Rhino Records anuncia box set com 10 discos do ZZ Top (todos com a mixagem original)


Quando o CD surgiu e tomou conta do mercado, substituindo os discos de vinil, uma das ideias mais estúpidas das gravadoras foi relançar alguns títulos com novas remasterizações substituindo as originais. Entre as mais notórias vítimas dessa iniciativa estavam os primeiros álbuns do ZZ Top, que tiveram a empoeirada sonoridade original substituída pelos timbres saturados e eletrônicos tão em voga no final da década de 1980 e início da de 1990.

Agora, finalmente, essa questão foi resolvida. A Rhino lançará no próximo dia 10 de junho o box The Complete Studio Albums 1970-1990, com os 10 álbuns gravados pelo trio no período em questão. O pacote inclui os discos ZZ Top’s First Album (1971), Rio Grande Mud (1972), Tres Hombres (1973), Fandango! (1975), Tejas (1976), Degüello (1979), El Loco (1981), Eliminator (1983), Afterburner (1985) e Recycler (1990). Todos tiveram sua mixagens originais mantidas, para alívio dos fãs. Esta também é a primeira vez que ZZ Top’s First Album, Rio Grande Mud e Tejas ganham edições em CD com as mixagens originais. Os tracklists também seguem o antigo alinhamento, sem faixas extras.


Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Legal demais esse box do ZZ Top. Ricardo, vc tem mais infos sobre o box do Sepultura que tá saindo no Brasil pela Universal? Vi umas imagens e parece que os CDs vem naquelas capinhas de papelão sem encarte. Nada de faixas bônus. Nem a Orgasmatron consta no Arise. Tenho um box desses da Universal do Echo and the Bunnymen. É aquela coisa, o preço é atrativo, mas a embalagem dos discos parecem aqueles cds demo que vemos por ae. Esse do ZZ Top a qualidade é outra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alysson, não sabia desse box do Sepultura. Manda o link aí pra gente ver.

    ResponderExcluir
  3. Já tá em pré-venda na Saraiva. Segue o link que vi, mas não tem muita informação: http://www.punknet.com.br/sepultura-anuncia-o-lancamento-do-box-sepultura-the-complete-max-cavalera-collection-1987-1996/

    ResponderExcluir
  4. Grande notícia!
    Confesso que estou mergulhando no ZZ Top a pouco tempo, mas completamente apaixonado!
    Não acredito qu enunca dei tanta importância ao trio.
    Já o box do Sepultura parece ser mais um daqueles caça-níqueis que sempre aparece no mercado de tempos em tempos, também, com um nome fajutinho como The Complete Max Cavalera Collection, acho que serão só os discos e mais nada de novo. Duvido que a banda tenha algo a ver com isso, tem cara de coisa de gravadora.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a parte do texto que diz: As gravadoras foram estupidas em acabar com o vinil e também por alterar os discos na hora de digitaliza-los.

    Eu tenho metade dos discos que vão sair nesse box. Comprei aquela série de álbuns clássicos, que vem com cinco ou três álbuns e não achei de todo ruim, as capas são as originais do vinil nesse caso, mas elas são simples. Acho que vou comprar esse box, pois o First Album, Tejas, El Loco, Afterburner e o Recycler eu não tenho.

    Gosto muito dessa banda e acho que esse box deveria ter uma versão em vinil também.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo, um detalhe apenas: Não são novas remasterizações, diferentes das originais. São remixagens diferentes. Sei que você sabe disso, pois logo adiante você disse o certo - mixagem original.

    É possível baixar os discos originais do ZZ Top dos anos 70 com as mixagens originais via torrent, para quem quer conhecer como é o som original de época. É eles estão quase completos no youtube.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, um detalhe apenas: Não são novas remasterizações, diferentes das originais. Podem até ser, se forem com mixagens diferentes. São diferentes por terem remixagens diferentes. Sei que você sabe disso, pois logo adiante você disse o certo - mixagem original.

    É possível baixar os discos originais do ZZ Top dos anos 70 com as mixagens originais via torrent, para quem quer conhecer como é o som original de época. E eles estão quase completos no youtube.

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha o box set "Chrome, Smoke & BBQ", aquele em formato de uma cabaninha fuleira do Texas. O box é lindo! Fora que apresenta pela primeira vez em CD a mixagem original dos CDs dos anos 70. Além disso, conta com várias inéditas, incluindo as do Moving Sidewalkings, banda pré-ZZ Top do Billy Gibbons e mais puxada para o som psicodélico.

    E eu fiquei puto de saber que o som da bateria dos meus CDs do ZZ Top comprados nos anos 90 havia sido mexido. Realmente, o som era meio irreal para a época.

    Bom, acabo de adquirir o box pela Amazon (pré-venda), deu R$ 134,00 já com o frete. Uma pechincha para DEZ DISCOS!!! Não tem como! Sou fã do ZZ Top há muito tempo e esse box vale MUITO à pena.

    Bela dica, parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  9. Ah sim: o box do Sepultura citado pelo colega aqui nos comentários é UM LIXO!

    Naturalmente, é um produto 100% nacional. Sabem como é, no Brasil a máxima é se dar bem com o menor esforço possível.

    Esse box, com os CDs numa capinha fuleira sem encarte nem nada, me lembram as edições nacionais dos anos 90. Enquanto que eu comprava um CD nacional com encarte frente e verso (alguns ainda com aquele infame guia de "como usar o CD"), o gringo vinha completaço! Não à toa que quando o dólar caiu para inacreditáveis R$ 1,20, eu SÓ comprava CD gringo. Saía até mais barato, pois o custo de produzí-lo nos EUA, mesmo com imposto alto na importação, ainda o fazia ficar mais barato que o nacional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.