Top 2013 Collectors Room: o resultado final

Nas últimas semanas, publicamos 26 listas com os melhores do ano segundo a nossa equipe e convidados especiais (jornalistas, blogueiros, colecionadores) de todo o Brasil. Agora, chegou a hora de revelar o que essas listas nos mostraram, confeccionando uma lista final com os melhores discos de 2013 segundo o Top 2013 Collectors Room.

De Abyssal a Yeah Yeah Yeahs, foram citados nada mais nada menos que 170 álbuns diferentes. Essa pluralidade e mistura de estilos nos deixa muito orgulhosos, porque, além de pinçar o que de mais relevante o ano nos deu na música, oferece aos leitores e a nós mesmos a oportunidade de ouvir discos pelos quais passamos batido durante o ano, proporcionando a sempre agradável recompensa de descobrir novos sons.

Algumas curiosidades sobre o Top 2013 Collectors Room:

- publicamos 26 listas distintas com 10 discos cada uma

- ao todo, foram citados 170 álbuns diferentes

- o disco mais citado foi 13, do Black Sabbath, presente em 16 das 26 listas. Na sequência, David Bowie (10), Paul McCartney (8), The Winery Dogs (8), Ghost (7) e Queens of the Stone Age (7)

- o álbum com mais números 1 nas listas também foi o último do Black Sabbath, que liderou 4 das 26. Em seguida tivemos Ghost (3), The Winery Dogs (2) e Queens of the Stone Age (2)

A seguinte metodolodia foi aplicada para chegar ao resultado final do nosso Top 2013:

- demos pontos em uma escala de 10 a 1 para cada lista que recebemos, com o primeiro colocado recebendo 10 pontos e o décimo 1 ponto

- também distribuímos um ponto extra para cada vez que determinado disco foi citado. Assim, se um álbum foi citado em 15 listas, recebeu 15 pontos adicionais

- em caso de empate, o primeiro critério foi o número de vezes em que o título foi citado, seguindo pela posição mais alta que ele alcançou

Dito isso, gostaríamos de agradecer a todos que atenderam ao nosso convite e participaram de nosso Top 2013. Obrigado por enviarem as suas listas, e nos vemos no final de 2014 com mais uma maratona semelhante. Você pode conferir todas as listas do nosso Top 2013 clicando aqui. E aproveite e dê uma olhada também nos melhores dos anos anteriores: 2012, 2011 e 2010.

O ano está chegando ao fim, e mais uma vez foi muito bom para todos nós que fazemos a Collectors Room dividirmos a nossa paixão pela música com vocês, nossos leitores, que não apenas nos dão audiência mas também nos ensinam com seus comentários. Esperamos que cada um de vocês siga ao nosso lado em 2014.

A lista abaixo é bastante democrática (tanto em sua construção, já que levou em conta as escolhas de todos os participantes, quanto em sua abrangência) e vai do pop ao metal, passando pelo rock, soul, indie, folk e blues. Dispa-se de seus preconceitos e use-a como guia para descobrir novas bandas, novos sons e novos gêneros.

Com vocês, os 25 melhores discos de 2013 segundo o Top 2013 Collectors Room:

25 Deventter - Empty Set
24 Arcade Fire - Reflektor
23 The Strokes - Comedown Machine
22 Arctic Monkeys - AM
21 Volbeat - Outlaw Gentlemen & Shady Ladies
20 Mavis Staples - One True Vine
19 Manic Street Preachers - Rewind the Film
18 Alice in Chains - The Devil Put Dinosaurs Here
17 Dream Theater - Dream Theater
16 Anciients - Heart of Oak
15 Deep Purple - Now What!?
14 Haken - The Mountain
13 Fates Warning - Darkness in a Different Light
12 Scorpion Child - Scorpion Child
11 Sepultura - The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart
10 Laura Marling - Once I Was an Eagle
9 Tedeschi Trucks Band - Made Up Mind
8 Daft Punk - Random Access Memories
7 Carcass - Surgical Steel
6 The Winery Dogs - The Winery Dogs
5 Paul McCartney - New
4 Queens of the Stone Age - ... Like Clockwork
3 Ghost - Infestissumam
2 David Bowie - The Next Day
1 Black Sabbath - 13

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Eu não vou fazer uma lista, porque vou repetir álbuns que todo mundo já conhece e viu em outras listas, porém vou indicar alguns que não apareceram:

    Sahg - "Delusions of Grandeur"
    Não refleti sobre o álbum que eu considero o melhor do ano, mas com certeza esse estaria concorrendo fácil. Álbum inspiradíssimo, riffs excelentes e muita influência de Black Sabbath. Definitivamente, OUÇA ISSO !!!!

