Jack White trabalha em documentário sobre os primórdios da indústria fonográfica americana

Depois de relançar clássicos do blues do início do século XX pela sua gravadora, a Third Man Records, Jack White está trabalhando em um projeto que pretende contar a história do mercado fonográfico americano nas longínquas décadas de 1920 e 1930.

Segundo a revista Uncut, White está produzindo um documentário sobre o assunto em parceria com o produtor musical T-Bone Burnett. O filme se chamará American Epic e deve contar com a co-produção de Robert Redford e da BBC.

Burnett disse em entrevista durante a última edição do festival de Cannes que o período mostrado no documentário possui vários fatos curiosos. Um deles mostra que a queda brusca nas vendas de discos não foi um fenômeno exclusivo dos tempos de internet.

Em 1926, a indústria fonográfica caiu 80% em um ano por causa da proliferação do rádio nas grandes cidades. As pessoas de classe média e as ricas que foram capazes de comprar rádios já não queriam comprar discos, porque eles poderiam obter música de graça. Assim, as empresas de gravação, com equipamentos, e nada para fazer com eles, decidiram ir para o sul, onde as pessoas não tinham eletricidade e, portanto, não possuíam rádios. Então, eles começaram a gravar e vender para o sul. Começaram também a gravar as pessoas mais pobres do país e transmitir suas vozes em todo o mundo", contou o produtor à Uncut.

A data de lançamento do documentário não foi divulgada.

Por Nelson Junior

Comentários