Apanhado death/thrash/black de dezembro

O fim de ano foi movimentado, e dezembro contou com inúmeras novidades nos subterrâneos do heavy metal, principalmente com relação a novos vídeos. Mas tem também notícias e músicas pipocando em vários cantos do planeta, e você pode ver a seguir um resumo sobre o que de melhor rolou nos últimos 30 dias no universo do death, thrash e black metal.

A começar por uma nota lamentável: o fim do do Bywar.

Bywar

No dia 11 de dezembro, Adriano Perfetto, Hélio Patrizzi e Enrico Ozio anunciaram o fim das atividades do Bywar. Formada em 1996, a banda é, ao lado de Blasthrash, Farscape e Violator, um dos quatro pilares do revival thrash metal no Brasil. Como era a mais antiga, talvez tenha sido a primeira a retomar essa estética oitentista no som e na identidade visual.

Ao longo dos 17 anos em que esteve na ativa, o Bywar gravou quatro discos de estúdio: Invincible War (2002), Heretic Signs (2005), Twelve Devil's Graveyards (2007) e, por último, Abduction (2011). Apesar de ser um quarteto, recentemente a banda vinha com a formação de power trio, contando apenas com os três membros fundadores: Adriano, Hélio e Enrico.

De acordo com a nota de encerramento divulgada, a dissolução do Bywar se dá devido à 'divergência de prioridades entre os atuais integrantes'. A partir de agora, os três seguirão tocando, mas com novos projetos. A seguir, a íntegra do texto.


Abaixo, o clipe de "Heretic Signs".


Decibel Magazine Tour 2014

A revista norte-americana Decibel divulgou o line-up da terceira edição de sua turnê itinerante. Em 2014, a Decibel Magazine Tour terá o Carcass como principal headliner, além de outros nomes de peso, como Gorguts, The Black Dahlia Murder e Noisem.

As quatro bandas cruzarão os Estados Unidos entre os dias 18 de março e 13 de abril. Serão 21 shows em 26 dias. No ano passado, a turnê teve o trio Cannibal Corpse, Napalm Death e Immolation, além de convidados como Magrudergrind, Cretin e Beyond Creation.

Nocturnal

Após hiato de cinco anos, o Nocturnal retorna em 2014 com um novo trabalho. Storming Evil será o terceiro álbum de estúdio dos alemães e tem lançamento previsto para o fim de fevereiro. A ótima "Rising Demons" será uma das dez faixas do track list e já ganhou clipe.


Voivod

"Kluskap O'Kom", uma das faixas de Target Earth (2013), último disco dos maníacos do Voivod, ganhou um clipe tão maluco e bom quanto o som da banda. Imperdível!


Deicide

O Deicide lançou o clipe para "End the Wrath of God", faixa que encerra In the Minds of Evil, seu mais novo álbum de estúdio e que saiu já na reta final de 2013, em novembro.

In the Minds of Evil vendeu 2600 cópias nos Estados Unidos em sua primeira semana.


Witchthroat Serpent

Formado em 2011, o Witchthroat Serpent deve estreiar com o primeiro álbum de estúdio agora em 2014 e disponibilizou para streaming a faixa "Serpenta Ritual". Doom francês de primeira feito por quem tem no currículo nomes como Fornication, Davulia e Malhkebre. Confira aqui!

Out of the Black - A Black Metal Documentary

Um novo documentário sobre black metal foi lançado e já está disponível no Youtube: Out of the Black - A Black Metal Documentary. De acordo com o diretor artístico Stefan Rydehed, a ideia foi focar não na cena norueguesa ou no Inner Circle, mas nas ramificações do gênero, principalmente nos Estados Unidos. Além disso, tentar aprofundar nos conceitos estéticos que cercam o estilo ouvindo também pessoas que têm uma visão 'de fora' do movimento.

Tanto que, entre os entrevistados, o filme conta com falas de membros do Cannibal Corpse - George "Corpsegrinder" Fisher, Alex Webster e Paul Mazurkiewicz -, dentre vários outros.


Iron Reagan

O Iron Reagan foi formado em 2012 e é uma espécie de supergrupo dentro da cena crossover dos Estados Unidos, já que tem como integrantes membros do Municipal Waste - Tony Foresta e Landphil Hall - e do Darkest Hour - Ryan Parrish -, dentre outros nomes.

