Apanhado sludge/doom/stoner/post-metal de abril



Como sugerido, estamos inaugurando agora um apanhado com as notícias mais interessantes e relevantes sobre o que aconteceu no mês anterior, nos moldes do que o nosso colega Guilherme Gonçalves faz com death, thrash e black metal. Porém, aqui vaguearemos através dos obscuros, soturnos, arrastados, esfumaçados, mórbidos, experimentais e confusos campos do doom, sludge, stoner e post-metal (e eventualmente algo a mais).

De novos discos a novas músicas, de nomes clássicos como o Eyehategod e seu retorno triunfal, ao emergente e impactante The Great Old Ones, confira abaixo o que tivemos de mais assombroso no subterrâneo do metal em abril de 2014:

Eyehategod





Uma das maiores figures (se não a maior) do sludge/hardcore de New Orleans e uma das mais influentes bandas da história do estilo, o Eyehategod lançará o seu primeiro disco em 14 anos no próximo dia 27 de maio (pela Housecore Records).

Produzido aos pedaços por Billy Anderson (o mesmo de Dopesick), Phil Anselmo e Stephen Berrigan, o autointitulado álbum conterá o trabalho final do baterista Joe LaCaze, falecido no ano passado e substituído por Aaron Hill (do Missing Monuments e Mountain of Wizard).
A porradaria de “Robitussin and Rejection” pode ser ouvida logo abaixo:




Bombus





Dando início a sua turnê pelos Estados Unidos, o quarteto sueco Bombus lançou o vídeo para “Let Her Die”, uma das faixas que compõe The Poet and the Parrot, o seu excelente segundo álbum lançado pela Century Media Records no ano passado.

O trabalho mantém a mesma estética pós-apocalíptica que acompanhou o stoner punk de Enter the Night, mas com boas doses psicodélicas. Vejam só:




Corrosion of Conformity



O Corrosion of Conformity confirmou para o dia 24 de junho o lançamento de seu novo trabalho, simplesmente nomeado IX, pela Candlelight Records. O álbum marca o segundo do grupo americano desde o seu retorno em 2010 sem a participação de Pepper Keenan (atualmente concentrado apenas no Down, aparentemente), sucedendo o bom auto-intitulado de 2012.

Conforme Mike Dead, Reed Mullin e Woodroe Weatherman, a ideia é trazer para as gravações em estúdio toda a crueza de suas apresentações ao vivo, devendo manter em suas 11 faixas todos os elementos de doom, punk, stoner e southern já característicos de seu legado.

1. Brand New Sleep
2. Elphyn
3. Denmark Vesey
4. The Nectar
5. Interlude
6. On Your Way
7. Trucker
8. The Hanged Man
9. Tarquinius Superbus
10. Who You Need To Blame
11. The Nectar Revised


Greenleaf



Já tendo contado com membros do Dozer, Demon Cleaner e Truckfighters em seus discos, a realidade é que o Greenleaf se tornou uma instituição colaborativa entre diversos artistas do cenário stoner sueco. Atualmente contando com Tommi Holappa, Arvid Jonsson, Sebastian Olsson e Bengt Backe, o grupo lançará no dia 13 de junho o seu quinto disco, Trails & Passes, pela Small Stone Recordings. A faixa de abertura “Our Mother Ash” pode ser conferida diretamente no bandcamp da banda.

Afinal de contas, stoner sueco esfumaçado com aquele espírito setentista nunca é demais.

Insomnium



A banda Insomnium liberou o vídeo oficial para “While We Sleep”, presente em seu novo álbum Shadows of the Dying Sun, lançado pela Century Media Records nos dias 28 e 29 de abril.

O belo vídeo foi filmado na Polônia em conjunto a Grupa 13 (que já trabalhou com Behemoth e Kreator) e se encaixa perfeitamente com o melodic death de severas tendências doom e atmosféricas que os finlandeses apresentaram em seu mais recente álbum (e um dos melhores de sua discografia). Confira abaixo:




Red Fang




O quarteto alcoolizado de Portland dará início a uma turnê americana ao lado das bandas American Sharks e Big Business neste próximo mês. E não apenas isso, em parceria com a Scion A/V eles distribuirão gratuitamente em seus shows um disco de 7” contendo a faixa inédita “The Meadows”, disponibilizada também para audição e download no player abaixo.

