumas passagens ultravelozes, porém outras bem climáticas, nas quais alternam-se frases com tremolo e power chords, respectivamente. O vocal é sufocante, tanto quanto a constante sensação de estar mergulhado na porção mais abissal do oceano.

De certa forma, duas bandas são exemplos úteis no sentido de condensar o som praticado pelo Sulphur Aeon. Primeiro, o Dissection em seus primórdios, na fase dos clássicos The Somberlain e Storm Of The Light's Bane. Em uma escala um pouco menor, o Hypocrisy. Porém, nada que coloque em xeque a originalidade desses alemães de North Rhine-Westphalia.

A introdução "Cthulhu Rites" abre bem o álbum e já escancara quão sombrio é o que está por vir. As duas faixas seguintes, "Incantation" e "Inexorable Spirits", são os dois grandes destaques do trabalho. Vale ressaltar ainda a homônima "Swallowed By The Ocean's Tide" (totalmente Dissection), "Those Who Dwell In Stellar Void" e o encerramento com uma excelente versão de "Zombi", instrumental composta pelo italiano Fabio Frizzi, conhecido por colaborar com trilhas para o diretor de terror Lucio Fulci.

Por outro lado, há também pontos que testemunham contra a banda. Não há muitas variações e o álbum fica homogêneo em demasia, por vezes repetitivo. Além disso, a produção ainda pode evoluir bastante, já que em determinados momentos o som dos instrumentos fica embolado.

Entretanto, nada que mais experiência não ajuste. Afinal, o Sulphur Aeon tem apenas três anos de estrada, acabou de lançar seu debut e já figura como nome promissor no cenário death/black metal. Ainda não é uma banda pronta, 100% consolidada. Mas, tendo em vista a densidade obtida em Swallowed By The Ocean's Tide, caminha a passos largos para isso.

Nota 7,5
 

Faixas:

1 Cthulhu Rites 1:35
2 Incantation 4:07
3 Inexorable Spirits 4:49
4 The Devil's Gorge 4:28
5 Where Black Ships Sail 3:39
6 Swallowed By The Ocean's Tide 4:39
7 Monolithic 3:54
8 From The Stars To The Sea 4:38
9 Those Who Dwell In Stellar Void 4:35
10 Beneath. Below. Beyond. Above. 4:43
11 Zombi 3:37
 
Por Guilherme Gonçalves
 

Comentários