Top Collectors Room: os 35 melhores discos de thrash metal de todos os tempos

Entre os inúmeros gêneros do heavy metal, poucos tem os seus principais trabalhos distribuídos entre tão poucas bandas como o thrash. A alcunha Big 4 não existe à toa, já que o quarteto Metallica, Slayer, Anthrax e Megadeth é responsável pelos maiores clássicos do gênero.

Mas o thrash vai muito além destas quatro bandas norte-americanas. O estilo se popularizou rapidamente pelo mundo durante a década de 1980 e viu nascer ótimos representantes em diversos países.

Essa lista, como todas que publicamos aqui na Collectors, não passa nem perto de ter alguma pretensão de ser definitiva. Ela serve, isso sim, para elencar os principais discos lançados em toda a história do thrash metal, como um guia para você que quer saber mais sobre o gênero.

Como ela foi feita? Compilamos 17 listas diferentes com os melhores discos de thrash metal já lançados, publicadas em todo o mundo em revistas como Decibel e Terrorizer e sites como About.com Heavy Metal. Utilizamos também as avaliações dos sites Rate Your Music, All Music e Metal-Archives. Tendo como base todos esses números, chegamos ao resultado final abaixo.

Você pode gostar do que vai ler. Você não precisa concordar com o resultado final. Você deve dividir conosco a sua impressão sobre a lista, e também gostaríamos que compartilhasse o seu top 10 thrash nos comentários. E, é claro, ficaríamos muito felizes se você fosse atrás e ouvisse os álbuns que ainda não conhece e estão presentes em nosso levantamento.

Com vocês, os 35 melhores discos de thrash metal de todos os tempos:

35 Nevermore - Dead Heart in a Dead World (2000)
34 Exodus - Fabulous Disaster (1989)
33 Slayer - South of Heaven (1988)
32 Nevermore - This Godless Endeavor (2005)
31 Exodus - Tempo of the Damned (2004)
30 Flotsam and Jetsam - Doomsday for the Deceiver (1986)
29 Pantera - Cowboys From Hell (1990)
28 Kreator - Coma of Souls (1990)
27 Testament - The Legacy (1987)
26 Overkill - Horrorscope (1991)
25 Testament - The New Order (1988)
24 Annihilator - Never, Neverland (1990)
23 Metallica - ... And Justice for All (1988)
22 Slayer - Show No Mercy (1983)
21 Artillery - By Inheritance (1990)
20 Sodom - Agent Orange (1989)
19 Sepultura - Arise (1991)
18 Destruction - Eternal Devastation (1986)
17 Slayer - Seasons in the Abyss (1990)
16 Kreator - Extreme Agression (1989)
15 S.O.D. - Speak English or Die (1985)
14 Overkill - The Years of Decay (1989)
13 Dark Angel - Darkness Descends (1986)
12 Sepultura - Beneath the Remains (1989)
11 Metal Church - Metal Church (1985)
10 Slayer - Hell Awaits (1985)
9 Anthrax - Among the Living (1987)
8 Megadeth - Peace Sells ... But Who’s Buying? (1986)
7 Kreator - Pleasure to Kill (1986)
6 Exodus - Bonded by Blood (1985)
5 Metallica - Kill ‘Em All (1983)
4 Metallica - Ride the Lightning (1984)
3 Metallica - Master of Puppets (1986)
2 Megadeth - Rust in Peace (1990)
1 Slayer - Reign in Blood (1986)

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Sacrilégio colocar Rust in Peace e atém mesmo Reign in Blood na frente de Master of Puppets.

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista, mas, mudaria algumas coisas nesse Top: inverteria o Peace Sells But Who's Buying?! com o Rust In Peace (só corrigindo uma informação, o disco é de 90 e não 91) e Beneath The Remains no lugar do Pleasure To Kill; colocaria o Act III do Death Angel entre as posições 11~20 (o que sumiria com o álbum do Nevermore em 35º) e Eternal Nightmare do Vio-Lence entre as posições 21~35 (com isso, bye bye, Exodus); substituiria o Never, Neverland pelo Alice In Hell e Vulgar Display Of Power no lugar do Cowboys From Hell.

