Slayer proíbe venda de camiseta em homenagem a Jeff Hanneman


Em mais um capítulo que joga a reputação e o respeito da banda junto aos fãs ladeira abaixo, o Slayer conseguiu suspender e proibir a venda de uma camiseta que homenageava o guitarrista Jeff Hanneman, falecido no início de maio.

A peça, intitulada South of Hanneman, foi desenvolvida pelo artista norte-americano Justin Bartlett, conhecido pelo pseudônimo de The Black Ink Warlock e autor de centenas de ilustrações para revistas e bandas de heavy metal. A renda proveniente com a venda da camiseta seria repassada para instituições de caridade, mas o Slayer não achou isso interessante e proibiu a comercialização.

Em seu site, Bartlett publicou uma nota oficial explicando a situação - leia abaixo:




Poderíamos supor que, pela atitude tomada pelo Slayer, o desejo era que ninguém lucrasse com algo tão triste como a morte de um companheiro de banda e amigo, ídolo de milhões ao redor do mundo. Certo? Errado. Acessando o site oficial do Slayer é possível comprar uma camiseta em homenagem a Jeff, comercializada pela própria banda.

Não é permitido repassar os lucros para instituições de caridade, mas para conta bancária dos integrantes que estão vivos pode, é isso? 



Na boa, Kerry ...

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não achei tão absurdo assim, imagine que alguém estivesse vendendo camisetas da Collector's Room sem autorização do Cadão - mesmo que, supostamente, o dinheiro com a arrecadação fosse repassado pra alguma instituição de caridade, tenho certeza que o Cadão não iria gostar - ah, mas o Cadão poderia entrar em contato etc... bem, no caso do Slayer quem cuida destas coisas obviamente não são os próprios caras mas sim advogados, então a coisa é bem diferente... e a receita da camiseta à venda no site oficial vai para a banda e, claro, também para as pessoas que ficaram com direitos sobre a parte do Jeff, ou seja, família/filhos etc...

    ResponderExcluir
  3. É diferente. A camiseta é uma homenagem ao Jeff, uma ação vinda dos fãs. O $layer só desce a ladeira, na minha opinião ...

    ResponderExcluir
  4. A banda é uma empresa. E como tal possui o direito sobre a imagem de seus membros. Hanneman muito provavelmmente não era adepto da prática de doação para instituições de caridade. E mesmo que fosse, essa é uma ação que deveria partir da banda ou de membros da família do Jeff e não de um fã, por mais bem intencionado que seja. Logo, eu não vejo nada demais em a banda vetar a venda dessa camisa. E não acho nenhum um pouco que isso mancha a reputação da banda ou faz com que perca o respeito.

    Acho que só quem tem uma visão romântica de como funcionam os negócios de uma banda é que fica desiludido com a ação da banda.

    Para finalizar, é engraçado que de uma hora para outra tudo que a banda faz "de errado" é culpa do mercenário do Kerry King.

    ResponderExcluir
  5. Quais as instituições de caridade? Como pode ser dada uma satisfação que as instituições estão recebendo os donativos? Tudo isso tem que ser esclarecido. O Socram deixou bem claro a situação.

    ResponderExcluir
  6. Artur Fernando, a banda é uma empresa, mas também as empresas podem ser criticadas por seus comportamentos ególatras. É por isso que tantas delas buscam adotar agendas socioambientalmente corretas. Quanto à colocar tudo na conta do Kerry King, nada mais natural, afinal, ele é o manda-chuva do "negócio".

    ResponderExcluir
  7. Mas aí que está. O Slayer nunca foi uma banda engajada socialmente, por isso mesmo é estranho cobrar esse comprometimento da parte deles. E eles tem direito de vetarem o uso da imagem da banda ou de um membro dela para que outra pessoa/instituição faça dinheiro com isso, mesmo que seja por uma boa causa.

    Se isso é bom ou ruim, é outro ponto.
    E é engraçado demonizarem tanto o Kerry King se só ouviram um lado da história no caso Dave Lombardo, que foi o do baterista. E a partir disso julgar o cara como mercenário, traidor e outras coisas mais.

    ResponderExcluir
  8. A demonização do Kerry King se dá exatamente pela inabilidade dele em se comunicar com os fãs. Nos últimos anos, o Slayer tem se pautado ou pelo silêncio ou pela falta de transparência. Na crise envolvendo o Lombardo, os fãs "compraram" a versão do baterista porque ele foi a única parte que apresentou uma VERSÃO. O Slayer limitou-se a negá-la, em uma nota evasiva e pouco esclarecedora.

    O mesmo pode ser dito sobre a polêmica envolvendo a saída de Jeff/efetivação de Holt. Sempre pairou uma névoa sobre a história, alimentando dúvidas e especulações. Daí a banda perde a oportunidade de apoiar um belo gesto como este da camiseta... É pedir para ser criticada.

    ResponderExcluir
  9. Não é nos últimos anos, o Slayer é uma banda que não comunica muita coisa à imprensa e seus fãs. Isso fica claro ao ler a biografia da banda lançada em português (e que ganhará uma segunda edição, revisada e ampliada, já que a primeira é bem mal feita).

    O estranho é misturar fatos para ficar com antipatia pela banda. A saída do Lombardo não tem nada a ver com o não licenciamento dessa camisa e também não tem relação com a situação Jeff/Gary Holt.

    ResponderExcluir
  10. Memsagem recebida do próprio Justin, a ler o nosso post sobre o ocorrido:

    South of Hanneman art for personal and non-commercial use only https://www.dropbox.com/l/zsM2TAFz5pqM4kpwafUKob … … pic.twitter.com/vHhyJ9Wv70

    Enjoy!

    ResponderExcluir
  11. Aqui o link completo para fazer o download: https://www.dropbox.com/sh/daw9mpoq5cvofar/8N70yS_wrx?n=23198407

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.