A faixa não foge muito do padrão Red Fang: vozes embriagadas e riffs massacrantes, que têm se tornado ainda mais distorcidos e ruidosos desde o razoável Whales and Leeches, do ano passado.




Serpentine Path



Uma das bandas mais violentas do catálogo da Relapse Records (como vocês devem saber, isso não é pouca coisa), os nova-iorquinos do Serpentine Path apresentaram “Disfigured Colossus”, uma das sete músicas que estarão em seu segundo trabalho. E a julgar por esta faixa, o grupo não perdeu nem um pouco da morbidez brutal já presente em seu disco de estreia.

A ser lançado no dia 27 de maio, Emanations foi produzido pelo próprio baixista Jay Newman e será o primeiro registro a contar com o guitarrista Stephen Flam (do cultuado Winter). A belíssima arte (principalmente a versão em vinil) ficou a cargo de Orion Landau, responsável também por outras diversas capas de música extrema.

1. Essence of Heresy
2. House of Worship
3. Treacherous Waters
4. Claws
5. Disfigured Colossus
6. Systematic Extinction
7. Torment





Septicflesh



Passados três anos desde o belíssimo e perturbador The Great Mass, os gregos do Septicflesh anunciaram o lançamento de Titan, seu nono álbum de estúdio (e o terceiro após o reinício das atividades em 2007) que deve ser lançado pela Season of Mist e Prosthetic Records no próximo dia 20 de junho. 

A nova faixa “Order of Dracul” foi liberada para audição, e mantém o Septicflesh como um dos grupos que melhor consegue montar um mórbido híbrido com elementos de death, black e doom metal costurados pelos onipresentes arranjos orquestrais. E a expectativa por Titan torna-se ainda maior:




The Great Old Ones



Os cultistas lovecraftianos do The Great Old Ones disponibilizaram a audição completa de Tekeli-Li, o seu segundo álbum de estúdio, lançado pela Les Acteurs de l’Ombre Productions no dia 16 de abril. Produzido por Cyril Gachet (do year of No Light) e masterizado por Alan Douches (responsável apenas por algumas obras do Cannibal Corpse e The Dillinger Escape Plan), o novo disco do franceses é completamente baseado em “Nas Montanhas da Loucura”, uma das grandes obras do escritor americano.


E assim como os seus contos, a música apresentada pelo The Great Old Ones alterna entre o absoluto caos gélido e atmosferas assimétricas, assombradas por um mal indescritível e um ritmo arrastadíssimo e perturbador. Definitivamente uma experiência absolutamente bizarra, severamente recomendável:

1. Je ne suis pas fou
2. Antarctica
3. The Elder Things
4. Awakening
5. The Ascend
6. Behind The Mountains




The Great Sabatini



Um dos promotores canadenses da mais pura imundice sludge, o The Great Sabatini não apenas soltou os detalhes de seu próximo disco, como também uma das faixas que estarão no tracklist. Dog Years será o seu terceiro trabalho, produzido por Sean Pearson, e deve sair em junho pela gravadora francesa Solar Flare Records.


Confira o vídeo da ruidosa “Munera”:

1. The Royal We
2. Guest Of Honor
3. Nursing Home
4. Periwinkle War Hammer
5. Reach
6. Akela
7. Munera
8. Pitchfork Pete
9. Ditch Diggers Unlimited
10. Life During Wartime





The Scimitar



Formado pelo vocalista e guitarrista Darryl Shepard e pelo baixista David Gein (acompanhados de Brian Banfield na bateria) enquanto o Black Pyramid está “on hold”, o The Scimitar dá continuidade ao stoner doom carregadíssimo deixado em aberto em Adversarial, de sua banda antiga.