    Agora, o meu top 10 ficaria assim:
    10º Destruction - Eternal Devastation
    9º Annihilator - Alice In Hell
    8º Vektor - Outer Isolation
    7º Machine Head - The Blackening
    6º Pantera - Vulgar Display Of Power
    5º Sepultura - Beneath The Remains
    4º Exodus - Bonded By Blood
    3º Megadeth - Peace Sells But Who's Buying?!
    2º Metallica - ...And Justice For All
    1º Slayer - Reign In Blood

    Não quis repetir as bandas, já que, na minha opinião, os quatro primeiros do Metallica e Megadeth e, os três primeiros do Slayer, são os melhores álbuns do Thrash Metal de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  3. Reign in Blood, Rust in Peace e Master of Puppets deveriam ocupar juntas o 1º lugar!!

    Lista ótima mas... faltaram esses EXCELENTES álbuns:

    Annihilator - Alice in Hell
    Megadeth - Countdown To Extinction
    Machine Head - Burn My Eyes

    ResponderExcluir
  4. Rust in Peace deveria ser o primeiro.
    Mas concordo com o Reign In Blood listado à frente, algumas vezes.
    Discordo de qualquer vez que o Metallica passar a frente do Rust in Peace ... o que não acontece aqui, mas achei legal 3 do metallica no oligopólio ali, mas não no monopólio. Até pq Slayer e Megadeth foram bem mais ARTE nesses dois discos aí. O resto .. é fan do Metallica lamentando e colocando briguinha com o Mustaine de vilão e dissidente que nunca pode superar Hetfield/Ulrich

    ResponderExcluir
  5. Uma lista dessas sem "South of Heaven"??? Vocês não são sérios...

    ResponderExcluir
  6. Uma lista dessas sem "South Of Heaven"??? Vocês não são sérios...

    ResponderExcluir
  7. Falha nossa! Tá lá o dito cujo. Vocês são realmente sérios.

    ResponderExcluir
  8. "Reign in Blood" pra mim é hors concours em uma lista de Thrash Metal. Igual Paranoid numa lista de Metal de uma maneira geral. Obras primas.

    ResponderExcluir
  9. Faltou muita coisa, muita coisa mesmo. Forbidden (Forbidden Evil e Twist Into Form), Vio-Lence (Eternal Nightmare), Exhorder (Slaughter in the Vatican e The Law), Death Angel (Ultra-Violence e Act III), Tankard (Zombie Attack e Chemical Invasion) só para ficar em alguns. Fora álbuns clássicos de bandas citadas (Practice What You Preach do Testament, Taking Over do Overkill, B.A.C.K. do Artillery). Nossa tem muito álbum ótimo que não é lembrado porque só focam nas bandas mais conhecidas.

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, uma correção Dead Heart In A dead World é de 2000!

    Grande lista!

    ResponderExcluir
  11. Correções efetuadas, Júlio e Wayner. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Os melhores álbuns de Thrash Metal são meio óbvios, a ordem deles é que depende do gosto de cada um. Eis a minha:

    Megadeth - Rust In Peace
    Metallica - Kill 'Em All
    Metallica - Master of Puppets
    Slayer - Reign in Blood
    Anthrax - Among the Living
    Anthrax - Spreading the Disease
    Exodus - Tempo of the Damned
    Sepultura - Chaos A.D.
    S.O.D. - Speak English or Die
    Nevermore - Dead Heart in a Dead World

    Confesso que não conheço muito a escola alemã. Vou corrigir essa falha.

    Abraços,

    Vinícius Gomes - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  13. Sem comentar a lista (extremamente óbvia e devo conhecer 95% dos álbuns citados), mas como o autor da matéria disse, o Thrash sofre do mal de ter pouquíssimas bandas consideradas como "grandes".

