O Metallica não precisa gravar um novo disco


Há sete anos, os fãs do Metallica esperam por um novo álbum da banda. Novas canções, novas ideias, pra dar uma refrescada no catálogo da banda. E para saciar a curiosidade dos milhões de adeptos daquela que é, em termos de vendas, a maior e mais popular banda da história do heavy metal (só o Black Album sozinho vendeu mais do que 80% de todo o catálogo da maioria dos nomes do gênero).

A justificativa para tanta expectativa é a eterna esperança de que a banda retomará a sua sonoridade clássica, ou um meio termo entre o thrash dos quatro primeiro discos e o estouro do álbum preto. Um retorno ao peso, à agressividade, à atitude de três décadas atrás. Uma utopia que muito provavelmente jamais será alcançada, já que os milhões na conta substituíram as milhares de espinhas na cara, e o conforto acomodou a sede de provar qualquer coisa.

Então, surge a pergunta: o Metallica precisa mesmo gravar um novo disco? Não responda de imediato, pense um pouco antes. Precisamos mesmo de um novo álbum do Metallica? Muito provavelmente, não. Com shows baseados em um setlist forrado de clássicos, e que apresenta poucas variações durante as turnês, o quarteto norte-americano segue lotando estádios e arenas em todos os cantos do mundo. Tá, vá lá que eles gravem um novo álbum. Alguém em sã consciência acredita que algum fã irá ao show esperando assistir ao vivo algumas destas novas canções ao invés dos clássicos de sempre? Não, não irá. O próprio Metallica deu a oportunidade aos fãs de escolherem o setlist de suas apresentações na tour Metallica by Request, e o resultado foi decepcionante: as mesmas de sempre. O fato é que ninguém vai a um show do Metallica para ouvir algo novo, e os concertos do grupo não tem o objetivo de divulgar material fresco. Eles são celebrações entre os fãs e os músicos, e isso basta.

Pra que gravar um novo álbum nos dias de hoje? A venda da música no formato físico está em queda há anos. Alguém ainda compra CDs? Poucos. Vinis? Ok, a venda de LPs cresceu, mas me parece ainda presa a um nicho de consumidores e a uma moda um tanto passageira. O vinil não irá retornar aos números assombrosos do passado, a realidade do mercado hoje é outra. O Metallica gravará um álbum que será escutado nos Spotifys da vida, gerando um retorno financeiro (sim, porque é preciso retorno financeiro, ainda que alguns românticos inveterados não enxerguem isso) insuficiente para pagar os custos de produção, muito provavelmente.

Se o quarteto resolver lançar algo novo, será uma forma de colocar pra fora ideias que estão paradas há anos, muito mais uma afirmação de que a banda ainda tem algo a dizer e é relevante no cenário. O que, convenhamos, não é uma razão assim tão atraente para uma banda que segue tendo seus shows lotados em todo o planeta.

Analisando a carreira do Metallica, é fácil perceber que o catálogo do grupo é limitado. São apenas dez discos em 32 anos de carreira - contando a partir da data de lançamento do debut Kill ‘Em All, o que dá um álbum inédito a cada três anos e pouco. Sendo que, desta dezena de registros, 90% do material tocado nos shows vem de quatro álbuns: Kill ‘Em All, Ride the Lightning, Master of Puppets e Black Album. Clássicos da banda, mas canções que a gente meio que não aguenta mais ouvir, certo?

Sou fã do Metallica desde que comecei a ouvir música a sério, lá nos anos 1980. Adoro a banda. Mas não sei se tenho curiosidade pra ouvir um novo disco do quarteto. Ao contrário do Black Sabbath e do Iron Maiden, por exemplo, não acredito que o Metallica ainda tenha algo de interessante a dizer. O gênero que a banda ajudou a criar, o thrash metal, vive uma estagnação criativa há anos. O que o meu desejo de fã projetava no futuro do Metallica, o Machine Head me entrega com perfeição atualmente. 

Death Magnetic foi legal, coisa e tal e essas coisas, mas o que realmente marcou do último disco de inéditas da banda, lançado no já distante 2008? A resposta é simples: praticamente nada. Tudo bem feito, bem tocado, mas nada que tenha ficado marcado na história da banda e na mente dos fãs.

A conclusão é simples: a não ser que apresente um disco realmente criativo e surpreendente, não há nada que justifique um retorno do Metallica aos estúdios. A própria banda sabe disso, e empurra com a barriga este hipotético novo registro. 

E você, quer ouvir um novo álbum do Metallica? Por qual razão? O que você espera de um novo disco da banda? Você espera um novo disco da banda? Use os comentários e dê a sua opinião sobre tudo isso.

Comentários

  1. Pois é... Já lançou e já está pra lançar mais um outro ainda. Pra infelicidade de autores de texto como o seu! Hahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.