Clutch: crítica de Earth Rocker (2013)

Originário de Maryland, o Clutch está na ativa desde 1990, e nesse meio tempo partiu da sonoridade mais hardcore e desenvolveu um estilo bem próprio, misturando heavy metal com blues, southern e funk, que garantiu a sua música uma série de participações em rádios e programas televisivos nos Estados Unidos.

Em 2013 eles chegam ao seu décimo álbum de estúdio, Earth Rocker, lançado em 15 de março pelo seu próprio selo, Weathermaker Music, e resgatam a sua parceria com o produtor Machine, fato que não ocorria desde Blast Tyrant, de 2004.

A despojada faixa título abre Earth Rocker com um rock’n roll dos mais básicos, construído sobre um grudento riff que basicamente apresenta em poucos minutos o direcionamento empoeirado e antiquado do restante do álbum (vejam bem, isso não é uma ofensa). "Crucial Velocity" traz um hard bem blueseiro, típico daqueles palcos apertados no canto de bares esfumaçados, enquanto a curta e direta "Mr. Freedom" se baseia naquele andamento grooveado do southern rock. E por falar nisso, a gaita, elemento importantíssimo no som do Clutch, aparece como personagem principal na dançante "D.C. Sound Attack!", um destaque imediato graças à união entre metal e blues (de forma efetiva, bom ressaltar), que também está, de forma mais tímida, na hard acelerado de "Unto the Breach", que parece saída de algum lugar entre as décadas de setenta e oitenta.

Lembram-se da sensação de estar em um bar dos mais sujos e escuros, em algum canto árido e esquecido dos Estados Unidos, com uma banda tocando em um dos cantos? "Gone Cold" transporta facilmente para esse ambiente com o seu andamento semi-embriagado, um espírito que se mantém na cadenciada "The Face", uma versão sulista da primeira fase do Black Sabbath. Enquanto isso, encaixadas de forma eficiente nesse momento do disco, "Book, Saddle and Go" e "Cyborg Bette" apresentam simplicidade quase exagerada e remetem diretamente aos primeiros álbuns dos americanos, bem diferente da arrastada e hipnótica "Oh, Isabella". Em mais uma ótima amostra da sua música bem característica, "The Wolf Man Kindly Requests..." encerra o trabalho com a mescla de heavy metal com blues e toques chapados de groove e southern, exaltando ainda mais a sonoridade bem suja que eles aparentemente buscaram nesse álbum.

E esse direcionamento se mostrou muito bem encaixado na fórmula do Clutch, o que, se não torna Earth Rocker um disco genial ou divisor de águas, mostra uma banda aprimorando a sua própria identidade, mesmo depois de uma longa carreira (e sim, seguindo as tendências musicais do cenário atual), resultando em faixas equilibradas, bem compostas, que soam bem relaxadas, simplesmente observando o mundo girar e satisfeitas com si próprias. Ou seja, um excelente álbum para simplesmente botar pra rodar e ouvir despretensiosamente.

Nota 8,5

1. Earth Rocker
2. Crucial Velocity
3. Mr. Freedom
4. D.C. Sound Attack!
5. Unto The Breach
6. Gone Cold
7. The Face
8. Book, Saddle, and Go
9. Cyborg Bette
10. Oh, Isabella
11. The Wolf Man Kindly Requests...

Por Rodrigo Carvalho, do Progcast

Comentários