    Black Capricorn - "Born Under The Capricorn"
    Banda de Stoner/Doom com uns elementos atmosféricos e psicodélicos. Quem gosta de Electric Wizard vai adorar !

    Ulver - "Messe I.X - VI.X"
    Ulver me parece ser uma banda muito pouco conhecida no Brasil, mas goza de um certo prestígio mundial. Os caras já tocaram de tudo, de Lo-fi Black Metal à Música Clássica, passando por Folk, Trip-Hop, Ambient... Sugiro não julgar essa banda por um único álbum, mas ler sobre a mesma e procurar ouvir as fases que mais lhe interessam. Este álbum em si é um mix de música Clássica e Ambient, a primeira faixa é maravilhosa. Sugiro escutar isso com as luzes apagadas e viajar rss

    Morne - "Shadows"
    Banda de Sludge Metal, pesada e atmosférica.

    ResponderExcluir
  2. Só queria acrescentar que aqui no Collectors Room quase não falam do Watain e do Alcest. Não é possível, o mundo inteiro tá pagando pau para essas bandas e não sair uma resenha aqui rss. No mais, o site tá muito bom ! Quando eu tiver tempo vou tentar ouvir outros álbuns que eu não conheço.

    ResponderExcluir
  3. Essa lista não é muito eu, digamos assim... Já tentei o de Daft Punk e o de Black Sabbath e não gostei. Em algum momento eu vou chegar ao novo de Arctic Monkeys, mas até lá não será mais novo. É só.

    ResponderExcluir
  4. Pra mim, o disco do ano foi o do Steven Wilson. Uma pena que ele ficou de fora das listas.

    ResponderExcluir
  5. Caio, ele não ficou. Está nas listas do Guilherme Gonçalves e do Rodrigo Simas, dá uma olhada lá.

    ResponderExcluir
  6. Quando começaram as listas, achei que o Buddy Guy apareceria direto.

    ResponderExcluir
  7. Cadê o The Raven That Refused To Sing And Other Stories do Steven Wilson????????????

    ResponderExcluir
  8. Como você viu, não ficou entre os 25 ...

    ResponderExcluir
  9. 2013 foi tão incrível que chega a ser crime fazer listas, mais ninguém resiste! kkkk Senti uma falta do Orphaned Land, mais acho q até eu não conseguiria encaixar ele numa lista!

    ResponderExcluir
  10. A Collectors sempre me ensinando. Obrigado por me fazer companhia por mais um ano, Collector's Room. Parabéns a todos os envolvidos na produção do site!

    ResponderExcluir
  11. Lista bem elaborada como sempre!!!
    Realmente a falta mais sentida fica pro solo do Steve Wilson mesmo. Sei que tem a ver com a pontuação. Mas é uma grande ausência!!!

    ResponderExcluir
  12. Não fiz uma lista de rock. séria muito óbvio e escolheria muitos dos que já foram exaustivamente comentados aqui e em outras listas. ao invés disso, fiz uma lista com os melhores lançamentos de jazz e fusion e adicionei pequenos comentários. Para quem gosta ou quer se aventurar também pelo jazz e fusion, aí vai minha dica:
    1 - Miles Davis Quintet – Live in Europe 67 – 22 anos após sua morte, Miles ainda surpreende os ouvintes com grandes lançamentos. Aqui uma série de piratas oficializados, trazem o trompetista no auge, liderando seu quinteto de maior expressão.
    2 - Gary Burton – Guided Tour – Um dos maiores vibrafonistas da história do jazz. No ano em que se torna um septuagenário, Burton lança um cd irrepreensível, tendo como destaque o baterista Antônio Sanchez.
    3 - Giacomo Gates – Milestones – Falando em Miles (Sempre ele), o cantor italiano Giacomo Gates teve uma grande idéia: gravar um cd só com músicas de Miles Davis, com letras. O resultado surpreendeu, além da banda afiadíssima que acompanha o cantor
    4 - Jeff Golub With Brian Auger – Train Keeps a Rolling – Jazz, soul, pop tudo em um único cd. Jeff ainda se faz acompanhar pelo Hammond de Brian Auger. Uma aula de swing.
    5 - Avishai Cohen – Almah – Baixista israelense que teve sua carreira consolidada ao tocar com Chick Corea, Avishai, é hoje um dos mais importantes jazzistas de sua geração. Seu novo cd no traz um jazz de primeira linha, com pouco convidados e privileginado o formão piano/baixo/bateria. Nota 10 do inicio ao fim.
    6 - Pat Metheny – Tap: Book of Angels vol. 20 – Pat Metheny tem sido referência quando o assunto é guitarra jazz desde os anos 80. Nesse novo trabalho, o músico explora todas as possibilidades de seus inúmeros instrumentos, usando a tecnologia com cuidado, e acompanhado somente de seu fiel escudeiro, o baterista Antonio Sanchez.
    7 - Dr. Lonnie Smith – in The Beginning Vol. 1 e 2 – precursor do orgão no jazz, Dr. Lonnie Smith traz para o estilo uma forte influência da soul music. De visual excêntrico que inclui turbante e uma longa barba branca, o velhinho Smith mostra que ainda aos 71 anos comete discos impecáveis.
    8 - Chick Corea – Vigil – Decano dos teclados, Chick gravou com inúmeros músicos e transitou por todos os estilos do jazz sempre com uma competência admirável. Esse anos de 2013 o pianista lança mais um grande cd com uma banda totalmente nova.
    9 - Christian Mcbride Trio – Out There – Outro baixista da nova geração do jazz, Christian toca na banda pop de Sting ou no trio jazzzístico de Pat Metheny com a mesma desenvoltura. Como se não bastasse tal versatilidade, o músico mantém uma carreira solo regular há alguns anos. Esse lançamento com seu trio mostra o musico abusando das possibilidades de seu baixo acústico em temas geniais.
    10 -Wayne Shorter – Without a Net – Saxofonista que ficou famoso por integrar o quinteto de Miles Davis e por fundar o Weather Report, Shorter estava sem pisar no estúdio por um bom tempo. Redimiu sues fãs ao lançar em 2013 esse excelente petardo. Destaque absoluto para a cozinha formada pelo baixista John Patitucci e pelo baterista Brian blade