O disco de estreia do novo projeto se chamará Doomsayer, foi produzido por Glenn Smith no Amps VS Ohms Studios e mixado por Benny Grotto, devendo ser lançado nos próximos meses pela Hydro-Phonic Records. A banda, porém, liberou a faixa “World Unreal” para audição: uma mistura de High On Fire com Motörhead de sérias envergaduras sabbathicas, que pode ser ouvida no player abaixo.




Tombs



Responsável por Path of Totality, uma das mais absurdas pedradas de 2011, o quarteto americano Tombs prepara o lançamento de seu terceiro disco, Savage Gold, que sairá em 10 de junho pela sempre atenta Relapse Records.

Elevando ainda mais o dinamismo e brutalidade dos álbuns anteriores, o novo trabalho deve levar o post-metal do grupo a um novo patamar com a inserção ainda mais presente de post-punk e black metal em sua sonoridade. E considerando o que podemos ouvir em “Edge of Darkness”, algo bem interessante (e diferente) vem aí.

1. Thanatos
2. Portraits
3. Seance
4. Echoes
5. Deathtripper
6. Edge of Darkness
7. Ashes
8. Legacy
9. Severed Lives
10. Spiral





Wolvhammer



O grupo formado por membros e ex-membros das bandas Shaidar Logoth, Abigail Williams e Across Tundras anunciou detalhes de seu terceiro álbum, que recebeu o ótimo título de Clawing Into Black Sun. Gravado na Hideaway Studio e produzido por Dan Jensen, o disco marca a continuidade do blackened sludge com tendências hardcore apresentado em Black Marketeers of World War III (de 2010) e no mais do que excelente The Obsidian Plains (de 2011).


Clawing Into Black Sun teve a sua capa desenvolvida por Stavros Giannopoulos (responsável pela arte de bandas como Twilight e The Atlas Moth) e será lançado no dia 08 de julho pela Profound Lore.

1. The Silver Key
2. Clawing Into Black Sun
3. Slaves To The Grime
4. The Desanctification
5. Lethe
6. In Reverence
7. Death Division
8. A Light That Does Not Yield


Por Rodrigo Carvalho

Comentários

  1. Agradecido! Algumas coisas a conhecer. Esse do Greenleaf ainda vai ser lançado!? Já vazou há bastante tempo. Algumas faixas, como essa Our Mother As, são ótimas.

    A banda grega é a que me deixou mais curioso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rodrigo.

    A julgar pela ótima discografia comentada sobre o Opeth não imaginaria outra pessoa a coletar, da melhor forma, esse apanhado senão vc!

    O Sludge é sujo, o Doom é mórbido e o Post, denso... ou seja, tem q gostar mesmo do gênero p conseguir sintetizá-lo nos textos.

    Ótimo saber que bandas como Eyehategode e COC estão na ativa.

    E como de costume, bandas de qualidade das quais nunca ouvi falar, como o Greanleaf, Insomnium The Great Sabatini e, principalmente, as disgraceiras The Great Old Ones e Serpentine Path!!!!

    ps. Olhem a foto do Red Fang e vc irão achar, em suas camisetas, duas excelentes bandas de Sludge: Os estadunidenses do ZOROASTER e os canadenses do BISON .

    ResponderExcluir
  3. @ Patrick

    É verdade! Acho que no geral os álbuns da gravadora deles (a Small Stone) vazam rápido por eles disponibilizarem o formato digital no Bandcamp. Talvez seja isso, hehehe.

    O Septicflesh está no mesmo nível do Rotting Christ, na minha opinião! Os álbuns são um absurdo.

    @ Joao Marcelo

    Muito obrigado, João! Realmente, são vertentes "menos atrativas" em um primeiro instante, no geral. Mas uma vez dentro do esquema, é difícil sair hehehe.

    Legal saber que conseguimos apresentar sons novos!

    Zoroaster é bem legal (o mais recente deles, "Matador" é demais!), vou correr atrás do Bison.

    ResponderExcluir
  4. Excelente apanhado. Viciei no peso do Serpentine Path e The Great Old Ones. Há algum tempo, procurando um som semelhante da finada ISIS, encontrei essa banda Alaskan. Absurdo.
    http://alaskan.bandcamp.com/track/congonhas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.