No ano passado, a banda estreiou com Worse Than Dead. Agora, lança já no início de janeiro um split com o Exhumed e disponibilizaram o vídeo de uma das faixas: "Mini Lights". Veja aqui!

Slayer

Uma nova biografia do Slayer já está disponível: Slayer 66 2/3: The Jeff And Dave Years. O livro foi escrito por D.X. Ferris e promete apresentar em seus 59 capítulos um apanhado fiel da trajetória de uma das maiores bandas de thrash metal já surgidas.

À venda na Amazon, a biografia sai por 6.69 dólares.

Acheron

Quem também retorna após cinco temporadas sem registos são os veteranos do Acheron. Os americanos vão lançar Kult des Hasses, oitavo álbum de estúdio da banda. O novo trabalho foi gravado no Bad Back Studios, em Cleveland, Ohio, e sai no fim de fevereiro. Kam Lee, lendário ex-vocalista do Massacre, participa como um dos convidados especiais. Dez músicas compõem o track list, e "Raptured to Divine Perversion" já pode ser conferida por streaming.

1 Daemonum Lux
2 Satan Holds Dominion
3 Raptured to Divine Perversion
4 Jesus Wept (Again and Again)
5 Thy Father Suicide
6 Misanthropic Race
7 Whores And Harlots
8 Asphyxiation (Hands of God) 
9 Concubina Do Diabo
10 Devil's Black Blood


Iskald

Os noruegueses do Iskald lançam no próximo dia 14 Nedom og Nord, quarto e mais novo disco de estúdio da banda. O trabalho será composto por seis músicas:

1 A Fading Horizon
2 Underworldly
3 Iskald
4 The Silence
5 Nidingsdåd
6 Nedom og Nord

Além do teaser do álbum (veja aqui), a faixa "Nidingsdåd" também já foi disponibilizada.


Corpsessed

Após dois bons EP's (The Dagger & the Chalice e Corpsessed), os finlandeses do Corpsessed enfim lançarão o primeiro álbum de estúdio da carreira. O banda anunciou que Abysmal Thresholds sairá no dia 4 de fevereiro, via Dark Descent Records.


Izegrim

Em outubro, o Izegrim lançou Congress of the Insane, seu quarto álbum de estúdio, e agora solta o vídeo para "Relic of the Past", uma das 11 faixas presentes no trabalho. Veja!


Khaoz

Os holandeses chegam a 2014 com a expectativa de lançar I, Creator of Damnation, seu segundo álbum de estúdio. Para ajudar a divulgar o trabalho, a banda disponibilizou para streaming "Sodium Amytal", uma das faixas do track list. Ouça aqui.

Nocturnal Breed

Napalm Nights é o quinto e novo álbum do Nocturnal Breed. O trabalho será lançado em março, via Agonia Records, e inclusive terá participação especial de Nocturnal Culto, conterrâneo do Darkthrone. Das dez músicas, uma já está disponível: "The Devil Swept The Ruins". Ouça aqui!

1 The Devil Swept The Ruins 
2 Speedkrieg 
3 Cursed Beyond Recognition
4 The Bitch Of Buchenwald
5 Napalm Nights
6 Thrashiac
7 Dawn Campaign... Flamethrower Ridge
8 Under The Whip
9 Dragging The Priests
10 Krigshisser


Gama Bomb

Os irlandeses do Gama Bomb lançaram um clipe para "Backwards Bible", faixa presente do último disco da banda, The Terror Tapes (2013). Confira o vídeo abaixo.


Shrapnel

Está definida para 3 de fevereiro a data do lançamento de The Virus Conspires, primeiro disco completo do Shrapnel, banda inglesa de thrash metal. A produção ficou a cargo de Russ Russell (Napalm Death, Evile). A arte da capa foi desenvolvida por Eliran Kantor (Testament, Atheist) e pode ser conferida abaixo. O track list terá 11 faixas.

1 Kingdom Come
2 Titan
3 Braindead
4 22
5 The Virus Conspires
6 The Wake
7 Red Terror
8 The Watchers
9 Pseudocommando
10 Poison the Mind
11 All That We Know


High on Fire

"Slave the Hive" é o novo vídeo do High on Fire e pode ser conferido a seguir.


Por Guilherme Gonçalves

Comentários