    Sabemos que um estilo só cresce se tiver um público consumindo. Se tem gente querendo novas bandas, as chances do segmento crescer aumentam. E o que acontece com o Thrash é justamente aquilo que o site costuma criticar: a falta de vontade de conhecer novas bandas.

    Os argumentos são os batidos de sempre: falta de originalidade, cópia das bandas antigas, não tem a qualidade das mesmas, meu gosto pessoal e blablabla.

    É uma pena, mas o que eu acho é que o site para tentar mudar essa visão, deveria pegar justamente esses estilos mais fechados como o Thrash, o Death, o Rock Progressivo, o Heavy Clássico e fazer listas de bandas novas para tentar mudar um pouco que seja este cenário.

    ResponderExcluir
  14. Fora as bandas mais undergrounds que sempre são esquecidas nessas listas e são ótimas: Sacred Reich, Evildead, Toxik, Rigor Mortis, Morbid Saint, Demolition Hammer, Holy Moses, Whiplash, Coroner, Paradox, Vendetta, Sabbat, Razor, Nuclear Assault, Heathen... Nossa, tem muitas coisa boa no Thrash, muita banda boa com ótimos álbuns. Falta o pessoal deixar a preguiça e ir procurar. Isso sem citar as bandas novas que surgiram nos últimos 20 anos.

    ResponderExcluir
  15. Então, Anônimo, no site, existe uma seção chamada "As novas caras do Heavy Metal" na guia "Especiais", que lista bandas novas (ou relativamente novas) de vários subgêneros do Heavy Metal...
    E se for citar bandas "desconhecidas" (ou que não estão na lista) e que tem qualidade, tem várias e várias, como Nuclear Assault, Coroner, Watchtower, Anacrusis, Forbidden, Sadus, Heathen, Paradox, Mekong Delta, Crisix, Lääz Rockit, Exhorder, Vio-Lence, Death Angel, Whiplash, Razor, Tankard, Onslaught, Possessed, Sacred Reich, além das mais recentes, como Municipal Waste, Vektor, Violator, Warbringer, Havok, Fog Of War, Shrapnel, etc.
    Mas, como está no texto, poucas podemos considerar como grandes, porque você acaba tendo que pesquisar muito para "encontrar" elas, diferente do Big 4, por exemplo...

    ResponderExcluir
  16. Acho que o "Antes do Fim" da Dorsal deveria constar em qualquer lista de melhores do thrash. Também senti falta do Voivod. É aquele lance, as bandas mais conhecidas estão sempre nessas listas. Mas existem álbuns maravilhosos que ficam de fora porque não saíram do underground (por n motivos, claro). Pra mim as 3 melhores cenas do thrash mundial são a americana, a alemã e a brasileira. Pô, o "The Hangman Tree" do The Mist espetacular, tão bom e até melhor que alguns dessa lista.

    ResponderExcluir
  17. Wayner, eu conheço a seção e inclusive conheci muita coisa boa graças as sugestões. Porém a seção é muito variada. Eu acredito que algumas listas poderiam focar apenas em um estilo.

    Uma lista de Thrash, outra de Death, outra de Symphonic metal, outra de Rock progressivo, outra de Blues Rock, outra de Heavy Tradicional e assim vai indo.

    ResponderExcluir
  18. Luis Felipe, pra você ver que gosto é que nem cu. Eu acho que Rust in Peace deveria estar em primeiro, e acho um exagero desnecessário ter três álbuns do Metallica no Top 5.

    ResponderExcluir
  19. Ulisses, você entendeu a metrologia, certo? É um levantamento, não o nosso gosto pessoal.

    ResponderExcluir
  20. Ta ai minha vertente preferida do metal, o thrash metal é sensacional. Tenho 20 dos citados no levantamento, cujo qual teria o Master of Puppets como 1º, se fosse pessoal. No momento ouvindo http://www.youtube.com/watch?v=MaUImLM1Ncg

    Obs. O debut do Metal Church é de 1984. ele foi relançado em 85.