    ResponderExcluir
  13. Sabe quem mais devia estar aí dos que não estão (rsrs)? O Trivium!

    ResponderExcluir
  14. É interessante mesmo, Patrick. Gostei bastante do disco do Trivium, mas ele acabou passando batido não só por aqui, mas também nas listas mundo afora.

    ResponderExcluir
  15. Acho que ficou faltando o Steven Wilson, Orphaned Land e o Darkthrone ai na lista

    ResponderExcluir
  16. Sugestão Thyrfing "De ödeslösa" não vi em lista nenhuma, mas achei um dos melhores trabalhos feitos por eles.

    ResponderExcluir
  17. Será que ninguém curtiu o The Quill: Tiger Blood ? Tem tbem uma banda que (acho) não foi citada em nenhuma lista: Hidden Masters: Of This And Other Worlds . Retorno de uma banda que gostou bastante, New Model Army: Between Dog And Wolf, não tão bom quanto os 1ºs discos, mas vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  18. Esse tipo de matéria é muito legal!

    Fora a possibilidade de garimparmos algo muitas vezes "fora do radar".

    Parabéns a todos da CR.

    ResponderExcluir
  19. Lista bastante sensata, e que cumpre a tarefa de servir como referência. Eu apenas remanejaria alguns nomes e incluiria o subestimado 'Pelagial' do The Ocean, o Gov't Mule e o Charles Bradley.

    Em relação às listas eu sinto falta de mais nomes da música brasileira também. Ouvi bastante o novo do Bixiga 70, por exemplo.

    Dos que entraram em várias listas e que eu não conhecia, eu esperava mais do Volbeat e da Tedeschi Band (na verdade, a vocalista me incomoda um pouco).

    ResponderExcluir
  20. Pelagial do The Ocean e Coal do Leprous são álbuns fantásticos. Esse do Volbeat é horrível. Sou fã do Black Sabbath, mas eu não achei esse álbum tão bom quanto estão apontando. Enfim, entendo o objetivo das listas, mas acho que deveriam levar mais em conta a sonoridade do que o "escândalo" que o álbum causou.

    ResponderExcluir
  21. Aqui vai a minha lista definitiva. Todos os discos foram devidamente resenhados no Collector's Room. Foram 133 discos ouvidos, então foi complicado chegar a essa conclusão, vamos lá:

    10º - Steven Wilson - The Raven That Refused to Sing
    9º - The Crystal Caravan - With Them You Walk Alone
    8º - Tedeschi Trucks Band - Made Up Mind
    7º - Paul McCartney - New
    6º - Scorpion Child - Scorpion Child
    5º - Black Sabbath - 13
    4º - Cluth - Earth Rocker
    3º - Leprous - Coal
    2º - Dirty Streets - Blades of Grass
    1º - Anjo Gabriel - Lucifer Rising

    Melhor capa: Black Tusk - Tend No Wounds

    Pior disco: Lady Gaga - Artpop

    Volta do ano: Black Sabbath - 13

    Maior decepção - Soulfly - Savages

    E que venha 2014!

    ResponderExcluir
  22. Vai ter uma lista com a opinião dos leitores?

    ResponderExcluir
  23. Thiago M,

    Você tem razão quanto ao Sahg. Simplesmente precisei refazer minha lista depois que ouvi o último dos caras.

    Abraços,
    Vinícius Gomes - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.