Bon Jovi: crítica de What About Now (2013)

Colocar para rodar o novo disco do Bon Jovi, What About Now, sem avisar aos ouvintes de que banda se trata, pode gerar interpretações interessantes. O primeiro single e faixa de abertura, “Because We Can”, por exemplo, remete aos piores momentos de boy bands como, pasmem, o Backstreet Boys. E isso é só o início...

Produzido por John Shanks (Van Halen, Miley Cyrus, Miranda Cosgrove) ao lado de Jon Bon Jovi e Richie Sambora, What About Now é o décimo-segundo álbum da banda norte americana e o sucessor de The Circle (2009). O trabalho conta com doze faixas compostas pelo vocalista e pelo guitarrista em parceria com Shanks e o hitmaker Desmond Child.

Não há sombra de qualquer coisa parecida com rock na maior parte de What About Now. As composições apresentam um pop plastificado e muito distante da sonoridade que levou a banda ao topo das paradas. É música insípida, produzida por roqueiros vestidos com roupas esportes beges, sentados despreocupadamente em suas imensas mansões. Tudo soa inofensivo e, acima de tudo, com qualidade rasteira.

Jon Bon Jovi já compôs linhas vocais muito mais inspiradas, escreveu letras bem mais interessantes e cantou com muito mais alma. Richie Sambora, dono de uma técnica acima de qualquer suspeita e um ótimo backing vocal, soa apagado e totalmente no piloto automático. O restante da banda - o tecladista David Bryan, o baixista Hugh McDonald e o baterista Tico Torres, todos excelentes instrumentistas - assume o seu papel de coadjuvante e parece sentir-se confortável com isso.

“Pictures of You” é uma tentativa de soar como o U2, enquanto a genérica balada “Amen” poderia muito bem fazer parte do repertório de ídolos teen como Justin Bieber. E o resto das faixas segue a mesma linha, com nenhuma composição memorável e que chame a atenção - a não ser pela sensação de derivação extrema de tudo que você já ouviu antes.

What About Now, em sua essência, é um disco sem sentido. Não há nenhuma razão, entre as suas doze faixas, que justifique a sua existência. Pouco inspirado, com composições que tentam claramente soar como singles mas conseguem ser apenas sonolentas, mostra um Bon Jovi notadamente envelhecido, mas não admitindo isso. É a trilha sonora perfeita para aqueles tiozinhos que estão beirando os 50 anos, fazem bronzeamento artificial e usam camisetas “descoladas” menores que o seu número na tentativa de pareceram modernos.

Constrangedoramente fraco, What About Now é um desafio à paciência até do fã mais dedicado do Bon Jovi.

Passe longe.

Nota 2

 
Faixas

1 Because We Can
2 I’m with You
3 What ABout Now
4 Pictures of You
5 Amen
6 That’s What the Water Made Me
7 What’s Left of Me
8 Army of Ones
9 Thick as Thieves
10 Beautiful World
11 Room at the End of the World
12 The Fighter

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Verdade seja dita, há pelo menos 05 discos o Bon Jovi está nessa viagem de músicas diluídas e inofensivas em excesso. Está certo que a banda sempre foi inofensiva, mas nada está tão ruim que não possa piorar. Parodiando a fala demagógica do presidente e o título de uma das músicas desta bomba: "No, They can´t!!!!!!".

    ResponderExcluir
  2. Bon Jovi não faz algo relevante desde 1995.

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que venho dizendo a mesma coisa Ricardo. O Bon Jovi meio que "perdeu" o rumo, tentando abocanhar uma fatia de fãs mais jovens, e isso fez com que caísse na mesmice.

    Me parece que a fonte secou e, mesmo assim, eles tentam continuar. Me parece.

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkkkkkk, eu sou fan desse site.
    Como assim nota 2?
    Bon Jovi pra mim se perdeu naquelas baladas românticas dos anos 90 e nunca mais voltou. Uma pena desperdiçar tantos músicos criativos e talentosos com 100,000,000 Bon Jovi Fans Can't Be Wrong.

    Uma pena.
    Por outro lado, sei que o show no rock n rio vai seu foda. Isso que num dá pra entender, né? A banda ainda dá um caldo, mas sonega isso nos discos.

    http://en.wikipedia.org/wiki/100,000,000_Bon_Jovi_Fans_Can't_Be_Wrong

    ResponderExcluir
  5. What About Now, em sua essência, é um disco sem sentido. Não há nenhuma razão, entre as suas doze faixas, que justifique a sua existência.
    Essa é a frase que resume a sensação que eu tive quando arrisquei ouvir esse disco, pensei que o Bon Jovi, com toda a estrada que tem, tivesse resolvido a fazer finalmente um disco relevante, mas, não estacionaram na zona de conforto e cometeram mais um disco completamente dispensável. Não consegui ouvir além da segunda música, grande resenha, Cadão, abraço

    ResponderExcluir
  6. Confesso que deixei de escutar Bon Jovi assiduamente desde o These Days, que pra mim foi o último álbum que prestou. Ainda sim, hits como It's my live, One wild night e Have a nice day tinham alguma energia. Eu nem escutei esse disco novo, mas pelo visto nem preciso. Deve ser chato como os dois álbuns anteriores. Espero que a banda crie coragem de lançar algo a altura do que fez seu sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que como fã da banda ainda tinha esperança de que após ouvir 'Because We Can', o resto do disco pudesse ser diferente. Mas não é. É fraco, inofensivo e maçante. Como disse um colega nos comentários, parece que fonte secou mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.