    ResponderExcluir
  21. Só não tenho 6 desses dos discos da lista e cinco deles estão na minha "wish list"...rs
    Desses o único que não curto é o do S.O.D....

    ResponderExcluir
  22. Até que enfim uma lista em que o Metallica não aparece em primeiro!

    ResponderExcluir
  23. Ótima lista. Mas existe sempre aquele dilema do que é ou não thrash.

    Dead heart in a dead world é um dos meus álbuns preferidos, mas não acho que seja thrash. É um metal tradicional que surgiu com uma "leva" junto com o Iced Earth.

    Se Pantera é ou não thrash tb sempre gera dúvidas. Na minha opinião, não é. Os riffs são mais lentos e arrastados do que de costume no thrash, com algumas exceções.

    No mais, acho que o primeiro álbum do The Haunted merecia estar nessa lista. O the blackening ou Burn my eyes do Machine Head tb.

    ResponderExcluir
  24. Tambem tem:
    Violence-Eternal nightmare.
    shah-beware.
    whiplash-tycket mayhem.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de postar mais um comentario sobre o assunto.
    A lista a seguir e de minha opiniao mais a sequencia nao esta na ordem de preferencia.
    Metalica: Master of Puppets
    Metalica: Ride the Lightning
    Overkill: the influence
    Overkill: irombound
    Anthrax: Among The Living
    vio-lence: Eternal Nightmare
    vio-lence: World in a World
    razor: violent restituicion
    demolition hammer: torture existent
    pyracanda: Two Sides of a Coin
    sepultura: Beneath the Remains
    evil death: Annihilation of Civilization: anihilation civilization
    atropy: Socialized Hate
    kreator: Extreme Aggression
    anihilator: alice in hell
    destruction: Release From Agony
    exodus: Shovel Headed Kill Machine
    toxik: think this
    korzus: Discipline of Hate
    violator: chemical assault
    nuclear assault: todos os albuns
    Assassin - The Upcoming Terror
    etc...etc..etc

    ResponderExcluir
  26. 1)O melhor álbum de thrash metal de todos os tempos: Megadeth - Peace Sells ... But Who’s Buying? 2)O álbum Bonded by Blood do Exodus deveria estar no mínimo em terceiro lugar. 3) Por fim o álbum Thrash Zone do D.R.I. deveria constar nesta lista!

    ResponderExcluir
  27. Parabens Ricardo pela lista!! Segue a minha; 1. Slayer - Reing in Blood. 2. Metallica - Master of Puppets. 3. Exodus - Bonded by Blood 4. Dark Angel - Darkness Descends. 5. Testament - New Order 6. Kreator - Pleasure to Kill. 7. Destruction - Infernal Overkill 8. Possessed - Beyond the Gates 9. Overkill - Taking Over 10. Sepultura - Beneath the Remains. Essa lista e um resumo do meu gosto, se fosse os 100 melhores ainda assim alguns faltariam. Abraço a todos. Marcos (Pezao) Bittencourt.

    ResponderExcluir
  28. Anthrax com apenas 1 álbum. Merecida a sua participação no "Big 4", não?

    ResponderExcluir
  29. Deixo aqui uma lista, em condições, dos melhores albuns Thrash Metal, com a sua devida relevância:

    1°) Master of Puppets - Metallica
    2°) Ride the Lightning - Metallica
    3°) So Far, So Good, So What! - Megadeth
    4°) Rust in Peace - Megadeth
    5°) South of Heaven - Slayer
    6°) Reign in Blood - Slayer
    7°) Arise - Sepultura
    8°) Beneath the Remains - Sepultura
    9°) Individual Thought Patterns - Death
    10°) Human - Death

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria apenas de acrescentar que o melhor álbum de música heavy metal, independentemente do género, ou rótulo que se queira dar, nao é nenhum dos anteriores, mas sim The Number of the Beast, dos Iron Maiden.
      Alguns podem alegar que é um estilo musical diferente, mas para mim não há diferença, a unica distinçao encontra-se na qualidade.

      Excluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.