O Caminho Mais Longo, novo livro de crônicas de Márcio Grings

Depois de Drive-in,  livro lançado na última Feira do Livro de Santa Maria, Márcio Grings, autor santa-mariense de 43 anos, coloca na roda sua nova publicação. Trata-se de O Caminho Mais Longo, uma coletânea de 46 crônicas que foram publicadas ao longo de dezesseis meses (2012-2013), sempre às sextas-feiras no Diário de Santa Maria, época em que o autor atuou como cronista do jornal.

Suas histórias falam de temas comuns a todos nós: angústias, alegrias, o previsível gosto pela nostalgia, e o contraditório flerte com a tecnologia e a vida na cidade. Muitas crônicas versam sobre o tempo, solidão, a assumida inaptidão em vivermos sozinhos, a inabilidade com afazeres domésticos, a peculiar relação entre pai e filho, a contemplação da natureza e a busca por uma vida simples. Também estão lá textos que exploram o amor, a amizade, o vai e vem dos relacionamentos, o movimento das estações, a sensação (imaginária ou não) de deslocamento, sonhos e pesadelos e reflexões sobre dilemas da humanidade.

E claro, além das citações literárias, das pinçadas pelos filmes, a música é borrifada incessantemente pelas páginas de O Caminho Mais Longo. Bandas ou artistas como Bob Dylan, Neil Young, Gram Parsons, Rolling Stones, Crosby Stills and Nash, Tim Hardin, Willie Nelson, Grateful Dead, entre tantos outros, fazem a trilha sonora do livro. 

O Caminho Mais Longo será lançado no próximo dia 27 de dezembro, 18h, na Athena Livraria. 
Além de Drive-in, Grings já lançou A Nós, o Clube dos Descontentes (2009), Vivendo À Sombra dos Gigantes (2006), Rock & Roll (2004) e Saindo da Linha (2002), além de ter organizado e participado da coletânea Santa Invasão Poética (2003).

O Caminho Mais Longo é uma publicação independente capitaneada pelo Blog Memorabilia em parceria com a Athena Livraria.  


Comentários